Articulação com órgãos de segurança pública e transparência de dados marcam quadrimestre do CAO Defesa Social
Articulação com órgãos de segurança pública e transparência de dados marcam quadrimestre do CAO Defesa Social
O Centro de Apoio Operacional Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial (CAO Defesa Social), nos primeiros quatro meses de 2025, destacou-se em avanços na modernização de procedimentos, na articulação com órgãos de segurança pública e na transparência de dados.
Entre as ações realizadas, cita-se a atualização das portarias que regem as inspeções de controle externo das unidades policiais, visando maior efetividade e adequação às normas vigentes. Houve também uma articulação com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) para garantir o acesso direto do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) aos laudos periciais da Polícia Científica, agilizando investigações.
O CAO Defesa Social também promoveu a criação de Grupos de Trabalho (GTs) conjuntos com a Polícia Civil, a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). O objetivo é estreitar a colaboração entre as instituições e desenvolver estratégias para a segurança pública e o controle externo da atividade policial.
Outro ponto relevante foi o lançamento do Painel Estatístico de monitoramento dos casos de letalidade e vitimização policiais em Pernambuco no site institucional do CAO. A ferramenta oferece uma visão geral dos indicadores, com dados desagregados por região e período, buscando dar transparência à atuação do Estado e promover o controle social.
Por fim, o CAO apresentou à Procuradoria Geral de Justiça uma proposta para a criação do Núcleo de Apoio Especializado em Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (NAESP). A iniciativa visa fortalecer a estrutura do Centro de Apoio e otimizar a atuação do MPPE na área.