Abordagem nutricional da gestante no Pré-Natal na Atenção Básica
Abordagem nutricional da gestante no Pré-Natal na Atenção Básica
ABORDAGEM NUTRICIONAL DA GESTANTE NO PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Um dos componentes essenciais para a integralidade da atenção ao pré-natal é a atenção nutricional. Desvios no estado nutricional antes da gestação e no ganho ponderal durante a gestação associam-se ao aumento de risco para o desenvolvimento de síndromes hipertensivas, diabetes gestacional, baixo peso ao nascer e prematuridade. É de extrema importância o registro do estado nutricional tanto no prontuário quanto no Cartão/Caderneta da Gestante.
A Vigilância Alimentar e Nutricional é uma atribuição das equipes de atenção primária. Nesse ponto de atenção, o acompanhamento dos dados antropométricos, assim como dos marcadores do consumo alimentar através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), se fazem necessários, inclusive para compreender as condições de saúde das gestantes considerando o contexto do território em que está inserida. O SISVAN é alimentado através do e-SUS e do próprio sistema inserido no eGestor-AB. Lá é possível consultar informações individualizadas, assim como unidades de saúde e do próprio município.
O ganho de peso ideal na gestação é baseado nas recomendações do Institute of Medicine (IOM-2009) e leva em consideração o IMC pré-concepcional da paciente. De acordo com a situação nutricional inicial da gestante (baixo peso, adequado, sobrepeso ou obesidade) há uma faixa de ganho de peso recomendada por trimestre. É importante que na primeira consulta a gestante seja informada sobre o peso total que deve e pode ganhar na gestação.
Assim, o estado nutricional é importante para o prognóstico da gestação. É necessário que a gestante esteja consciente disto e que o profissional da saúde saiba orientá-la e motivá-la a ter hábitos alimentares saudáveis nesse período.