Em Gênesis 49, encontramos Jacó em seu leito de morte e seus filhos ao seu redor: "Reúnam-se e ouçam, ó filhos de Jacó, e ouçam seu pai Israel". Um após o outro, ele os chama pelo nome e lhes dá uma bênção apropriada. As doze tribos de Israel aparecem pela primeira vez no livro de Gênesis, mas eles continuarão a aparecer em toda a Bíblia — em Êxodo, Josué, Juízes, Ezequiel,
Mateus, Lucas, Atos, Tiago e, finalmente, no livro do Apocalipse. Com todos os seus defeitos e falhas, o povo de Israel nunca deixou de ser o povo escolhido de Deus. Desde o primeiro livro das Escrituras até o último, Ele nunca os perdeu de vista.
Em Apocalipse 7 um Anjo Poderoso Ordena aos 4 outros anjos para parar os ventos até que 144,000 servos de Deus de todas as tribos de Israel fossem selados com um selo especial em suas testas. Como veremos mais adiante, ao lermos os capítulos 8 e 9 do livro do Apocalipse, este selo os protegeria da ira de Deus que cairá sobre os habitantes da terra. Vamos seguir os passos desses servos no Apocalipse; eles serão encarregados de uma missão especial no fim dos tempos. Eles também serão aqueles que passarão por tribulações, juntamente com uma grande multidão de todas as nações, parentes, povos e línguas.
No capítulo de hoje, essa multidão está diante do trono e diante do Cordeiro proclamando sua salvação. Eles estavam vestidos com vestes brancas, mas o preço que pagaram foi muito alto – esses são os que estão saindo da grande tribulação; eles lavaram e branquearam suas vestes no sangue do Cordeiro (Apocalipse 7:14). Pois "o Cordeiro que está no centro do trono será o seu pastor, ele os guiará às fontes de água viva, e Deus enxugará de seus olhos toda lágrima”. (Apocalipse 7:17).
Pai, hoje estou diante de ti. Espírito Santo, purifica-me e enche-me. Guia-me enquanto leio a Palavra. Jesus, fale comigo, toque meu coração, abra meus olhos, revele-se à minha vida, renove minha mente e fortaleça minha fé. Amém.
Cento e Quarenta e Quatro Mil Selados
1 Depois disso vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos, para impedir que qualquer vento soprasse na terra, no mar ou em qualquer árvore.
2 Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a terra e o mar:
3 “Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores até que selemos as testas dos servos do nosso Deus”.
4 Então ouvi o número dos que foram selados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos de Israel.
5 Da tribo de Judá foram selados doze mil; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;
6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;
7 da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;
8 da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil.
A Grande Multidão com Vestes Brancas
9 Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.
10 E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”.
11 Todos os anjos estavam em pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus,
12 dizendo: “Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém!”
13 Então um dos anciãos me perguntou: “Quem são estes que estão vestidos de branco e de onde vieram?”
14 Respondi: Senhor, tu o sabes. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação, que lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.
15 Por isso, “eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.
16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não os afligirá o sol nem qualquer calor abrasador,
17 pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima”.
Reserve um momento para refletir sobre o que você leu e responda a Deus em oração.
INTERCESSÃO
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. "Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês". (Mateus 5:10-12)
ORAÇÃO
Ore pela Igreja que é perseguida. Cerca de 365 milhões de cristãos estão sujeitos a altos níveis de perseguição e discriminação. 1 em cada 7 cristãos são perseguidos em todo o mundo.
Ore pelos dez países mais perseguidos em todo o mundo (de acordo com a lista da World Watch): Coreia do Norte, Somália, Líbia, Eritreia, Iêmen, Nigéria, Paquistão, Sudão, Irã e Afeganistão.
"Se ficássemos em casa sem fazer nada, estaríamos seguros. Mas que tipo de cristãos seríamos se não arriscássemos nossas vidas para que outros conhecessem a Vida?" (Saleh (nome fictício), um cristão iemenita que montou uma rede de igrejas domésticas no país.