SEXTA PARADA

O QUE VAMOS CONHECER NA SEXTA PARADA?

  • IGREJA MATRIZ E A MALHA QUADRICULADA

  • BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LONDRINA

  • AGÊNCIA DE CORREIO E TELÉGRAFO

IGREJA MATRIZ E A MALHA QUADRICULADA

O que é a Igreja Matriz de uma cidade?

Assim que as famílias chegaram a cidade, trouxeram seus pertences e seu modo de viver e acreditar. Para manifestar sua , realizavam reuniões nas casas das pessoas que possuíam as mesmas crenças.

Primeira Igreja Católica improvisada em uma residência de Londrina – 1934

Foto de José Juliani - Acervo Museu Histórico de Londrina

O primeiro prédio construído para ser uma igreja em Londrina ficou conhecido como Igreja Matriz: a primeira igreja católica da cidade. Ela foi feita com madeira e com o tempo passou por transformações.

1934

1949

1991

O que mudou desde a primeira construção da Igreja Matriz até a construção atual? O que permaneceu desde a primeira construção até a construção atual?

JOGO DA MEMÓRIA: IGREJA MATRIZ E SUA HISTÓRIA

ENCONTRE O PAR CORRESPONDENTE ENTRE A FOTO E O ANO!

CATEDRAL METROPOLITANA DE LONDRINA

A Catedral de Londrina localiza-se no ponto mais alto do centro da cidade, ladeada por áreas verdes. De um lado encontra-se o Bosque Central e do outro encontra-se a Praça Marechal Floriano, mais conhecida como Praça da Bandeira.

Foto: Acervo Conhecer Londrina Digital

VAMOS FAZER UM PASSEIO AÉREO PELA CATEDRAL DE LONDRINA?

Conhecendo a Catedral Metropolitana de Londrina por dentro e por fora em 360º - Google Street View

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LONDRINA

Investigue!

Antes da Internet, onde as pessoas faziam suas pesquisas? Pergunte para pessoas adultas de sua família.

Houve um tempo em que as bibliotecas eram muito visitadas pelos estudantes e por pessoas interessadas em adquirir informações. Atualmente, por causa das facilidades de pesquisa que internet oferece, as bibliotecas estão menos frequentadas, porém ainda são guardiãs de muito conhecimento, encontrado nos livros.

Londrina 1934. José Juliani - Acervo Museu Histórico de Londrina.


Passando pelo espaço ocupado pela Biblioteca Municipal de Londrina, lembre-se que este já foi usado como quadra de tênis dos ingleses da Companhia de Terras do Norte do Paraná, entre os anos de 1930 e 1940.


Em 1950, a quadra de tênis cedeu seu lugar a construção do Fórum de Londrina até o ano de 1983, quando passou a funcionar em outro local. O fórum é o local onde o Poder Judiciário da cidade se concentra, onde ocorrem julgamentos.

Em 1983 o prédio passou a ser utilizado pela Biblioteca Municipal de Londrina e pelo o Teatro Zaqueu de Melo. Hoje é um lugar para leituras, pesquisas e apresentações culturais.

O edifício da Biblioteca é considerado patrimônio de Londrina por diversos motivos. Primeiramente, existe o fato histórico de ter sido o primeiro Fórum da cidade, continuando, mesmo depois do fim desta atividade, a abrigar funções de uso público. Além disso, o prédio resistiu à passagem do tempo e foi incorporado no imaginário da população como um componente marcante do centro da cidade, sendo que suas características formais são representantes de uma arquitetura muito praticada no período de sua construção. Por fim, o prédio da Biblioteca faz parte de um conjunto chamado "Quarteirão Cultural", composto pelos edifícios situados na Quadra 33, uma das quadras triangulares que compõe o desenho da elipse central do traçado de Londrina, com edifícios de uso público e cultural, como a Secretaria Municipal de Cultura, o Edifício dos Correios, o Centro de Saúde e o antigo prédio da Telefônica.


Observando as imagens do antes e depois da área que hoje abriga a Biblioteca:

O QUE MUDOU E O QUE PERMANECEU IGUAL?

Vamos passear pela Biblioteca Municipal em 360º - Street View?

AGÊNCIA DE CORREIO E TELÉGRAFO

Nas primeiras décadas da cidade de Londrina, um dos meios de comunicação mais utilizados eram as cartas e telégrafos. A maioria das pessoas não possuía aparelhos telefônicos. Nos dias de hoje, com os celulares e computadores, os serviços dos correios são menos utilizados.

Até 1934, sequer existia uma agência, mas apenas um posto: o serviço postal limitava-se a deixar e pegar cartas. O responsável por esse trabalho era o sr. Manoel Almeida, funcionário da Estrada de Ferro São Paulo-Paraná, que mais tarde ocupou o cargo de chefe da Estação Ferroviária de Londrina.

Ainda em 1934, os serviços foram regularizados e formalizados com a inauguração da primeira agência de Correios e Telégrafos, instalada numa construção rudimentar, de madeira, na atual Rua Benjamin Constant. Fugindo aos padrões de gênero predominantes na época, a agência era comandada por uma mulher, a sra. Leonilda Marquezine. No final da década de 1930, a agência foi transferida para a Avenida Paraná.

No início de 1950, a agência dos Correios foi transferida para o então prédio em alvenaria onde funciona até hoje, na esquina da Avenida Rio de Janeiro com a atual Rua Maestro Egídio Camargo Amaral. Foi o primeiro edifício construído para atender as especificidades dos serviços de uma agência de Correios em Londrina.

Fonte: BONI, Paulo César. Memórias Fotográficas: a fotografia e fragmentos da história de Londrina/ Paulo César Boni, Rosana Reineri Unfried, Omeletino Benatto. - Londrina, 2013.

1951 - Acervo Museu Histórico de Londrina

O que é um Telegrama? Você sabe escrever uma carta?

Observe as imagens e escreva um telegrama (mensagem clara e bem curta; as pontuações usadas são vírgula e ponto final)

Escreva uma carta narrando à outra pessoa, as mudanças que observou pelas fotos apresentadas e o que contribuiu para que essas mudanças ocorressem (não esqueça: local e data; nome do destinatário; saudação inicial; desenvolvimento da carta; expressão de despedida; assinatura do remetente).