QUARTA PARADA

AVENIDA SAUL ELKIND

O QUE VAMOS CONHECER NA QUARTA PARADA?

  • OS CINCO CONJUNTOS

  • QUEM FOI SAUL ELKIND?

  • CONHECENDO A SAUL ELKIND

  • CRESCIMENTO DA SAUL ELKIND E AS ATIVIDADES COMERCIAIS

OS CINCO CONJUNTOS

A Zona Norte de Londrina emergiu com o objetivo de abrigar a população que chegava à cidade e que encontraram moradia nos conjuntos habitacionais: criados pela Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD), por meio de política federal de produção de moradias para a população de baixo poder aquisitivo, através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Banco Nacional de Habitação (BNH).

POR QUE O NOME CINCO CONJUNTOS?

Foram construídos, inicialmente, os conjuntos Aquiles Stenghel, João Paz, Semiramis de Barros Braga, Chefe Newton Guimarães e Violim. Esses formavam os cinco conjuntos iniciais, que deram o apelido para a região de "cincão".

Já no início da década de 1980 o conjunto Maria Cecília foi agregado, já demonstrando um forte perfil de expansão do local.

Com o tempo, a região se cresceu ainda mais, mas o apelido permaneceu entre os moradores.

Fonte: Essa rua tem história: Memórias e sociabilidade da Avenida Saul Elkind. Organizadores: Bruno Sanches Mariante da Silva; Daniela Reis de Moraes; Talita Sauer Medeiros. Londrina: Unifil, 2016.

Vista panorâmica dos conjuntos habitacionais na região norte de Londrina - 1980. Fonte: Elisa Roberta Zanon.

QUEM FOI SAUL ELKIND?

Saul Elkind nasceu na Ucrânia e lutou na Primeira Guerra Mundial. Casou-se em 1919 e durante a Revolução Comunista veio para o Brasil. Aqui morou por um tempo e foi para o Peru. Seu filho, David Elkind, contou que durante a Segunda Guerra Mundial as tropas alemãs bombardearam o navio de seu pai, o que o deixou cego. Saul voltou para o Brasil e em 1975 faleceu.

David Elkind, que se tornou diretor do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNRE) na década de 1980, foi responsável pelo entorno urbano da atual rodoviária de Londrina e, por esse motivo, o então prefeito, Antônio Casemiro Belinati, propôs nomear certa avenida da região norte de Londrina com o nome de David, que sugeriu o nome de seu pai, em homenagem.

CONHECENDO A SAUL ELKIND

Com traçado irregular, especialmente em seu trecho ao leste, é possível perceber que a Avenida Saul Elkind foi projetada de acordo com as condições topográficas do local.

Fonte: Prefeitura Municipal de Londrina/Secretaria de Educação/Assessoria Pedagógica/Gerência de Ensino Fundamental/Apoio Pedagógico de História e de Geografia

A Avenida nasceu com o objetivo de servir os primeiros conjuntos habitacionais (os Cinco Conjuntos), sendo projetada junto com estes, e, inicialmente, foi protagonizada por estas habitações.

Nos dias de hoje, o desenvolvimento do local transformou a Saul Elkind em uma avenida voltada principalmente para o comércio.

Foto: Reprodução Google Maps/Paiquerê

Foto: Folha de Londrina

Com o passar do tempo, a Avenida tornou-se um dos principais pontos de referência da Zona Norte de Londrina. Com uma extensa rede de estabelecimentos comerciais e serviços, também oferece opções de lazer.

Atualmente, o desenvolvimento desse subcentro permite que a Zona Norte de Londrina caminhe de forma quase independente.

Fonte: Essa rua tem história: Memórias e sociabilidade da Avenida Saul Elkind. Organizadores: Bruno Sanches Mariante da Silva; Daniela Reis de Moraes; Talita Sauer Medeiros. Londrina: Unifil, 2016.

CRESCIMENTO DA SAUL ELKIND E AS ATIVIDADES COMERCIAIS

O mapa da evolução urbana da Avenida Saul Elkind mostra que sua ocupação mais acentuada aconteceu no sentido Leste-Oeste, em direção à cidade de Cambé. Nos arredores da Avenida, a ocupação aconteceu de leste para oeste.

Folha Norte de Londrina – 26/06 a 04/07/2008.

Acervo: Hemeroteca da biblioteca municipal de Londrina/Essa rua tem história: Memórias e sociabilidade da Avenida Saul Elkind

Um dos maiores fatores que levaram ao seu desenvolvimento foi a distância física entre a Zona Norte e o centro principal de Londrina, assim como as dificuldades em se chegar até ele. Gradualmente, as pequenas atividades comerciais passaram a se desenvolver para suprir essa necessidade.

A FEIRA LIVRE DA SAUL

A feira livre também teve sua implantação e desenvolvimento no sentido Leste-Oeste, da mesma forma que se expandiu a própria Avenida.

A feira livre começou a ser organizada entre os anos de 1982 e 1983, enquanto a feira do produtor foi inserida no ano de 1994 (informações da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento de Londrina).

Os camelôs também começaram a atuar nos anos 1990, de forma não regulamentada, situação que continua até os dias atuais.


Fonte: Essa rua tem história: Memórias e sociabilidade da Avenida Saul Elkind. Organizadores: Bruno Sanches Mariante da Silva; Daniela Reis de Moraes; Talita Sauer Medeiros. Londrina: Unifil, 2016.

Foto: Folha de Londrina

Veja abaixo o vídeo "O sabor das manhãs", da Folha de Londrina, com imagens das feiras da cidade.