O primeiro nome dado para a cidade de Cambé foi o de Nova Dantzing, escolhido pela Companhia de Terras que previu a vinda de um grande número de pessoas de Dantzing (cidade que até 1945 pertencia à Alemanha) para a região. Contudo, alguns fatores dificultaram a imigração, como o clima quente e a flora e fauna ainda intocados.
Graças as pequenas e médias propriedades rurais as atividades econômicas da cidade eram voltadas para a terra, como o plantio de café, algodão, cereais, extração de madeiras e criação de animais.
Igreja Santo Antônio. Foto Por Wilton Miwa
No QRCode abaixo você consegue ouvir o Hino da cidade de Cambé.
Ao lado, o livro sobre o Hino.
Livro Hino à Cambé - A Canção Oficial da Cidade - Eduardo Pavinato.pdf
POPULAÇÕES INDÍGENAS EM CAMBÉ
As terras onde atualmente se encontra o município de Cambé eram compreendidas por uma imensa floresta onde habitavam povos indígenas que viviam a base da caça, pesca, coleta de frutas, plantas e raízes, além da agricultura rudimentar. Eles eram livres, donos da terra e viviam com muita abundância. Contudo, com a colonização, a imigração, o crescimento da área urbana e outros fatores, os povos indígenas acabaram perdendo suas terras.
Em 1990, estudantes da zona rural de Cambé, incentivados por uma campanha do Museu Histórico da cidade, encontraram fragmentos, recipientes de cerâmica e peças líticas (de pedra) pertencentes às civilizações indígenas que viveram na região antes da colonização.