Os Tremere tem inventado vários rituais, não somente para criar Gárgulas de Gangrel, Nosferatu e Tzimisce capturados, mas também para fortalecer suas habilidades inatas. Porém, estes rituais não são de graça para os Tremere e eles usam somente naqueles Gárgulas que já tem se distinguido em batalha, provando assim que eles sobreviverão tempo bastante para ganhar algum benefício destes rituais.
Estes rituais não são permanentes e devem ser renovados periodicamente pelo Tremere ou quem o Gárgula deve seus serviços. (Eventualmente, os Gárgulas irão internalizar estes rituais e eles se tornarão a Disciplina Visceratika).
Ritual de Nível 1
Alma da Terra
O pó de uma peça inteira de granito é misturada com a vitæ do Gárgula e então borrifado generosamente sobre um animal comum. O processo é muito cuidadoso e leva uma hora. Após terminado o ritual, o animal é preparado para ser Abraçado pelo Gárgula cuja vitæ foi usada na mistura.
Sistema: Quando a Gárgula Abraça a criatura, o ritual toma efeito, abrandando o corpo e a mente do animal do choque do Abraço. O Narrador testa o Vigor da criatura + Ocultismo do Tremere contra uma dificuldade 8. Sucesso significa que a criatura foi Abraçada. Falha ou Erro Crítico, significa que o Abraço falha e a criatura morre.
Ritual de Nível 2
Pele de Camaleão
O feiticeiro Tremere primeiro cria uma mistura alquímica destilada de uma variedade de lagartos e flores que mudam de cor. Este composto é misturado com a vitæ do Gárgula. Quando a mistura é esfregada na pele do Gárgula, o Gárgula ganha a habilidade de se confundir com o ambiente.
Sistema: : Este ritual pode ser usado em um Gárgula de 11ª geração ou menor e requer um Ponto de Sangue do Tremere para ser adicionado na mistura. Depois de esfregar o elixir na pele do Gárgula por uma hora, o Gárgula ganha o poder de mudar de cor para misturar-se com o ambiente. Isso dá ao Gárgula cinco dados extras de Furtividade, enquanto ele se mover lentamente (meia velocidade). O efeito dura até a próxima lua cheia, quando pode ser repetida.
Ritual de Nível 3
Defensor do Refúgio
Muitos Tremere confiam à seus Gárgulas a defesa de seus refúgios enquanto eles trabalham em outro ritual ou planejam e esquematizam contra os Tzimices. Assim, enquanto eles estão afundados em suas pesquisas, eles precisam que seus guardiões Gárgulas esteja extra alertas, e assim este ritual foi projetado. Com isso, os Gárgula se tornam ligados ao refúgio (até o tamanho de um pequeno castelo) e podem detectar intrusos de todo tipo, mesmo estando fora da visão ou sobre o véu da Ofuscação.
Sistema: : Este ritual só pode ser usado em Gárgulas de 10ª geração ou menores. O ritual leva a noite toda para completar e envolve levar o Gárgula para os vários pontos cardeais do refúgio, onde um ponto da vitæ do Gárgula é infundido na estrutura. O Tremere também gasta um ponto de Força de Vontade para ativar o ritual. Quando completado, o Gárgula pode detectar qualquer um na estrutura com um teste de Percepção + Prontidão (dificuldade 6). Se um intruso está tentando se esconder, deve fazer um teste oposto de Autocontrole + Furtividade (ou outro teste apropriado), também com dificuldade 6.este ritual deve ser lançado na lua cheia e funciona para o Gárgula somente na estrutura onde foi lançado.
Ritual de Nível 4
Infusão na Terra
Os Gárgulas são hereditariamente conectados à terra e os Tremere têm levado vantagem disso. O ritual requer que o Gárgula ingira cimento em pó misturado com a vitæ do Tremere. O ritual é algo imprevisível e pode levar horas de cânticos e concentração da parte do Tremere.
Sistema: O Gárgula deve ser no mínimo de 9ª geração para absorver o efeito do ritual com sucesso. O Tremere deve testar Vigor + Ocultismo uma vez por hora de ritual. O Tremere deve acumular 10 sucessos sem erro crítico (teste sem nenhum sucesso nem erro crítico não termina o ritual) e antes do sol nascer para o ritual ser bem sucedido. Se funcionar, o Gárgula poderá mesclar-se na terra (pela Disciplina de Metamorfose, Enterrado na Terra) pelo simples gasto de um Ponto de Sangue. O Gárgula também pode mesclar em pedra ou rocha com a mesma facilidade. Qualquer um que procure o lugar onde um Gárgula tenha mesclado na terra pode, com um teste de Percepção + Prontidão contra dificuldade 8, notar um vago contorno do Gárgula, como a criatura não afundasse completamente na pedra ou poeira. Este ritual dura até o próximo solstício ou equinócio.
Ritual de Nível 5
Transformar Pele em Pedra
A resistência dos Gárgulas foi rapidamente tornada lendária entre os Cainitas. Em adição à já formidável Fortitude, alguns Gárgulas têm sido presenteados com uma maior habilidade de ignorar não somente dano das armas dos mortais mas até dano de fogo.
Sistema: O Gárgula deve ser no mínimo de 8ª geração para beneficiar-se deste ritual. O Gárgula deve tomar a vitæ preparada cuidadosamente de vários Gangrel (pelo menos três Gangrel diferentes da qual um total combinado de 10 Pontos de Sangue deve ser consumido) durante o ritual, e o Tremere deve gastar um ponto de Força de Vontade. Até o fim da noite a Gárgula será doravante capaz de adicionar um ao seu Vigor para resistir a danos, tomar um ponto a menos de penalidade por danos, e ter a metade do dano recebido por fogo. Este ritual não é sem risco para o Tremere. O Tremere deve fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 10). Se até um sucesso for alcançado, o ritual será permanente. Se nenhum sucesso é alcançado, o ritual dura até o próximo solstício ou equinócio. Se o resultado final for erro crítico, o Tremere perde um ponto de Força de Vontade permanente (embora o Gárgula ainda se beneficie do ritual, como se nenhum sucesso houvesse sido ganho).
Ritual de Nível 6
Coração de Pedra
Gárgulas muitas vezes devem encarar chuvas de flechas afiadas e pontudas e lâminas cortantes em suas batalhas contra os voivodes Tzimices e seus exércitos. Este ritual foi projetado pelos Tremere para proteger seus mais fortes e valorosos Gárgulas serventes e guerreiros e faze-los devastar os oponentes nos campos de batalha. A pele do Gárgula toma uma aparência decididamente mais rochosa depois deste ritual.
Sistema: Eficiente somente para Gárgulas de 7ª geração ou menores, este ritual deve ser feito por sete noites seguidas. Em cada noite o Tremere deve gastar um Ponto de Sangue que é misturado com cimento e mercúrio e então ingerido pelo Gárgula. Cada noite, o Tremere deve fazer um teste de Vigor + Ocultismo (dificuldade 6), embora um ponto de Força de Vontade possa ser gasto para ganhar um sucesso automático. Se o ritual funcionar em todas as sete noites, os órgãos internos dos Gárgulas (ou o que restar deles) tornar-se-ão duro como rocha. Toda arma perfurante usada contra o Gárgula terá metade de sua Parada de Dados e é impossível até mesmo tentar estacá-lo sem uma combinação de Força + Potência 7 ou mais. Este ritual dura até o próximo solstício de verão, mas o Tremere pode, antes do fim do ritual, exercer concentração extrema e gastar um ponto de Força de Vontade permanente para tornar o ritual permanente.
Ritual de Nível 6
Dom da Forma Imóvel
Os Tremere tem achado isso útil para os Gárgulas terem proteção mesmo em lugares abertos, e veio como conceito para este ritual os grotescos adornos com os quais os Toreador tem decorado as catedrais da Europa. Um Gárgula protegido por este ritual pode até se opor à luz direta do sol e pode ver e ouvir tudo que se passa envolta. O obstáculo é que o Gárgula não pode mover um único músculo ou a luz do sol voltará a queimar com força total. Gárgulas com este ritual são altamente valorizados com espião, capaz de tornar-se parte da decoração de muitos Castelos e Igrejas e espiar o que ocorre dentro e fora deles.
Sistema: : Este ritual pode ser usado apenas em Gárgulas de 7ª geração ou menos e o Gárgula tenha pelo menos um ponto de Fortitude. Este ritual leva só uma noite para completar e dura até a próxima lua nova. Depois de lançado, o ritual permite ao Gárgula, permanecendo imóvel, a evitar os danos do sol. O Gárgula deve testar Vigor + Fortitude (dificuldade 9) para permanecer imóvel durante o dia. Além disso, este ritual não faz a Besta do Gárgula reagir mais calmamente ao sol, assim o Gárgula ainda deve testar para evitar o frenesi durante a primeira visão do sol.