Spirit AR3

O Spirit nasceu para ser um carro de competição veloz, de baixo custo e confiável, para alavancar o automobilismo cearense. Seu idealizador, o engenheiro e empresário Alexandre Romcy, partiu do já consagrado chassi da Fórmula V 1.8 para desenvolver o protótipo, mudando o radiador para a dianteira do veículo e desenvolvendo uma nova célula de sobrevivência, que implicou num aumento de peso, de 20kg em relação ao fórmula. A carroceria é de fibra de vidro do tipo closed top, inspirada pelos protótipos de Le Mans, e existem duas variações: a AR3 e AR3L, que difere da primeira apenas na largura e altura do cockpit. Devido à origem do chassi, o piloto fica em posição central, de forma que a solução para permitir a entrada no veículo foi adotar uma espécie de teto em asa-de-gaivota, semelhante a alguns caças da Segunda Guerra Mundial.

Fórmula V 1.8 que deu origem ao Spirit AR3.

O lançamento ocorreu no dia 4 de outubro de 2012, no Boteco Praia, um dos patrocinadores do projeto, onde também foi apresentada a proposta de uma nova categoria de protótipos para o Campeonato Cearense de Automobilismo, utilizando além dos protótipos Spirit os veículos CTM 2000. Nos primeiros treinos pré-temporada, o novo protótipo mostrou sua força, obtendo um tempo de 1'25"907 no Autódromo Vírgilio Távora, o melhor do fim de semana à frente de diversos CTM 2000 que também participaram.

Estrutura tubular e primeiro protótipo do Spirit.

Lançamento no Buteco Praia em 2011.

No campeonato de 2011, o desempenho da pré-temporada se confirmou loga na primeira etapa, com pole e vitória na primeira bateria de Alexandre Romcy, e vitória de Edgar Jr. (que dividia o carro com Alexandre) na segunda bateria. Na segunda etapa, novamente Romcy obteve a pole, mas a vitória das duas baterias ficou com Stênio Pimentel, que havia corrido a primeira etapa com um CTM. Na terceira e última etapa, Alexandre Romcy obteve novamente a pole e venceu a primeira bateria de ponta a ponta, mas o título ficou com o vencedor da segunda bateria, o filho e parceiro de Stênio Pimentel, Minho Pimentel.

Spirit n° 03 de Alexandre Romcy.

Em 2012, a primeira etapa começou como terminou a última de 2011, com pole e vitória da segunda bateria para Minho Pimentel, e vitória na primeira bateria para Stênio Pimentel.

Spirit n° 32 de Stênio/Minho Pimentel.

Ficha técnica

Histórico em competições:

Mais fotos:

Vídeos