Núcleo Dhana intensifica
ações de segurança alimentar
ações de segurança alimentar
O Núcleo Dhana Josué de Castro tem evidenciado um forte engajamento na promoção da segurança alimentar e nutricional no estado. As ações nos primeiros quatro meses de 2025 abrangeram visitas técnicas às entidades da sociedade civil organizada, articulação interinstitucional com gestores públicos e a realização de oficinas de exigibilidade do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas e fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) nas circunscrições ministeriais.
Em janeiro, o Núcleo realizou visitas a equipamentos de segurança alimentar no Recife, como o Restaurante Josué de Castro, o Centro de Referência de Segurança Alimentar (Cresan) e o Banco de Alimentos. O objetivo foi verificar a adequação do funcionamento desses locais. A articulação interinstitucional também foi uma prioridade, com reuniões com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-PE) e diversas organizações da sociedade civil, visando fortalecer a atuação conjunta na defesa do Dhana e divulgar os canais de denúncia do MPPE.
O Dhana marcou presença na 3ª Conferência Popular de Segurança Alimentar e Nutricional de Jaboatão dos Guararapes, onde foram apresentados os canais de denúncia do MPPE e distribuídas cartilhas informativas sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) e a exigibilidade da alimentação adequada a toda pessoa, documento da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.
Além disso, foram realizadas oficinas de exigibilidade em Vitória de Santo Antão e Limoeiro, com a participação de representantes da sociedade civil, movimentos sociais e gestores públicos. Os objetivos foram ampliar o conhecimento sobre a atuação do MPPE na defesa do Dhana, fortalecer o controle social, mobilizar a sociedade civil para atuar em parceria com o MPPE e discutir a importância da adesão e permanência dos municípios da região no Sisan.
"Acreditamos que a participação qualificada da sociedade civil e o fortalecimento do controle social são centrais para a efetivação do direito humano à alimentação", afirmou Westei Conde y Martin Júnior, coordenador do Núcleo Dhana.