Suzuki Escudo Dirt Trial Car

<Este artigo foi movido para meu novo site, lá você poderá ler uma versão mais completa, atualizada com novas informações e análise técnica, além de outros artigos sobre os mais variados temas.

Link para a postagem:

<https://nivelandoaengenharia.com.br/pt/blog/2022/02/25/suzuki-escudo-pikes-peak-special/>

A primeira versão do Suzuki Escudo Pikes Peak Version foi planejada para substituir o Cultus Pikes Peak Version. Mantinha a configuração de dois motores do Cultus (um para cada eixo) em uma estrutura espacial, mas utilizava uma carroceria que lembrava à do Suzuki Escudo/Vitara. Sua estréia no Pikes Peak International Hill Climb foi em 1994, obtendo a segunda colocação na categoria e quinta na classificação geral. Em 1995, veio a vitória na classificação geral, num percurso reduzido a 2/3 do total devido as condições climáticas.Segundo a Suzuki Sport, que construiu o modelo, devido a sua relação peso/potência (900PS/900kg) esse modelo seria capaz de acelerações mais rápidas que as de um carro de Fórmula 1.

Acima a versão com dois motores do Escudo e abaixo a versão V6, famosa no jogo Gran Turismo.

Para 1996, a configuração de dois motores foi abandonada, e no lugar foi instalado em posição central um motor V6 de 2,5 litros (gerando mais de 900 HP) tracionando as quatro rodas, montado em uma estrutura de alumínio, e grandes ganhos aerodinâmicos foram obtidos, pois nessa mesma época a fábrica da Suzuki-Sport incorporou um túnel de vento à sua estrutura. Nesse ano, o novo modelo competiu em Pikes Peak, obtendo um segundo lugar na classificação geral, mas obteve vitórias no All Japan Dirt Trial Championship e no J.A.F. Cup All Star Dirt Trial, este último tendo se repetido em 1997, quando não pode completar o Pikes Peak International Hill Climb. Ganhou ainda o Queenstown Gold Rush International Auto Hill Climb na Nova Zelândia nos anos de 1998, 1999 e 2000, mas ficou em segundo na categoria Unlimited e na geral no biênio 1998/99, voltando a abandonar em sua última participação em 200. O modelo sempre competiu pelas mãos de Nobuhiro Tajima, talvez um dos poucos pilotos com capacidade e coragem para competir com um veículo de tamanha potência em condições tão adversas. Apesar da sua carreira vitoriosa, a maior parte da sua fama vem do jogo Gran Turismo, que apresentava desde sua segunda versão o Suzuki Escudo equipado com motor V6. A partir de 2000 foi substituído por um novo carro de design baseado no Grand Vitara.

O grande aerofólio é o destaque na traseira desse carro, e tem por função aumentar a estabilidade quando em alta velocidade.

Ficha técnica

Histórico de vitórias

Mais fotos: