Alguns Tremere tem usado seus conhecimentos da criação de Gárgulas para experimentar sobre animais. Embora os próprios Tremere não criem essas criaturas, eles tem sido bem sucedidos em induzir seus próprios servos Gárgulas à Abraçar animais. Estas criaturas são usadas mais freqüentemente como guardiães para complementar os Gárgulas, bem como versões vampíricas de mastins e outras criaturas de guerra. Mais de alguns Tzimisce tem sido surpreendidos com a visão de um cão de pedra saltando das sombras do castelo do Voivode, e eles tem aprendido rapidamente a temer estas bestas horrendas.
A criação de uma criatura Gárgula é muito simples. Um Tremere simplesmente faz seu próprio Gárgula Abraçar uma besta previamente preparada por um simples ritual de uma hora. O ritual ajuda a garantir a sobrevivência da criatura; no entanto, até então, muitas bestas falharam em sobreviver o processo intactas, ou tornava-se fisicamente incapacitadas, mentalmente danificadas ou morriam diretamente. Aquelas que sobrevivem são mantidas por um tempo depois do Abraço e são sempre Laçadas pelo Sangue do mestre Tremere do senhor do Gárgula. Durante este tempo, a criatura vampírica recentemente criada cresce notavelmente, tornando-se mais forte e mais ágil que seus primos mortais. Os Tremere não precisam de permissão de seus superiores para criar uma nova criatura Gárgula.
Diferente de outros animais que são Abraçados, criaturas Gárgula parecem saber instintivamente que a luz do sol e o fogo são anátemas à sua espécie, e eles não são propensos à morrer de estupidez. Algumas criaturas Gárgula tem até mostrado sinais de inteligência aumentada depois do Abraço.
Criaturas Gárgula retêm suas memórias de qualquer truque e perícia que sabiam quando mortais, e não esquecem quem foram seus donos. Os Tremere tem atribuído isso ao fato dos animais não terem alma; em tempos medievais, pensavam que somente pessoas tinham alma, assim explicando sua única posição de supremacia sobre a Terra e aos olhos de Deus.
Somente aquelas criaturas Gárgula que sabiam como voar em vida tem a Habilidade Vôo (veja adiante). Outros eventualmente aprendem isso ou desenvolvem por si mesmo, muito freqüentemente por ser continuamente jogados e então pegos pelo Gárgula senhor da criatura. O imenso terror de cair força a criatura à desenvolver asas, mas uma vez que eles começam, eles tomam o ar prontamente. Criaturas Gárgula também tem alguns outros poderes próprios, nascendo de suas habilidades animalescas inatas.
Criaturas Gárgula podem receber vários rituais Tremere para aumentar seus poderes, mas são sujeitos às mesmas restrições que os Gárgulas normais são. Uma ação da criatura Gárgula é aquela do Gárgula que a criou.
Até o momento, somente três tipos de criaturas tem sido prosperamente transformadas em Gárgula. Lobos tem sido capturados para o propósito de criação de Gárgulas, mas isso parou depois da Segunda tentativa, quando um casal de “lobos” mudaram para forma “lobisomem” e destruíram completamente o infeliz experimentador Tremere, seus servos Gárgula e seu refúgio. Desde então, os Lupinos conhecidos como Senhores das Sombras tem feito isso dolorosamente claro aos Tremere que se eles continuassem a pegar lobos, os Senhores das Sombras viriam atrás de Ceoris com força total. Sabiamente, os Tremere não tem tocado num lobo desde então. Os Tremere estão trabalhando em criar uma raça de ursos Gárgulas logo.
Morcego Navalha (Razor Bat)
Força 1, Destreza 4, Vigor 2
Percepção 2, Inteligência 2, Raciocínio 3
Força de Vontade 2, Níveis de Vitalidade: OK, -1, -2, -5
Ataques: Garras/2 dados; Mordida/1 dado; Golpe de Asa/3 dados(o morcego deve fazer um mergulho completo, que leva três turnos e o morcego testa Destreza + Vôo).
Talentos: Prontidão 3, Esportes 2, Briga 1, Esquiva 3, Vôo 4
Disciplinas: Potência 1
Poderes Especiais: Audição Excepcional (trate como Sentidos Aguçados da Disciplina Auspícios, com o Morcego Navalha rolando Raciocínio + Prontidão).
Peso: 1 a 3 libras.
Estas criaturas são usadas como espiões e alarmes miniaturas. Eles podem ser treinados para guinchar e gritar toda vez que alguém que eles não reconheçam se aproxime de uma certa área, e um bando deles pode ser mortal num ataque. Embora tenham muito pouca visão, morcegos navalha são capazes de “ouvir” suas vizinhanças escutando seus próprios cliques e chios e como eles ecoam em objetos sólidos. Morcegos navalha podem voar muito rápido, até 32 km/h.
Gato de Pedra
Força 5, Destreza 4, Vigor 3
Percepção 4, Inteligência 3, Raciocínio 3
Força de Vontade 4, Níveis de Vitalidade: OK, OK, -1, -1, -2, -2, -5, -5
Ataques: Garras/5 dados; Mordida/6 dados;
Talentos: Prontidão 3, Esportes 3, Briga 3, Esquiva 3, Furtividade 3
Disciplinas: Potência 1
Poderes Especiais: Rugido Paralisante (trate como Olhar Aterrorizante da Disciplina Presença, com o Gato de Pedra rolando sua Força de Vontade ao invés de Carisma + Intimidação), Ver na Escuridão (trate como a Disciplina Metamorfose Brilho dos Olhos Vermelhos).
Peso: 400 a 500 libras.
Abraçado dos vários leões da montanha que habitavam os Cárpatos e os Alpes da Transilvânia, gatos de pedra são as criaturas Gárgula mais poderosas e letais criadas até então. A despeito de seu tamanho, eles são criaturas extremamente ágeis e são peritos em mover-se furtivamente antes de decidir atacar. Nenhum gato de pedra aprendeu a voar ainda, embora alguns deles tenham vestígios de asas. Imagina-se que eles sejam muito pesados para conseguir voar, mas eles ainda são muito valorizados como sentinela, e Ceoris é guardada por mais de uma dúzia deles. Os olhos de um gato de pedra brilham vermelho no escuro, e seu rugido não age somente como um alarme mas paralisa e assusta suas vítimas.
Cachorro de Pedra
Força 4, Destreza 3, Vigor 3
Percepção 3, Inteligência 2, Raciocínio 3
Força de Vontade 3, Níveis de Vitalidade: OK, -1, -1, -2, -2, -5
Ataques:Mordida/5 dados; Garras/4 dados;
Talentos: Prontidão 3, Esportes 2, Briga 3, Esquiva 3, Farejar 3
Disciplinas: Fortitude 1, Potência 1
Poderes Especiais: Ver na Escuridão (trate como a Disciplina Metamorfose Brilho dos Olhos Vermelhos).
Peso: 100+ libras.
Estes são os mais numerosos das criaturas Gárgula, e eles são criados dos cães de caça e mastins de guerra que os Tremere tem criado, comprado ou roubado. Cachorros de Pedra são incrivelmente robustos( começando com uma bolinha em Fortitude bem como a Potência obrigatória) e muitos deles são capazes de aprender à voar num espaço muito curto de tempo. Como os gatos de pedra, eles tem olhos vermelhos brilhantes e a habilidade de ver na escuridão total. Aqueles que podem voar são muitas vezes mandados em "expedições de caça" com seus Gárgulas mestres. O bando voa para um castelo Tzimisce, ou a fortaleza dos carniçais, e os cães de pedra são soltos como combinado. Eles atacam qualquer um ou qualquer coisa na vista, e se não houver ninguém na área eles se escondem nas sombras das muralhas e torres. Quando é hora de ir (geralmente apenas quando eles devem retornar ao refúgio para enganar o amanhecer), o Gárgula coleta o que restou do bando e voa na noite.