QUARTA PARADA

JARDIM BOTÂNICO

O QUE VAMOS CONHECER NA QUARTA PARADA?

  • O JARDIM BOTÂNICO

  • IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná

O JARDIM BOTÂNICO

Foto por Wilton Miwa

O Jardim Botânico de Londrina foi criado em 8 de março de 2006.

Em janeiro de 2007 foi declarado espaço de utilidade pública para fins ambientais.

Foi aberto ao público no dia 17 de dezembro de 2013.

O espaço do Jardim Botânico teve vários colaboradores: o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) cedeu um terreno de aproximadamente 70 hectares; a Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC) cedeu quase 21 hectares; as famílias vizinhas (Brito, Carbalall, Sant'Ana, Fecchio, Candoti e Kantor) doaram outros 20 hectares. Essas doações permitiram também que parte da bacia do Ribeirão Cafezal (afluente da Bacia do Rio Tibagi) fizesse parte do espaço de preservação do Jardim Botânico.

Foto: Portal da Cidade de Londrina

O espaço é uma das mais importantes unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas do Paraná.

É voltado para a proteção e cultivo de espécies silvestres raras, ameaçadas de extinção ou econômica e ecologicamente importantes para a restauração e reabilitação de ecossistemas.

JARDINS TEMÁTICOS:

Arboreto/Nativas do Paraná: Com diferentes famílias botânicas, representantes das diversas regiões do Paraná, com espécies como a peroba-rosa e o cedro-rosa.

Jardim das Barrigudas: A grande estrela desse espaço é o baobá, uma árvore com origem no continente africano, mais precisamente na ilha de Madagascar. Essa planta está associada ao conceito de longevidade e seu ciclo de vida pode durar mais de mil anos. O jardim também possui a paineira, o cebolão e o jaracatiá.

Jardim das Coníferas: Com espécies como o pinheiro-do-paraná (araucária), considerada a árvore símbolo do Estado, a sequoia-californiana e o ginkgo.

Jardim Desértico: Abriga plantas pertencentes à família das Cactaceas, representantes do semiárido nordestino.

Jardim da Vovó: Reúne plantas com diferentes hábitos de crescimento, remetendo fundamentalmente àquelas que são cultivadas em jardins domésticos.

Jardim das Barrigudas. Foto: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo/ Governo do Estado do Paraná

Jardim Desértico. Foto: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo/ Governo do Estado do Paraná

Fontes: Fonte: Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos /Cidade de Londrina; Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo/ Governo do Estado do Paraná - https://www.sedest.pr.gov.br/Pagina/Jardim-Botanico-de-Londrina-JBL


O Jardim Desértico apresenta cactos bem característicos!

Na sua casa você também consegue encontrar alguma espécie de cacto? e na sua rua?

Uma ideia é tirar algumas fotos das plantas do seu caminho para tentar identificá-las depois!



Você já visitou o Jardim Botânico? O que achou do passeio?

IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná

O IAPAR é responsável por ajudar a nova agricultura, desenvolvida a partir da década de 1970. Seu papel é o de "promover a pesquisa técnico científica e formar pessoal para o desenvolvimento sustentado da agricultura e da pecuária do Estado" (Florindo Dalberto, ex-presidente do IAPAR).