QUARTA-FEIRA 3ADV

QUARTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DO ADVENTO

14/12/2022

São João da Cruz 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Isaías 45,6b-8.18.21b-25

Salmo Responsorial: 84(85)R- Que os céus lá do alto derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado!

Evangelho: Lucas 7,19-23

Naquele tempo, João chamou dois de seus discípulos   19 e os enviou ao Senhor, para perguntar: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” 20 Eles foram ter com Jesus e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar se tu és aquele que há de vir ou se devemos esperar outro”. 21 Naquela ocasião, Jesus havia curado a muitos de suas doenças, moléstias e espíritos malignos, e proporcionado a vista a muitos cegos. 22 Respondeu, pois: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres se anuncia a Boa- Nova. 23 E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito”.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura Isaías diz que Deus quer que o céu se abra e faça cair orvalho das alturas, que as nuvens façam chover justiça. De sua parte, que a terra se abra também e permita que germine a salvação e igualmente brote a justiça. 

É uma comparação muito bonita que lembra Deus como criador de tudo, doador de todos os dons, mas necessita de nossa colaboração para que seu plano funcione. Sem a nossa adesão, sem a nossa conversão e confiança plenamente em Deus, seu plano até irá se realizar, mas sem nós. Ficaremos fora da eternidade feliz. O trecho termina com Deus desejando que todos digam; “Somente no Senhor residem justiça e força”. 

No Evangelho, mais do que o encontro dos discípulos de João com Jesus, está o encontro decisivo do Antigo com o Novo Testamento. Em Jesus se cumpriu o eu Isaías 35, 5, profetizou: “Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos”. Lucas põe, aqui, mais do que os outros relatos semelhantes, o poder de Jesus contra os males. 

Deus quer nos salvar. Isso é uma verdade inequívoca. Entretanto, muitas vezes não percebemos quão necessária é a nossa adesão ao seu plano. Já os nossos primeiros pais (Adão e Eva) nos perderam porque quiseram agir por conta própria, sem a dependência de Deus. Lúcifer e os seus sequazes caíram do céu porque não queriam adorar Jesus quando ele fosse adquirir um corpo humano, na encarnação. Achavam humilhante demais adorar um homem na pessoa de Jesus. E cada um de nós, o que vai escolher? Caminhar sozinho, feito bobo, neste deserto da vida, ou aderir plenamente a Jesus, que pode nos salvar e nos levar à vida eterna? 


(Há 3 novenas prontas de Natal EM NOSSO site:

NOVENA DE NATAL Nº 01

NOVENA DE NATAL Nº 02

NOVENA DE NATAL Nº 03