Ao Nosso Comando Ele Respira (Ritual Nível Cinco)
Este ritual permite a criação de um Gárgula de partes desmembradas de Cainitas mortos e é o processo através do qual o primeiro desta linhagem veio à vida. O vampiro (com assistentes, se desejado) pega porções de carne cortada do corpo de várias vítimas e as costura numa forma humanóide simples. Ele costura, então, uma bolsa feita do útero de um animal (normalmente de uma vaca mas algumas vezes de ovelha ou cervo) em volta de sua criação. Então a bolsa é suspensa em um barril contendo um alquímico equivalente ao líquido amniótico ou posto dentro de uma Gárgula fêmea enorme preparada especialmente para a gestação. Durante um período de um à três meses, o taumaturgo deve visitar periodicamente a Gárgula gestante e fazer vários encantamentos e bênçãos. Se ela sair da câmara de gestação por mais de uma semana de uma vez, o feto Gárgula morre e não pode ser revivido. Finalmente, ou o Gárgula força seu caminho pelo canal de nascimento da mãe viva ou estoura do seu barril. O ritualista deve estar presente para soprar fumaça purificadora no Gárgula recém nascido. Qualquer outro Gárgula dentro de meia milha de distância sente instintivamente o nascimento iminente de um novo irmão. Eles sentem um desejo poderoso para se reunir a seu lado quando nascer e lamber completamente os fluidos fora sua pele. Embora este costume ajude a unir o Gárgula à sua nova comunidade, ele não é um requisito para o ritual. Um Gárgula pode nascer em isolação.
Sistema: O taumaturgo costura partes de Cainitas para formar uma forma totalmente humanóide e garantir várias capacidades para o novo Gárgula. A correspondência das partes para capacidades é disposta em uma variedade de textos médicos antigos e arcanos (por exemplo, o coração provê coragem e decisão, os olhos percepção e sabedoria) mas também depende de preparações alquímicas específicas. Porém, beleza física está além das capacidades do ritual. Todos os Gárgulas parecem pedregosos e retorcidos.
O taumaturgo faz o teste do ritual enquanto a bolsa fetal é colocada em gestação. O teste é Inteligência + Ocultismo (dificuldade 9 + um para cada depois do primeiro). Um útero desamoroso (assim como o de Alvusia, veja pg. 67) reduz a dificuldade por 4. Um sucesso simples permite a criação de um personagem Gárgula construído de acordo com as regras de criação de personagens padrões (veja Book of Storyteller Secrets). O custo básico de sangue do ritual é 5 pontos para cada Cainita usado na manufatura do Gárgula. Adicione 5 pontos extras se o ritualista quiser que o Gárgula seja fértil.
Devotando anos de pesquisa nas artes Gárgula, o taumaturgo pode inventar e construir tipos variantes como o HEXAPED, IECUR ou portadores de úteros como Alvusia (veja as pg. 124, 125 e 67 para descrições).
Nota Histórica: Os Tremere pararam de fazer Gárgulas depois da revolta dos Escravos, e como parte das negociações da Camarilla, prometeram nunca mais reviver a técnica. As instruções para o ritual tem estado escondidas, mas não destruídas. Alguns suspeitam que o Gárgula Fidus faz uso delas ocasionalmente.