Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS

PICS - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS foi instituída em 2006 e define diretrizes para a oferta de ações e serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs).

As práticas integrativas e complementares são sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos que envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. O objetivo dessas práticas é garantir o autocuidado, o bem-estar e a longevidade das usuárias através da medicina complementar - acupuntura, reiki, biodança, arteterapia, Tai Chi Chuan, massagem, meditação, pilates e yoga .

No caso das gestantes e puérperas essas podem se beneficiar de diversas práticas, podendo ser encaminhadas para uma das duas unidades de cuidados integrais em saúde: Professor Guilherme Abath, DS no Hipódromo; e o Serviço Integrado de Saúde (SIS), Engenho do Meio.

O acesso aos serviços ocorre por demanda espontânea, procura direta dos usuários pelo serviço, ou encaminhamento de profissionais de saúde. Nessas unidades, atuam fisioterapeutas, médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, ed. físicos, biomédicos, terapeutas ocupacionais.