Gaeco deflagra operações e avança em modernização
Gaeco deflagra operações e avança em modernização
No primeiro quadrimestre de 2025, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) intensificou sua atuação com a execução de duas operações de repressão qualificada. A primeira, denominada Narmer, cumpriu mandados de busca e apreensão nos municípios de Recife, Bonito e Frei Miguelinho, investigando crimes de sonegação fiscal, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A segunda realizou buscas e apreensões em São José da Coroa Grande, Barreiros e mais uma vez na capital, com foco nos delitos de fraude à licitação, organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.
Paralelamente às operações, o Gaeco avança no desenvolvimento do SAGE, um sistema para automação de requisição de dados cadastrais, que se encontra em fase de testes. O sistema proporciona aos usuários uma ferramenta para produção automatizada de expedientes, com base de dados contendo os marcadores necessários e os endereços eletrônicos ou plataformas para o encaminhamento das requisições.
Em alinhamento com o plano estratégico do Ministério Público de Pernambuco, o Gaeco está em processo de reestruturação, que engloba a melhoria de equipamentos, modernização da normativa e reforma administrativa, incluindo a criação do Gaeco Sertão.
Além disso, em parceria com a Escola Superior do Ministério Público, foi iniciado um programa de treinamento e capacitação para formação de multiplicadores na investigação criminal. O primeiro curso, sobre Investigação em Fontes Abertas e Análise Avançada de Evidências Digitais, foi realizado para Promotores de Justiça e servidores do Gaeco. O plano é estender a formação para todas as Circunscrições Ministeriais.
O órgão também teve atuação destacada em apoio aos Promotores e Promotoras de Justiça e em articulação com outras instituições, como no trabalho que resultou na desarticulação de uma organização criminosa que atuava no Sistema Prisional de Pernambuco.