TERCEIRA PARADA

O QUE VAMOS CONHECER NA TERCEIRA PARADA?

  • O BOSQUE: LUGAR DE LAZER E DIVERSÃO

  • IGREJA METODISTA COLÉGIO MÃE DE DEUS

  • A PEROBA ROSA

  • ÁRVORE DA MINHA RUA

O BOSQUE: LUGAR DE LAZER E DIVERSÃO

O bosque central é muito antigo, e antes de ter um nome, ele era apenas um terreno que foi doado ao município pelos colonizadores ingleses, mas em 1958, o bosque central passou a se chamar “Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon”, em homenagem ao sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon.

Acima, notícia da Folha de Londrina, do dia 17 de janeiro de 1956, sobre o grande número de visitantes do Bosque.

Acervo Museu Histórico de Londrina.

No entorno do Bosque

IGREJA METODISTA COLÉGIO MÃE DE DEUS

A PEROBA ROSA

O bosque tem uma ilustre moradora, a senhora peroba rosa:

A peroba rosa é uma espécie de árvore muito alta e com troncos largos. A madeira que ela produz é pesada, dura, compacta, com superfície opaca e áspera, fácil de rachar, muito durável, desde que não fique em contato com o solo e umidade.

Sua madeira é própria para a construção de casas, como vigas, caibros, batente de portas e janelas, rodapés, tacos para assoalhos, confecção de móveis pesados, carrocerias, entre outras. A árvore é ornamental, podendo ser usada no paisagismo e em áreas degradadas e de preservação.

A peroba-rosa é tão importante para a cidade, que Londrina aprovou uma lei que instituiu a árvore como árvore-símbolo do munícipio. Veja abaixo:

Conheça o Bosque Central onde mora a Peroba Rosa - Google Street View

Conheça um pouco mais sobre o Bosque de Londrina no vídeo abaixo:

A ÁRVORE DA MINHA RUA

A vegetação do bosque foi se modificando. Muitas plantas e árvores caíram ou foram cortadas, para dar lugar a outras que continuam lá, como por exemplo, a figueira, o pau d’alho, o palmiteiro e a peroba.

Arborização em Londrina

A mata do Marco Zero é um exemplo de área verde em Londrina, com aproximadamente 36.000 m², o local abriga muitas espécies vegetais nativas e várias nascentes.

Uma espécie vegetal nativa é uma planta que é natural, própria da região em que vive, ou seja, que cresce dentro dos seus limites naturais, incluindo a sua área potencial de distribuição, de acordo com o IAP (Instituto Agronômico do Paraná).

Entre 1929 e 1950, Londrina era um pequeno núcleo urbano, com pouca arborização nas ruas. As matas tinham sido derrubadas para dar espaço às construções, sítios e loteamentos, mas com o crescimento da cidade, as pessoas sentiram a necessidade de ter sombra em suas calçadas e começaram a plantar árvores.

A partir de 1953 algumas variedades de árvores foram plantadas nas calçadas do centro urbano, onde podemos observar até hoje sua beleza, como:

As sibipirunas, na Alameda Miguel Blasi:

Alameda Miguel Blasi, 1941 - José Juliani.

Acervo Museu Histórico Londrina

Alameda Miguel Blasi, 2019.

Fonte: https://www.google.com.br/maps

As oitis, na Avenida Rio de Janeiro:

Rua Rio de Janeiro, 1940 - José Juliani.

Acervo Museu Histórico Londrina

Rua Rio de Janeiro, 2019.

Fonte: https://www.google.com.br/maps

As quaresmeiras, na Avenida Higienópolis:

Av. Higienópolis, 1950 - Oswaldo Leite.

Acervo Museu Histórico Londrina

Avenida Higienópolis, 2019.

Fonte: https://www.google.com.br/maps

Algumas, eram árvores de grande porte e suas raízes quebravam o calçamento e os galhos se emaranhavam na fiação dos postes.

Atualmente, a SEMA tem uma listagem completa das espécies recomendadas para se plantar em calçadas, canteiros e outras áreas públicas, como os parques e praças. A SEMA (Secretaria Municipal do Ambiente) de Londrina, fiscaliza e elabora as normas técnicas para a arborização urbana.

Entre as árvores apropriadas para calçadas temos o manacá-da-serra, a carobinha e o ipê-branco.

VAMOS OBSERVAR ALGUMAS CARACTERISTÍCAS DE ESPÉCIES NATIVAS QUE EXISTIAM NA REGIÃO ONDE HOJE SE LOCALIZA LONDRINA.


Você tem uma árvore em frente à sua casa? Você consegue identificar com qual das variedades a árvore da sua rua se parece?

VAMOS JOGAR? Divirta-se com este QUIZ e mostre o que aprendeu sobre a Terceira Parada.

BASTA CLICAR EM "COMEÇAR".