Técnica de Amamentação

Os primeiros dias após o parto são cruciais para o sucesso da amamentação. É neste período que mais ocorrem as intercorrências relacionadas ao processo de amamentação, que se não forem detectadas e tratadas podem interromper precocemente o processo da amamentação.

POSICIONAMENTO PARA AMAMENTAR

1. Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo;

2. Corpo do bebê próximo ao da mãe;

3. Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido);

4. Bebê bem apoiado.

PONTOS CHAVE DA PEGA ADEQUADA

1.Mais aréola visível acima da boca do bebê;

2. Boca bem aberta;

3. Lábio inferior virado para fora;

4. Queixo tocando a mama;

5. Narinas livres;

6.O bebê deve ser levado ao seio, não o contrário;

7.A mãe não deve sentir dor nos mamilos durante as mamadas (o desconforto inicial, principalmente nos primeiros 15 dias, é esperado por conta da sensibilidade do complexo aréolo-mamilar).

8.A boca do bebê deve ficar bem aberta (se necessário, puxar o queixo do bebê para baixo, com o dedo indicador, fazendo com que a boca abra mais e o lábio inferior esteja virado para fora);

9. O bebê suga, faz uma pausa e suga novamente (ritmo sucção-deglutição-respiração);

10. A mãe pode ouvir o bebê deglutir, mas não deve ouvir estalidos;

11. Para retirar o bebê do seio, a mãe deve colocar de forma gentil o dedo mínimo na comissura labial do bebê para retirar o vácuo, então retirar o bebê, evitando assim fissuras.

ORDENHA MANUAL

É no pré-natal que o aprendizado da ordenha manual deve ser iniciado e reforçado na maternidade e consultas puerperais. Para que haja retirada satisfatória de leite do peito, é preciso começar com massagens circulares com as polpas dos dedos, indicador e médio, na região mamilo-areolar, progredindo até as áreas mais afastadas. Para a retirada do leite, é importante garantir o posicionamento dos dedos, indicador e polegar em forma de C, no limite da região areolar, seguido por leve compressão do peito em direção ao tórax ao mesmo tempo em que a compressão e descompressão da região areolar devem ser feitas com a polpa dos dedos.