SÉTIMA PARADA

AVENIDA HIGIENÓPOLIS

O QUE VAMOS CONHECER NA SÉTIMA PARADA?

  • HISTÓRIA DA AVENIDA HIGIENÓPOLIS

  • PALACETE DA FAMÍLIA GARCIA

HISTÓRIA DA AVENIDA HIGIENÓPOLIS

A Avenida Higienópolis foi construída na década de 1930. O local foi projetado por colonizadores paulistas, inspirados pela Avenida Paulista, em São Paulo. Na época, a Higienópolis foi criada para ser estritamente residencial.

Entre as décadas de 1930 e 1960, a Avenida Higienópolis chegou a ser uma espécie de ponto turístico da cidade, recebendo visitantes de outras localidades.

Com a expansão da área urbana e o crescimento de Londrina, o espaço foi perdendo a característica inicial.

Higienópolis na década de 1950 - Acervo Museu Histórico

Avenida sendo pavimentada na década de 1970 – Imagem: Reprodução/Heraldo Farias/TEM LONDRINA

A transformação iniciou-se na década de 1960, quando o então Prefeito Milton Menezes determinou que os proprietários de terrenos e imóveis do local doassem uma parte do terreno para as obras que aumentariam a largura da Avenida.

Foi na década de 1970 que a Avenida começou a deixar de ser exclusivamente residencial, passando a receber os primeiros estabelecimentos comerciais.

Atualmente, a Higienópolis possui 2,8 mil metros de extensão, sendo uma das maiores avenidas de Londrina.

Fonte: TEM LONDRINA. 2022.

Primeira casa de alvenaria da Higienópolis, do russo Eugênio Larionoff, no cruzamento com a Sergipe - Foto: José Juliani/Acervo Museu Histórico

PALACETE DA FAMÍLIA GARCIA

A construção do Palacete da Família Garcia foi iniciada em 1945. Trata-se de um sobrado, em estilo eclético, que foi finalizado dois anos mais tarde. Conta com 1.085 metros quadrados de área construídas.

Muitos dos materiais utilizados na obra foram importados, principalmente aqueles para acabamento. Foi morada da família até o ano de 1980. Desde então abriga funções comerciais.

Por inúmeras vezes o palacete serviu como local de hospedagem e recepção de autoridades. Na década de 1960, o ex-presidente Juscelino Kubitscheck hospedou-se no Palacete.

A ideia de tombamento do Palacete partiu da própria família Garcia. Foi aprovado e realizado em 20 de junho de 2011.

Fonte: ipatrimônio

Foto: ipatrimônio

Foto: ipatrimônio/Google Street View

Na matéria abaixo, você pode conhecer quais são os patrimônios tombados aqui da cidade de Londrina!