PRIMEIRA PARADA

LONDRINA: A CIDADE VERTICAL

O QUE VAMOS CONHECER NA PRIMEIRA PARADA?

  • VERTICALIZAÇÃO DE LONDRINA

VERTICALIZAÇÃO DE LONDRINA

Muitos aspectos podem ser percebidos na divisão entre "acima e abaixo da linha férrea" que separava a cidade de Londrina em seu auge cafeeiro, e entre esses aspectos está a verticalização da cidade e como é possível observar alguns pontos da cidade com vilas e lotes rurais que hoje são constituídos por conjuntos habitacionais e loteamentos populares, enquanto outros pontos se constituem por prédios cada vez mais altos.

Em 2007, uma pesquisa feita a pedido do Sebrae, apontou que Londrina contava com 412 prédios acima de 12 andares. Nessa época, o Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi) divulgou a existência de 1.140 prédios na cidade. Neste ano, Londrina ficou em sétima posição em número de prédios no Brasil todo.

Fonte: Folha de Londrina. 2011

Londrina verticalizada. Foto: Acervo Cris Matos

Segundo matéria da Folha de Londrina, do dia 28 de fevereiro de 2022, a cidade de Londrina está no top15 das cidades mais verticais do mundo! Esse cenário traz vantagens e desvantagens para a população.

Já em 2019, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou que 20% dos domicílios londrinenses eram do tipo apartamento, comparado ao número nacional de 14%, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).