Aqui temos João, o discípulo amado de Jesus. Ele não é mais um jovem, seu cabelo é grisalho. Muitos anos se passaram desde que ele viu Jesus pela última vez. E não é que ele tenha esquecido quem era, apenas que muito tempo se passou. Ele ainda se lembra daquele dia em que Jesus subiu ao céu e uma nuvem o escondeu de seus olhos. Como é o céu? O que Jesus está fazendo lá no céu?
Ele anunciou que iria preparar um lugar e depois voltar. Como é esse lugar? E quando ele voltará? João é paciente e gentil. Durante décadas, ele testificou fielmente sobre Seu Senhor. Ele é um irmão e um companheiro fiel no sofrimento, mas também no Reino. A vida isolada em Patmos, longe de amigos e familiares, faz com que ele se sinta um pouco solitário. Mas agora ele tinha mais tempo para escrever, meditar no Senhor e orar.
“Naquele dia ele veio sobre João, o Espírito e ouviu uma voz alto, como uma trombeta." Quando ele se vira para ver quem estava falando com ele, era Aquele que Vive, Aquele que estava morto, mas está vivo - seu Senhor Jesus. Aquele que é, que foi e há de vir, a Testemunha Fiel, o Primogênito dentre os mortos, o Soberano dos reis da terra, aquele que nos ama e nos libertou de nossos pecados com seu sangue, o Alfa e o Ômega, o Todo-Poderoso, o Princípio e o Fim.
Pai, hoje estou diante de ti. Espírito Santo, purifica-me e enche-me. Guia-me enquanto leio a Palavra. Jesus, fale comigo, toque meu coração, abra meus olhos, revele-se à minha vida, renove minha mente e fortaleça minha fé. Amém.
Introdução
1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João, 2 que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.
3 Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.
Saudação e Doxologia
4 João, às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono
5 e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,
6 e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.
7 Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.
8 “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso.”
Alguém Semelhante a um Filho de Homem
9 Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
10 No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta,
11 que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia”.
12 Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro
13 e entre os candelabros alguém “semelhante a um filho de homem”, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito.
14 Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo.
15 Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas.
16 Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.
17 Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último.
18 Sou Aquele que Vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.
19 “Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que acontecerão.
20 Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.
Reserve um momento para refletir sobre o que você leu e responda a Deus em oração.
INTERCESSÃO
Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28:18-20)
ORAÇÃO
Ore por todos os cristãos do mundo para que a verdade da autoridade de Jesus no céu e na terra seja tangível em suas vidas.
Ore a fim de que tenhamos coragem e força para fazer discípulos de todas as nações.
Ore pelo senso de urgência que deve estar em nossas jornadas à medida que nos aproximamos do fim dos tempos.