SOBRE LONDRINA

VOCÊ SABE O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL?

Patrimônio histórico e cultural é tudo o que representa a história, as características e os costumes de um povo. Esse patrimônio pode ser material (que se pode tocar), como os objetos, edifícios e documentos ou imaterial (que não se pode tocar), como o jeito de falar, os costumes, os modos de fazer e as comemorações, diferenciando um grupo dos outros. Londrina tem em seu patrimônio os traços culturais das mais diferentes partes do Brasil e do mundo, pois pessoas do mundo inteiro vieram aqui morar.

Vamos conhecer patrimônios históricos e culturais de Londrina?

Agora é a sua vez de jogar e aprender!

ARRASTE E SOLTE AS IMAGENS QUE REPRESENTAM PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS E CULTURAIS, CLASSIFICANDO-OS EM MATERIAIS E IMATERIAIS.

A GASTRONOMIA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

A gastronomia possibilita a criação de vínculo entre as pessoas, e pode se ligar à lugares, festas e comemorações. Apesar de já utilizado na antiguidade, o termo Gastronomia é retomado no século XVIII por Brellat Savarin, que o entende como o conhecimento do homem à medida em que se alimenta.

Barreado - Foto: Mesa Completa

Os imigrantes que chegaram em Londrina usaram da Gastronomia para conservarem sua cultura e, desta forma, estes hábitos culinários foram introduzidos ao cotidiano da cidade. Veja abaixo sobre a gastronomia dos italianos, japoneses e árabes que aqui chegaram.

OUTROS TIPOS DE PATRIMÔNIOS

Fonte: LEZO, Denise. Reconhecendo o Patrimônio Cultural de Londrina. 2007.

FESTAS COMO PATRIMÔNIO

A festa carrega os reflexos do local onde o evento é realizado, das pessoas que participam dele e de sua temática. As festas podem ser manifestações da cultura de um determinado povo, podem promover uma atividade turística, podem ser ligadas ao sagrado, à gastronomia, serem festas cívicas ou homenagearem momentos históricos.

Vamos conhecer algumas festas?

QUEM NASCE EM LONDRINA É LONDRINENSE!

Você sabe por que o londrinense é chamado de Pé Vermelho?

O solo avermelhado e fértil de Londrina, que ajudou a floresta a crescer e os cafezais a se espalharem, também sujava os pés dos moradores, o que nos deu o nome de “Pé Vermelho”. A princípio era uma expressão que nos lembrava a cor do solo, mas depois passou a representar nossa identidade.

Hoje a expressão “Pé Vermelho” é um Patrimônio Imaterial de Londrina!

Conheça a praça Pé Vermelho localizada na região Sul de Londrina

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA UM PASSEIO EM 360º

COMO SURGIU O NOME DE LONDRINA?

O grupo de ingleses que chegou aqui para tomar posse da terra e vendê-la, entendeu que esse lugar poderia ser um pedacinho de Londres, cidade da Inglaterra de onde vieram e, como uma “filha de Londres”, deveria se chamar Londrina.

Acervo Apoio Pedagógico História e Geografia - Sme - Londrina

Símbolos Oficiais

Os símbolos oficiais da cidade de Londrina são, o Hino, a Bandeira, e o Brasão.

O BRASÃO

Criadores: Guilherme de Almeida e o Professor Arthur Luponi

A BANDEIRA

Elaborada por Guilherme de Almeida

Hino de Londrina

Partitura original: de Andrea Nuzzi. Música: Andrea Nuzzi. Letra: Francisco Pereira Almeida Jr.

PARA BAIXAR:

Letra do Hino

Partitura histórica

Hino de Londrina - PDF.pdf
partitura_hlondrina.pdf

Música

CLIQUE NA IMAGEM PARA OUVIR E BAIXAR

ACEITA UM CAFEZINHO?

O cafeeiro é a planta que nos deu a fama de Capital Mundial do Café! Ele era chamado de Árvore do Ouro e o café era chamado de Ouro Verde, já que a cidade de Londrina produzia mais café do que todas as outras no mundo todo.

O que você conhece sobre o café?

Acervo Apoio Pedagógico História e Geografia - Sme - Londrina
Acervo Apoio Pedagógico História e Geografia - Sme Londrina
Acervo Apoio Pedagógico História e Geografia - Sme - Londrina
Ao lado, recorte da Folha de Londrina do dia 22 de dezembro de 1956, sobre a importância do café para a economia. Abaixo, edição informativa sobre o café paranaense do ano de 1955.Acervo Museu Histórico de Londrina.

Veja o caminho feito pelo café até se tornar uma bebida:

Jogo do Café: da Fazenda à Xícara

Veja o caminho feito pelo café até se tornar uma bebida

MEMÓRIAS DA CIDADE

A riqueza da cidade veio com o plantio do café e com as pessoas que, em busca de melhores condições de vida, ajudaram a cidade a crescer em todas as direções. Com as ondas de frio e as geadas, não foi possível continuar plantando apenas o café.

Nos dias atuais, ele não é mais a principal fonte de renda do município. Além do café, aqui se produz milho, soja, trigo, frutas, entre outros. A cidade presta vários serviços, destacando-se na área do comércio, da saúde e da educação.

O café teve sua importância em nossa história, mas foi pelas mãos das pessoas, diversas e trabalhadoras, que Londrina se tornou a cidade que é hoje.

ASSISTA AO VÍDEO "CENTRO HISTÓRICO - LONDRINA VISTA DE CIMA" PRODUZIDO PELA FOLHA DE LONDRINA E PELA MULTITV EM COMEMORAÇÃO AOS 85 ANOS DA CIDADE E ANOTE EM SEU CADERNO AS INFORMAÇÕES QUE, PARA VOCÊ, FOREM MAIS IMPORTANTES.

Uma pausa para as Histórias do Gato Caixeiro na Rota do Café

Teatro de Fantoches: Memórias de um Menino com Patrícia Maia

Quer saber o que fazer em Londrina? Veja na lista abaixo os espaços culturais da cidade!