Começando no capítulo 12 e nos capítulos 12, 13 e 14, a história parece se desviar da narração passo a passo do fim dos tempos. É como uma dança de épocas com acontecimentos do passado, presente e futuro. Sete figuras principais da Grande Tribulação aparecem em cena:
a mulher, que representa Israel
o dragão, que representa Satanás,
o homem-menino, referindo-se a Jesus,
o anjo Miguel, líder das hostes angelicais,
a semente da mulher, referindo-se ao povo de Israel (alguns estudiosos afirmam que isso também inclui os gentios que chegarão à fé durante a Tribulação),
a besta que saiu do mar, representando o anticristo,
A besta da terra, que representa o falso profeta que promove o Anticristo.
Embora altamente simbólicos, esses capítulos descrevem eventos reais no final dos tempos e, mais especificamente, o período da Tribulação.
A guerra espiritual se intensifica. O Arcanjo Miguel lança Satanás do céu para a terra. Agora lhe resta muito pouco tempo, ele está furioso, e toda a sua fúria será dirigida contra a humanidade, especialmente contra Israel. Uma besta sai do mar e é dotada por Satanás de poder quase ilimitado sobre cada tribo, povo, língua e nação. Ele perseguirá e matará os crentes, blasfemará contra Deus e levará as pessoas à adoração idólatra. Uma segunda besta sai da terra - o Falso Profeta - que enganará as pessoas realizando falsos milagres. A segunda besta trará uma marca - o nome da besta e o número de seu nome. 666.
Pai, hoje estou diante de ti. Espírito Santo, purifica-me e enche-me. Guia-me enquanto leio a Palavra. Jesus, fale comigo, toque meu coração, abra meus olhos, revele-se à minha vida, renove minha mente e fortaleça minha fé. Amém.
A Besta que Saiu do Mar
1 Vi uma besta que saía do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas, uma sobre cada chifre, e em cada cabeça um nome de blasfêmia.
2 A besta que vi era semelhante a um leopardo, mas tinha pés como os de urso e boca como a de leão. O dragão deu à besta o seu poder, o seu trono e grande autoridade.
3 Uma das cabeças da besta parecia ter sofrido um ferimento mortal, mas o ferimento mortal foi curado. O mundo todo ficou maravilhado e seguiu a besta.
4 Adoraram o dragão, que tinha dado autoridade à besta, e também adoraram a besta, dizendo: “Quem é como a besta? Quem pode guerrear contra ela?”
5 À besta foi dada uma boca para falar palavras arrogantes e blasfemas e lhe foi dada autoridade para agir durante quarenta e dois meses.
6 Ela abriu a boca para blasfemar contra Deus e amaldiçoar o seu nome e o seu tabernáculo, os que habitam nos céus.
7 Foi-lhe dado poder para guerrear contra os santos e vencê-los. Foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação.
8 Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.
9 Aquele que tem ouvidos ouça:
10 Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto à espada, morto à espada haverá de ser. Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos.
A Besta que Saiu da Terra
11 Então vi outra besta que saía da terra, com dois chifres como cordeiro, mas que falava como dragão.
12 Exercia toda a autoridade da primeira besta, em nome dela, e fazia a terra e seus habitantes adorarem a primeira besta, cujo ferimento mortal havia sido curado.
13 E realizava grandes sinais, chegando a fazer descer fogo do céu à terra, à vista dos homens.
14 Por causa dos sinais que lhe foi permitido realizar em nome da primeira besta, ela enganou os habitantes da terra. Ordenou-lhes que fizessem uma imagem em honra à besta que fora ferida pela espada e contudo revivera.
15 Foi-lhe dado poder para dar fôlego à imagem da primeira besta, de modo que ela podia falar e fazer que fossem mortos todos os que se recusassem a adorar a imagem.
16 Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa,
17 para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.
18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.
Reserve um momento para refletir sobre o que você leu e responda a Deus em oração.
INTERCESSÃO
“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Efésios 6:10-12)
ORAÇÃO
Ore pelos crentes, para que eles se lembrem de vestir sua armadura espiritual.
Ore para que Seus discípulos permaneçam fortes na oração, na fé, revestidos de toda a verdade e justiça, confiantes em sua salvação, armados com a espada do Espírito e prontos para levar a Boa Nova ao povo.
Ore ao Senhor para remover todas as barreiras espirituais e obstáculos que impedem as pessoas de crer em Jesus Cristo.
Ore por uma obra poderosa do Espírito Santo para trazer avivamento no país onde você vive e ao redor do mundo.