Núcleo de Apoio ao Júri monta iniciativas inovadoras e informativas para membros do Ministério Público
Núcleo de Apoio ao Júri monta iniciativas inovadoras e informativas para membros do Ministério Público
No primeiro quadrimestre de 2025, o Núcleo de Apoio ao Júri (NAJ) destacou-se em diversas iniciativas inovadoras para aproximar o público do funcionamento do Tribunal do Júri e valorizar o trabalho dos (as) Promotores (as) de Justiça. Entre as ações de destaque está a criação do podcast institucional Plenário Vivo, em parceria com a Rádio MPPE.
O formato digital em áudio do programa, com episódios de 15 a 20 minutos, trará entrevistas temáticas com Promotores de Justiça e será distribuído em plataformas como Spotify, Deezer, Amazon e no site da Rádio MPPE. O primeiro episódio está previsto para ser lançado na segunda quinzena de maio de 2025.
Outra novidade é o programa Traduzindo o Júri, também em parceria com a Rádio MPPE. Serão pílulas de áudio de 60 a 90 segundos para explicar termos e situações comuns no Tribunal do Júri, com lançamento previsto também para a segunda quinzena de maio de 2025.
O NAJ também desenvolveu um projeto de criação da Identidade Visual do Núcleo, em colaboração com a Assessoria Ministerial de Comunicação Social. A nova identidade visual, já aprovada, busca transmitir os valores do NAJ e de seus integrantes, como combate, coragem, sinceridade e idealismo.
Além disso, foi criado o Boletim do NAJ/MPPE, com periodicidade mensal, que trará informações sobre as atividades do Núcleo, agenda de cursos, jurisprudência temática, dicas de leitura e filmes. O público-alvo do boletim é o Ministério Público brasileiro.