Atividade física na gestação

ATIVIDADE FÍSICA E GESTAÇÃO

No âmbito da assistência ao pré-natal, é imprescindível que a Rede de Atenção à Saúde, em especial as equipes de Atenção Básica, estimulem a adoção de hábitos saudáveis, bem como o empoderamento dos indivíduos sobre suas condições de saúde, de forma a auxiliá-los no processo de autocuidado, de maneira responsável, autônoma e livre nas escolhas das ferramentas para a sua realização.

As práticas corporais e atividades físicas expressam diversos sentidos e significados ao serem vivenciadas e implicam numa relação emocional do sujeito com a prática escolhida. Devem ser entendidas como componentes do cuidado, sobretudo durante a gestação. Para tanto, qualquer recomendação de atividade física durante este período deve estar contextualizada na realidade e condições biopsicossociais da gestante para que assim ocasione adesão e efeito positivo na sua condição física.

Durante a gestação de risco habitual, a mulher que já praticava exercícios físicos pode continuar a fazê-los, adequando o treino à gestação. Mulheres que não praticavam atividades físicas anteriormente podem iniciá-las, mediante orientação e supervisão adequada. É importante atentar para questões relacionadas à hidratação, ao repouso após a atividade física e a algum eventual sinal de risco.

Para as gestantes que não têm histórico de prática regular de atividade física, é recomendado atividades de baixo impacto e que podem melhorar a condição cardiorrespiratória, como a hidroginástica e a yoga. Também é recomendada diariamente ou sempre que possível, a realização de atividades que promovam o fortalecimento muscular, principalmente da região pélvica, bem como práticas que proporcionem o lazer, relaxamento, coordenação motora, manutenção do equilíbrio e socialização.

Além disso, a realização de atividade física durante a gestação favorece a melhora da circulação sanguínea, auxilia no alívio de dores e edemas. No entanto, é necessário orientar que são contra indicados esportes que podem levar ao trauma abdominal, quedas ou estresse articular excessivo.