01.4 ZONA DE IRRADIAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITA - FIES - INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO - IAE - CAMPUS DE PESQUISAS GEOFÍSICAS MAJOR EDSEL DE FREITAS COUTINHO - Convênio 2006-2012 Professor Angelo Antônio Leithold

01.3 COROA 01.5 ZONA DE CONVECÇÃO

(c) py5aal A zona de Irradiação está localizada na região intermediária entre o núcleo solar, 0,2 do raio do Sol e o exterior zona de convecção, 0,71 do raio do Sol. É a região onde a energia se propaga em ondas eletromagnéticas e o meio atenua sua propagação, assim, quanto mais denso for o meio, mais a energia será atenuada. Também chamada de zona de radiação, nesta, a energia é transportada principalmente para o exterior por meio da difusão de radiação, em vez de convecção. Logo, a propagação é eletromagnética, fótons.

(c) py5aal A matéria na zona de radiação é tão densa que os fótons se propagam a uma curta distância antes de ser absorvidos ou espalhados por uma outra partícula, mudando gradualmente para um comprimento de onda maior. Por esta razão, é preciso uma média de 171 mil anos para que os raios gama a partir do núcleo do Sol saiam da zona de radiação. Ao longo deste intervalo, a temperatura do plasma é 15 milhões K e perto do núcleo até 1.500.000 K, na base da zona de convecção. Ao efeito se dá o nome de "opacidade" do fluxo de radiação, é fator importante na determinação de como é eficaz difusão radiativa ou transporte de energia. Uma alta opacidade ou alta luminosidade pode causar um gradiente de alta temperatura, o que resulta de um fluxo lento de energia. As camadas em que a convecção é mais eficaz do que a difusão de radiação no transporte de energia, criam um gradiente de temperatura mais baixa e irão se tornar zonas de convecção.

(c) py5aal No Sol é gerada a energia através da fusão termonuclear do hidrogênio no núcleo e a localização da zona de radiação depende da sua massa, a zona de radiação é claramente separada da zona de convecção.