02.3 O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA

INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO - IAE -FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITA - FIES - CAMPUS DE PESQUISAS GEOFÍSICAS MAJOR EDSEL DE FREITAS COUTINHO - Convênio 2006-2012 Professor Angelo Antônio Leithold

02.2 O MANTO E A CROSTA TERRESTRE 03.0 A INTERAÇÃO TERRA-SOL

O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA

Considerando uma região em torno da Terra, a certa distância de sua superfície, e contígua a ela, mas com linhas de campo magnético onde o planeta está ''imerso''. Esta região pode ser chamada ''Magnetosfera'' onde seu limite externo é extremamente variável em função do tempo. Esta é a região fronteiriça, ou seja, uma fronteira da região de transição onde nela há predominância das interações do campo magnético interplanetário. Esta região está contida num plasma, o plasma magnetosférico. A magnetosfera da Terra é preenchida pelo campo magnetosférico, este é o campo principal, ou seja, é a porção de campo que é gerada no interior do planeta e tem cerca de 99% do campo total. O restante são campos originados fora da Terra, que são extremamente variáveis e fracos.

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxhbm9tYWxpYW1hZ25ldGljYWF0bGFudGljb3N1bDJ8Z3g6NzFiMmEyMTA1MWZlOTdjYg

Campo magnético da Terra em 2008 ( Fonte NOAA)

O campo principal pode ser considerado como um dipolo magnético, cuja origem pode ser arbitrada como o centro do Planeta, semelhante, por comparação, ao campo gravitacional, onde se imagina o Centro da Terra como origem, embora a massa esteja distribuída em torno do centro. Ou seja, assim, o campo principal é o equivalente ao campo de um dipolo disposto no centro do Planeta, cujo momento magnético, obtido por medições é 8,05 . 10 25 Gauss/cm3, cuja inclinação é 11° em relação ao eixo de rotação da Terra, ou seja com um deslocamento de 342 km em relação ao centro da Terra.

A intensidade de campo na superfície do Planeta nas regiões dos Pólos é em torno de 6 . 10-1 Gauss, no Equador Magnético é aproximadamente 3 . 10-1 Gauss, cuja variação secular é 0,1% ao ano.

O campo principal pode ser fruto das correntes que fluem no núcleo líquido metálico que se assemelham a um dínamo de auto-excitação. Assim, essas correntes geram um campo semelhante a um dipoloO Campo Magnético da Terra se estende desde o núcleo atenuando-se progressivamente em direção ao espaço exterior, com efeitos eletromagnéticos conhecidos na magnetosfera que nos protege do vento solar, e permite fenômenos diversos como a orientação de rochas no fundo dos oceanos, ou seja, a Terra é um imã gigantesco com o Pólo Sul Magnético a uma distância de 1800 quilômetros do Pólo Norte Geográfico.l Internamente, a Terra é dividida através de critérios químicos e físicos. Se pode dizer formada por uma camada externa chamada crosta, praticamente composta de silício, a seguir possui um manto de alta viscosidade, e mais internamente um núcleo sólido envolvido por uma pequena camada líquida que dá origem a um intenso campo magnético devida convecção do material eletricamente condutor. Quando ocorrem erupções vulcânicas, se pode, através da análise do material ejetado, verificar as condições internas do planeta. A superfície tem a idade aproximada de 100 milhões de anos; as partes mais velhas da crosta terrestre têm até 4,4 bilhões de anos [10], [11].