O Núcleo de Família e Registro Civil da Capital (NAF) realizou três grandes atividades no primeiro quadrimestre de 2025. Em março e abril, promoveu Rodas de diálogos com curadores. Nessas ocasiões, curadores nomeados nos meses anteriores foram convidados a participar do encontro no intuito de discutir sobre o instituto da curatela e sobre o papel do curador.
Também foi realizado acompanhamento das curatelas institucionais de 40 moradores da Comunidade Rodolfo Aureliano (CRAUR). Localizada no bairro da Iputinga, em Recife, o CRAUR é uma residência inclusiva, vinculada à Secretaria Estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas (SAS), que acolhe pessoas com deficiência.
Durante a visita, discutiu-se como a gestora da instituição, curadora dos residentes, tem exercido os cuidados de que eles necessitam. Na oportunidade, ela foi orientada quanto ao melhor controle e administração dos recursos dos curatelados, bem como quanto a possíveis articulações com a rede de saúde e socioassistencial do Recife.
Por fim, como desdobramento do acompanhamento realizado, houve articulação entre o NAF e o Expresso Cidadão do Estado para possibilitar a renovação dos documentos de identificação de curatelados que estavam com documentos vencidos e com dificuldade em renová-los.