Os Magos limitados são feiticeiros não Despertos cujas artes estáticas são limitadas por determinados parâmetros. Alguns formam sociedades, mas a maioria pratica sua mágica por conta própria. Muitos não Despertos que procuram a mágica em livros e outras formas de estudo se encaixam nesta categoria. Os mais dedicados realmente adquirem alguns poderes, mas a Mágika Verdadeira tem de ser sentida, não simplesmente aprendida. Muitas formas ocidentais de mágica limitada descendem da Ars Magica (arte da mágica) da Idade Média — uma forma limitada de feitiçaria ensinada pela Ordem de Hermes para Adormecidos escolhidos — e da sabedoria popular das bruxas e dos sábios eremitas. Alguns magos limitados formam sociedades, enquanto outros trabalham sozinhos. Poucos sabem da Guerra ou se interessam por ela.
Grupos de Feiticeiros
Ao contrário dos vampiros, lobisomens e outras criaturas sobrenaturais, Feiticeiros não se dividem em clãs, tribos ou grupos diferenciados por alguma característica específica - tais como uma vantagem, poder ou fraqueza. Esses mágicos podem ser classificados por suas atitudes, conduta ou uso da Feitiçaria.
Normalmente, um Feiticeiro nunca é igual ao outro - pelo simples fato de que as Linhas Místicas não são restritas ou proibidas para ninguém. Não é como um vampiro que só pode possuir as Disciplinas de seu Clã; qualquer Feiticeiro pode adotar qualquer linha. É verdade que alguns indivíduos podem ser contrários à divulgação desta ou daquela Linha específica (a proibição favorito são os níveis mais altos de Chamados), mas em geral a escolha é livre. E baseando-se nessas escolhas podemos agruparas Feiticeiros em algumas categorias:
A MÃO DIREITA - Feiticeiros dedicados a erradicar o Mal do mundo, combatendo criaturas maléficas e principalmente outros que usam a Feitiçaria deforma corrompida. Costumam seguir as linhas da Alquimia, Cura, Fascinação, Encantamento e Chamados (Material).
ILUSIONISTAS - São os mágicos de salão, que se apresentam em grandes shows de mágica, convenientemente disfarçada como truques de espelhos pelos descrentes. Uma pequena parcela desses artistas são Feiticeiros verdadeiros, e praticam principalmente Conjuração, Ilusão, Precognição. Alguns se dedicam também a Chamados (Material).
NECROMANTES - Esse "tipo" de mago é bem raro nos dias de hoje. Necromantes são os Feiticeiros descritos em antigos contos de horror e histórias para assustar crianças. Eles usam como componentes para suas feitiçarias partes frescas de corpos humanos e são mestres em Cura, Maldição, Mudança de Forma, Precognição, Efêmera (que lida com fantasmas) e Alquimia. Necromantes NÃO estão disponíveis como personagens jogadores.
SATANISTAS - Feiticeiros que se cercam de não-Feiticeiros, normal mente cultistas, para usá-los como meio de conseguir poder junto a criaturas dos planos inferiores. São os únicos que sabem como usar Chamados (Demoníaco) para convocar demônios e criaturas semelhantes. Também praticam Conjuração, Ilusão, Efêmera, Fascinação e Encantamento. Satanistas também NÃO estão disponíveis como personagens jogadores.
WICCA - Seguidoras (apenas mulheres são aceitos) dos ensinamentos da Grande Mãe, um culto derivado dos antigas tradições celtas. Praticam Cura, Conjuração, Fascinação, Encantamentos, Maldição (no aspecto de remoção) e Precognição. Herbalismo/Poções também é comum entre elas.
XAMÃS - Esse é o nome dado a qualquer Feiticeiro que venha de um cultura indígena (que alguns preferem chamar de "atrasada" ou "não-civilizada"). Enquanto muitos apenas conhecem o poder curativo das plantas, os Xamãs realmente curam usando Feitiçaria. Como seria de se esperar, eles se utilizam de Cura, Maldição, Efêmera (que lida com os espíritos umbráticos), Herbalismo/Poções, Precognição e Mudança de Forma.
Introdução
No Brasil, durante muito tempo, o Mundo das Trevas foi habitado basicamente por apenas dois tipos de seres sobrenaturais: vampiros e lobisomens. Só no ano passado conhecemos o terceiro grande título Storyteller - Mago: a Ascensão. Este jogo trouxe uma nova classe de personagem e também alguns probleminhas.
Com todos aqueles conceitos tecnometapentafísicos (!!!), pode - se dizer que Mago é o mais "cabeça" dos títulos Storyteller. Seus personagens são capazes de usar mágika (com "k" mesmo) para alterar a realidade - mas com cautela, pois quanto mais radicais essas alterações, maiores as chances de invocar um tipo de efeito colateral chamado Paradoxo. Este jogo traz um clima diferente, costuma brincar com tradições, idéias e conceitos. Obriga seus jogadores a enxergara realidade deforma totalmente diferente.
Ótimo. Perfeito. Funciona muito bem quando a crônica contém apenas magos como personagens jogadores. O problema aparece quando tentamos jogar com grupos mistos - coisa que muitos RPGistas adoram, uma vez que todos os títulos Storyteller usam quase as mesmas regras. Então, quando você tem um grupo com vampiros, lobisomens e magos, surge um grande desequilíbrio - porque um mago é MUITO mais poderoso que os demais.
Todo Narrador experiente já teve que enfrentar esse problema. Enquanto um Tremere consegue, com muito sacrifício, usar Sedução das Chamas para acender um foguinho de nada, vem o Mago Hermético com sua Esfera Forças e cria uma labareda capaz de reduzir qualquer vampiro a cinzas! Um mago pode dizimar um bando Sabá inteiro comum estalar de dedos, enquanto seus colegas Cainitas e Garou ficam chupando o dedo.
Para resolver isso, há dois anos a editora White Wolf (que publica os títulos Storyteller nos EUA) colocou no mercado um suplemento chamado World of Darkness: Sorcerer. Um título independente, que podia ser usado em conjunto com qualquer outro jogo, este livro trazia um novo tipo de mago - o Sorcerer, ou Feiticeiro. Embora fossem também mortais com habilidades mágicas, Feiticeiros não seriam magos verdadeiros. Eles nem sequer tinham seus avatares Despertados. Feiticeiros são magos muito mais fracos, próprios para participar de grupos mistos sem desequilibrara jogo.
Sorcerer existe apenas em inglês, nos livrarias de importados. Este livro não deve ganhar uma versão traduzida no futuro próximo, uma vez que existem títulos mais importantes no lista da Devir. Assim, para ajudar os Narradores cansados de lidar com os superpoderosos magos em seus grupos, trazemos aqui uma "versão demo" dos Feiticeiros. Nas próximas páginas você vai encontrar a informação mínima necessária para usar estes "magos menores" como personagens jogadores ou antagonistas.
Atenção: você NÃO precisa conhecer Mago: a Ascensão para usar os Feiticeiros. Pense neles como "magos simplificados".
Note que os poderes dos Feiticeiros são descritos de forma bastante genérica. Isso serve para dar mais liberdade ao Narrador, e não para que jogadores apelões se aproveitem disso. Apalavra do Narrador sobre o uso de um poder será sempre decisivo. Nem adianto reclamar dizendo algo como "mas está escrito aqui na Page of Mirrors..."