SEXTA PARADA

CENTRO CÍVICO BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO

O QUE VAMOS CONHECER NA SEXTA PARADA?

  • IMAGEM ÁEREA - CENTRO CÍVICO

  • PRAÇA DOS TRÊS PODERES

  • PREFEITURA

  • CÂMARA MUNICIPAL

  • FÓRUM ESTADUAL

IMAGEM ÁEREA - CENTRO CÍVICO

Década de 1970 - Fonte: IPPUL

Imagem Atual - Fonte: Google Maps

PRAÇA DOS TRÊS PODERES

A Praça dos Três Poderes tem esse nome por representar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Londrina.

QUEM FOI BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO?

Professor e escritor, Bento foi Deputado Federal de 1946 a 1950, quando foi eleito Governador do Estado do Paraná e, em 1955, assumiu o Ministério da Agricultura. De 1958 a 1962 foi Deputado Federal.

PREFEITURA

Sede da Prefeitura de 1937 - Foto: Prefeitura Municipal de Londrina

Atual sede da Prefeitura de Londrina - Foto: Folha de Londrina

A Prefeitura Municipal de Londrina foi instalada no dia da criação do munícipio, em 10 de dezembro de 1934.

Provisoriamente, estava localizada na esquina das ruas Maranhão e Minas Gerais. No dia 29 de julho de 1942, a Prefeitura mudou de lugar e foi para o Paço Municipal, na esquina das ruas Santa Catarina e Minas Gerais (local que também abrigou o Fórum e a Câmara Municipal). Em 1972 a Prefeitura foi transferida para a Av. Juscelino Kubischeck, esquina com a Rua Prof. João Cândido.

Em 08 de outubro de 1982, o Prefeito José Antonio del Ciel inaugurou o prédio atual da Prefeitura Municipal de Londrina.

CÂMARA MUNICIPAL


Em 18 de junho de 1995, a Câmara Municipal de Londrina completou 18 anos em sede própria e 59 anos de atividade.

A Câmara já teve:

  • 12 legislaturas

  • Até 1995 - 230 vereadores

Foto: Caminhos de Londrina - Edição 2018. Câmara Municipal de Londrina.

Antiga sede da Câmara Municipal - Foto: Caminhos de Londrina - Edição 2018. Câmara Municipal de Londrina.

Cerimônia de Inauguração da atual sede da Câmara Municipal de Londrina, em 25 de junho de 1977 - Foto: Caminhos de Londrina - Edição 2018. Câmara Municipal de Londrina.

A Câmara Municipal funcionou pela primeira vez em 1936, com seis vereadores, na Rua Maranhão, esquina com a Rua Mato Grosso.

A Câmara foi fechada e voltou a funcionar em 1947, com 15 vereadores, numa sala do Grêmio Literário e Recreativo Londrina, na ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina).

Em 1950, com a construção do prédio do Fórum (atualmente Biblioteca Pública), a Câmara foi para o Paço Municipal.

Em 1975, a Câmara foi novamente transferida, desta vez para o prédio da Associação Odontológica do Norte do Paraná e, finalmente, em 25 de julho de 1977, a Câmara se instalou no atual prédio, na Av. Duque de Caxias.

FÓRUM ESTADUAL

No dia 26 de janeiro de 1935, o Distrito Judiciário foi oficialmente instalado em um prédio de alvenaria onde também funcionava a Prefeitura Municipal, na esquina das ruas Maranhão e Mato Grosso (onde hoje fica o Shopping Royal Plaza). Bastaram três anos para que o intenso desenvolvimento de Londrina exigisse a instalação de uma comarca.

Em 18 de janeiro de 1938, o interventor Manoel Ribas criou a Comarca de Londrina, que seria instalada nove dias depois, em 27 de janeiro, no mesmo endereço onde funcionava o Distrito Judiciário.

Em meados de 1942, com a inauguração do Paço Municipal, os três poderes migraram para lá, assim como os serviços de saúde.

Fórum na década de 1950 - Foto: Prefeitura Municipal de Londrina

Em setembro de 1950, o Poder Judiciário conquistou sede própria no imponente prédio que hoje abriga a Biblioteca Pública Municipal.

A inauguração do prédio, além de agilidade para a Justiça, transformou o quadrilátero recortado pela Av. Rio de Janeiro, Alameda Manoel Ribas e Ruas Piauí e Senador Souza Naves em um dos mais significativos de Londrina.

Nesse trecho estavam o Centro de Saúde, o Fórum, os Correios, a Concha Acústica e a Casa da Criança.

Até o dia 27 de janeiro de 1983, o Fórum Estadual funcionava na Av. Rio de Janeiro, onde fica a atual Biblioteca Pública.

Fonte: Memórias fotográficas: a fotografias e fragmentos da história de Londrina/ Paulo César Boni, Rosana Reineri Undrief, Omeletino Benatto - Londrina, 2013.