QUINTA PARADA

DISTRITO DE SÃO LUIZ

O QUE VAMOS CONHECER NA QUINTA PARADA?

  • O DISTRITO

  • O CAFÉ E A GEADA NEGRA

  • PARÓQUIA SÃO LUIZ GONZAGA

O DISTRITO

Entre os moradores, conta-se que o distrito de São Luiz seria mais velho que a cidade de Londrina, já que antes mesmo da chegada da Companhia de Terras do Norte do Paraná já haveriam safristas e produtores rurais nesse local, porém, sem documento de posse da área.

Mas o distrito propriamente dito nasceu junto com a febre do café no Paraná, no ano de 1955 (anteriormente era um povoado). Suas terras vieram do desmembramento de Irerê, mas ele já era um povoado desde 1940.

O local é um exemplo de resistência e adaptação ao novo cenário agropecuário brasileiro, especialmente depois da grande Geada Negra de 1975.

Fonte: Canal Rural, 2011.

Acervo Museu Histórico de Londrina

Foto de Rodolfo Gaion e Carlos Eduardo

O CAFÉ E A GEADA NEGRA

Até os anos 1970, o café era a principal riqueza do Norte do Paraná, e Londrina era considerada a "Capital Mundial do Café". Ás vezes, até mesmo faltavam outros tipos de produtos, já que os produtos e agricultores investiam apenas no café.

Porém, durante o inverno de 1975, no dia 18 de julho, aconteceu um fenômeno natural que marcou a História do Paraná: a GEADA NEGRA. O frio durante a noite foi tão forte que acabou queimando todos os cafezais, escurecendo folhas, tronco e raízes das plantas. As pessoas ficaram muito tristes, pois todas as suas riquezas dependiam do café. Os trabalhadores dependiam do café para sustentarem suas famílias.

A partir desse acontecimento o governo aconselhou que cortassem os cafezais e que começassem a diversificar a produção, então deu-se início ao cultivo de algodão, milho, soja, trigo e outros. Com a geada houve um grande êxodo rural. Famílias inteiras saíram do campo e foram morar na cidade.

Foto de Armínio Kaiser.

Acervo Museu Histórico de Londrina.

Foto de Armínio Kaiser. Acervo Museu Histórico de Londrina.

Fonte: Pozzobon, Irineu. A epopeia do café no Paraná. Londrina. 2006.

PARÓQUIA SÃO LUIZ GONZAGA

Foto por Wilton Miwa

O sino e a Igreja do distrito de São Luiz estão diretamente ligados à sua fundação.

O santo que dá nome ao local desde a época em que era povoado, São Luiz, é o santo protetor dos jovens.