Neste primeiro quadrimestre de 2025, a área de Segurança Institucional - Assistência Militar e Policial Civil (AMPC) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) executou três ações de grande importância: a de Segurança Aproximada, a de Controle de Acesso de leitor biométrico e facial e o lançamento e supervisão de segurança das áreas e instalações.
Todos têm o objetivo de garantir a segurança de membros e servidores do MPPE, bem como o acesso controlado às unidades da instituição em todo o Estado.
O serviço de segurança aproximada tem o objetivo de identificar ações adversas que causem interferências na rotina diária dos representantes do MPPE, realizando protocolos de segurança para neutralizar essas ações adversas.
Dentro das etapas desenvolvidas estão o aprimoramento técnico do efetivo da AMPC na execução das diversas Ordens de Serviço e eventos de acompanhamento e detalhamento de informações na confecção dos relatórios de risco nas Promotorias de Justiça (PJs).
Foram executadas 72 Ordens de Serviço, com destaques para a Operação Carnaval, solenidade de posse do Procurador-Geral de Justiça (PGJ) e diversos júris. Destaque, também, para os seis relatórios elaborados de Avaliação de Risco das PJs, bem como as visitas técnicas em 18 PJs - realizadas prioritariamente nas Circunscrições de Caruaru, Arcoverde, Nazaré da Mata e Cabo de Santo Agostinho.
Já o Controle de Acesso objetiva a contratação de uma nova empresa para atualização e modernização do sistema de controle de acesso, bem como a manutenção das 150 controladoras de acesso de leitor biométrico e facial distribuídas em diversas localidades, em todas as regiões do Estado.
Foram realizados o pregão eletrônico (3448.2025.DEMLPA.PE.0004.MPPE), a conferência da documentação e a aprovação da empresa e finalização do processo de contratação. Atualmente, o contrato está em fase de assinatura. Com isso, foram alcançados o alinhamento e a otimização dos processos de segurança e controle de acesso nas unidades do MPPE, garantindo que as operações internas fluam de maneira segura e eficiente, com equipamentos funcionando de forma integrada e sem falhas.
A terceira ação realizada nesse primeiro quadrimestre de 2025 foi o lançamento e supervisão de segurança das áreas e instalações, que tem o objetivo de salvaguardar o interior dos edifícios de pessoas alheias e não autorizadas. Para isso, foram realizadas visitas às Promotorias de Justiça, instrução ao policiamento e o acompanhamento por câmeras de segurança. Com isso, pretende-se prevenir as ocorrências e melhorar o controle e acionamento dos meios disponíveis para reduzir possíveis ameaças.