Capitulum nonum

Declinatio tertia:

Comparar: herba, umbra, silua; campus, riuus, campus, caelum como palavras de 1ª (tema em -a) e 2ª declinações (tema em -o) com as novas palavras de 3ª collis, pastor, canis, mons, sol etc...

Obs.¹: o nominativo da 3ª tem terminações variáveis: pastor, sol, arbor, por exemplo, parecem não apresentar terminação; ouis, canis parecem ter a terminação de nom. em –is; nubes em –es; e mons, dens em –s.

Obs.²: os demais casos, apesar de parecer variáveis, têm certa regularidade.

Obs.³: há duas formas para o gen. pl. ­–um ou –ium; essa é uma distinção que divide a 3ª declinação como de tem em –cons. ou em –i. Palavras como pastor, sol, arbor são de tema em –cons; palavras como ouis, nubes, canis, mons, dens são de tema em –i.



Tabela 1:

sing. pl.

nom. ?/(e/i)s ‑ēs

acc. ‑em ēs

gen. ‑is ‑(i)um

dat. ‑ī ibus

abl. ‑e ibus

Duc/ducite:

Forma abreviada do imperativo: duce > duc! (verbo de 3ª conj. em consoante); a forma de 2ª pessoa do plural segue a regra, ducite.

Supra/sub:

Supra + acus.: Sōl in caelō est suprā campum. (l.25); Caelum est suprā terram. (l.26)

Sub + abl.: Sub arbore autem umbra est. (l.30); Sub arboribus sōl nōn lūcet. (l.52); obs.: quando sugere a ideia de movimento, sub constrói-se com acus.

Dum:

Conjunção temporal; até aqui vimos que conjunções unem coisas (palavra, frases, orações independentes etc... et; et... et; -que; neque... neque; sed, aut, quod, quia); um tipo diferente de conjunção, a temporal une duas orações, uma principal e outra subordinada que explica a relação de tempo entre a ideias das duas orações; dum expressa simultaneidade:

Dum pāstor in herbā dormit, ouis nigra abit. (l.39)

Vt:

É um advérbio e também conjunção, como aprenderemos depois; na condição de advérbio traduz-se pelo nosso “como”:

Oculī lupī in umbrā lūcent ut gemmae et dentēs ut margarītae (l.72–73)

ipse, ipsa, ipsum:

Pronome demonstrativo enfático, de reforço (declina-se como ille, illa, illum), “o mesmo, o próprio”

Vbi est lupus ipse? (l. 54-5)

Ouis uestigia lupi in terrā uidet, neque lupum ipsum uidet.

Vbi est ouis ipsa?