SEXTA PARADA

DISTRITO DE GUARAVERA

O QUE VAMOS CONHECER NA SEXTA PARADA?

  • O SIGNIFICADO DO NOME GUARAVERA

  • CONHECENDO GUARAVERA

  • HISTÓRIAS DE GUARAVERA

  • GUARAVERA E A PRODUÇÃO DE UVA E VINHO

O SIGNIFICADO DO NOME GUARAVERA

CONHECENDO GUARAVERA

Era povoado até o ano de 1955, quando virou distrito. Foi criado a partir de terras desmembradas de Tamarana.

Ocupa o 4° lugar em extensão entre os distritos de Londrina.

No verão, Guaravera possui como principal atividade agrícola a soja e, no inverno, o milho, o trigo e a aveia.

Próximo a esse distrito encontramos o Rio Taquara, que faz parte de um grupo com iniciativas de preservação ambiental, principalmente dedicadas às margens de rios e a matas remanescentes.

Fonte: Portal da Prefeitura de Londrina, 2022.

Guaravera na década de 1970

Acervo Museu Histórico de Londrina

Administração de Antonio Belinati em visita a escola do distrito de Guaravera em 05 de novembro de 1977 - Foto de Oswaldo Leite - Coleção Prefeitura Municipal de Londrina - Acervo Museu Histórico de Londrina.

A principal característica de Guaravera é a de ser o distrito mais populoso de Londrina. Este fato também confere a Guaravera o maior núcleo urbano de todos os distritos. É o maior em número de logradouros - ruas e avenidas - e o maior e mais diversificado em número de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Antes da ascensão e da queda da uva, havia vivenciado o apogeu e o declínio de duas outras cultural: o café e o rami. O café sentiu o baque da promulgação do Estatuto do Trabalhador Rural, reconhecendo o lavrador com os mesmos direitos trabalhistas dos trabalhadores urbanos. Com isso, muitos proprietários desativaram as colônias que existiam em suas fazendas e passaram a contratar mão de obra volante, os populares boias-frias. A geada negra de 1975 foi a gota d'água. O rami teve seu fim pelo enrijecimento de leis trabalhistas aprovadas para proteger a segurança dos trabalhadores.

Guaravera na década de 1950. Acervo Museu Histórico de Londrina.

Foto por Rodolfo Gaion e Carlos Eduardo

HISTÓRIAS DE GUARAVERA

GUARAVERA E A PRODUÇÃO DE UVA E VINHO

As terras que hoje são conhecidas como Guaravera, antes pertenciam aos irmãos Simões, donos de uma serraria, e que dividiram a propriedade em lotes para serem comercializados.

O café impulsionou o crescimento do local até a década de 1970, quando, com a geada negra, ocorreu o declínio desse tipo de cultura. Nos anos de 1990 a cidade tornou-se referência no cultivo de uva e na produção do vinho Guaravera, porém, com a decadência no cultivo da fruta, ocasionada por longos períodos de chuva, pragas e geadas, os agricultores mudaram o foco e optaram pelo cultivo do milho, soja, trigo e algumas hortaliças.

Foto do cultivo de vinho da Vinícola Guaravera - Foto: Paiquerê FM

Foto: Vinícola Guaravera

A Vinícola Guaravera é uma empresa familiar, da família Gazzi.

A Vinícola Guaravera produz vinho em escala industrial desde 1965 e fixou-se no Norte do Paraná em 1994.

O Paraná é o 4° maio produtor de vinho do Brasil, mesmo não produzindo uva o suficiente para esse ranking, já que parte da produção de uva usada para os vinhos vem de outros estados para serem beneficiadas e engarrafadas aqui.