Há muitos anos, as pessoas diziam para si mesmas:
"Venham, construamos uma cidade, com uma torre chegando ao céu, para fazer um nome para nós..." (Gênesis 11:4).
Era a Babel. O povo se recusou a ter Deus como Rei e começou a construir seu próprio reino. Destronaram Deus.
Alguns séculos depois, encontramos a cidade de Babel novamente. Nabucodonosor, seu rei, olha para sua cidade e se maravilha com orgulho: "Não é esta a grande Babilônia que construí como capital do reino, com meu grande poder e para a glória de minha majestade?" (Daniel 4:30)
Quando chegamos no último livro da Bíblia, podemos entender por que João vê a Babilônia novamente. Esta cidade encarna o reino da terra, o orgulho arrogante do mundo: "A mulher estava vestida de púrpura e escarlate, adornada com ouro, pedras preciosas e pérolas. Tinha na mão um cálice dourado cheio de abominações e a sujeira de seus adultérios. (Apocalipse 17:4) Babilônia está "embriagada com o sangue dos crentes". Ele tem o apoio dos reis, que unirão forças para travar uma guerra contra o Cordeiro.
Mas, apesar de seu poder e majestade, Babilônia cairá: "O Cordeiro os vencerá, pois é Senhor dos senhores e Rei dos reis. Os que estão com ele são os seus chamados, os seus eleitos e os seus fiéis". (Apocalipse 17:14)
Pai, hoje estou diante de ti. Espírito Santo, purifica-me e enche-me. Guia-me enquanto leio a Palavra. Jesus, fale comigo, toque meu coração, abra meus olhos, revele-se à minha vida, renove minha mente e fortaleça minha fé. Amém.
A Mulher Montada na Besta
1 Um dos sete anjos que tinham as sete taças aproximou-se e me disse: “Venha, eu mostrarei a você o julgamento da grande prostituta que está sentada sobre muitas águas,
2 com quem os reis da terra se prostituíram; os habitantes da terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição”.
3 Então o anjo me levou no Espírito para um deserto. Ali vi uma mulher montada numa besta vermelha, que estava coberta de nomes blasfemos e que tinha sete cabeças e dez chifres.
4 A mulher estava vestida de púrpura e vermelho e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas. Segurava um cálice de ouro, cheio de coisas repugnantes e da impureza da sua prostituição.
5 Em sua testa havia esta inscrição: MISTÉRIO: BABILÔNIA, A GRANDE; A MÃE DAS PROSTITUTAS E DAS PRÁTICAS REPUGNANTES DA TERRA.
6 Vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos, o sangue das testemunhas de Jesus. Quando a vi, fiquei muito admirado.
7 Então o anjo me disse: “Por que você está admirado? Eu explicarei o mistério dessa mulher e da besta sobre a qual ela está montada, que tem sete cabeças e dez chifres.
8 A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do Abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá.
9 “Aqui se requer mente sábia. As sete cabeças são sete colinas sobre as quais está sentada a mulher.
10 São também sete reis. Cinco já caíram, um ainda existe, e o outro ainda não surgiu; mas, quando surgir, deverá permanecer durante pouco tempo.
11 A besta que era, e agora não é, é o oitavo rei. É um dos sete, e caminha para a perdição.
12 “Os dez chifres que você viu são dez reis que ainda não receberam reino, mas que por uma hora receberão, com a besta, autoridade como reis.
13 Eles têm um único propósito e darão seu poder e sua autoridade à besta.
14 Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis”.
15 Então o anjo me disse: “As águas que você viu, onde está sentada a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas.
16 A besta e os dez chifres que você viu odiarão a prostituta. Eles a levarão à ruína e a deixarão nua, comerão a sua carne e a destruirão com fogo,
17 pois Deus pôs no coração deles o desejo de realizar o propósito que ele tem, levando-os a concordar em dar à besta o poder que eles têm para reinar até que se cumpram as palavras de Deus.
18 A mulher que você viu é a grande cidade que reina sobre os reis da terra”.
Reserve um momento para refletir sobre o que você leu e responda a Deus em oração.
INTERCESSÃO
“Os olhos de todos estão voltados para ti, e tu lhes dás o alimento no devido tempo. Abres a tua mão e satisfazes os desejos de todos os seres vivos. O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que faz. O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.” (Salmos 145:15-19)
“O Senhor faz justiça e defende a causa dos oprimidos”. (Salmos 103:6)
ORAÇÃO
Ore pela Igreja sofredora.
Ore pelos países em guerra, pelos que sofrem com a fome, que sofrem opressão política e economicamente, por aquele que sofrem catástrofes ecológicas.
Ore pelos refugiados, órfãos e viúvas.
Ore para que os governantes e funcionários desses países se voltem para Deus e governem com justiça.
Ore para que os crentes não percam a esperança e coloquem sua confiança em Deus.
Ore por proteção e provisão sobrenaturais. Ore a fim de que aqueles que não conhecem a Deus clamem a Ele em seu desespero e recebam a salvação.