Nos primeiros quatro meses de 2025, o Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) teve uma atuação intensa e multifacetada em prol dos direitos das mulheres. Promoveu campanhas de conscientização, participou de reuniões estratégicas e organizou eventos educativos.
Com a adesão ao Selo MP em ação: Fortalecimento do Ministério Público Brasileiro no Combate ao Feminicídio – Respeito e Inclusão, da Corregedoria Nacional do Ministério Público, o NAM passou a trabalhar as ações em três eixos: realização de campanhas de conscientização sobre o papel da instituição no combate à violência de gênero, capacitação de integrantes do MPPE em atuação com perspectiva de gênero e pactuação de fluxo eficaz para o monitoramento eletrônico nos casos de violência doméstica.
Dentre as ações de comunicação, ganham destaque a campanha de divulgação do Carnaval 2025, com o tema Respeita TODAS as mulheres e MPPE no Carnaval que você respeita, com o fim de promover a cidadania durante as festividades, bem como a ação relacionada ao Dia Internacional das Mulheres, por meio de programa Conversa com o MPPE, na Rádio MPPE, com o tema Desconstruindo estereótipos no combate à desigualdade de gênero.
Além disso, o NAM realizou diversas articulações interinstitucionais, em especial com os órgãos que compõem a Câmara Técnica Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e também com órgãos internos do MPPE, como o Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV), Centro de Apoio Operacional na Atuação Criminal (CAO Criminal) e Núcleo de Enfrentamento ao Racismo (NER), abordando temas como o fluxo de monitoramento eletrônico para as vítimas de violência doméstica, o enfrentamento ao feminicídio e o apoio às mulheres vítimas de violência.
A atuação do NAM se estendeu às escolas, em parceria com o Centro de Apoio da Educação (CAO Educação), com a realização da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, nos municípios de Garanhuns, Serra Talhada, Olinda e Recife.
O NAM teve aprovado, ainda, novo projeto institucional, que tem o objetivo de contribuir para a estruturação, ampliação e fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em todos os municípios do Estado. Paralelo a isso, quanto aos projetos e programas já em andamento, acompanhou novas adesões ao Projeto MP Empodera e a assinatura de Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria Estadual da Mulher para efetivação do Programa Brotar, com a contratação de mulheres vítimas de violência.
Dessa forma, o NAM demonstra o engajamento em diversas frentes, desde a prevenção e conscientização até a atuação em casos específicos de violência contra a mulher.