SEGUNDA PARADA

HEIMTAL

O QUE VAMOS CONHECER NA SEGUNDA PARADA?

  • LOCALIZAÇÃO

  • COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO HEIMTAL

  • O QUE SIGNIFICA O NOME HEIMTAL

  • ESTRUTURA CASA DE MADEIRA - HELMUTH JANZ

  • ANTIGA ESCOLA ALEMÃ

  • CAPELA SÃO MIGUEL ARCANJO

  • CÓRREGO MOSEL

  • PRIMEIRO CEMITÉRIO DE LONDRINA

  • LAGO CABRINHA

  • A PARTIDA DOS ALEMÃES

LOCALIZAÇÃO

Fonte: Prefeitura Municipal de Londrina/Secretaria de Educação/Assessoria Pedagógica/Gerência de Ensino Fundamental/Apoio Pedagógico de História e de Geografia



O Heimtal se caracteriza pela malha xadrez, com quarteirões de 100x100 metros que se desenvolvem ao longo de uma avenida. Ao centro dessa avenida fica uma praça circular, onde ficava a Igreja Luterana e a Escola Alemã, marcas da imigração alemã na localidade.

É considerado o primeiro núcleo rural de Londrina, que ligava a área rural ao núcleo urbano. Era considerada a "rua dos empórios", também conhecidos como "vendinhas". As famílias do Heimtal vendiam o que produziam na área urbana de Londrina, chegando até o local de carroça a pé ou a cavalo pela estrada de terra. Por ser o caminho que ligava o local até a área urbana, a estrada de terra ficou conhecida como Rua Heimtal.

Fonte: CANDOTTI, Eliane Aparecida; FRANÇA, Eliane Teixeira. História e Geografia - Londrina. 2016.

AO LADO: Cursos hídricos, acessos e localidades próximas à Londrina na década de 1930. Fonte: E-book Avenida Duque de Caxias: o patrimônio histórico entre permanências e transformações - Camila Silva de Oliveira, Priscila Henning, Elisa Roberta Zanon, Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues, Ana Claudia de Souza Santos

COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO HEIMTAL

Em 1927, o imigrante alemão Carlos João Strass foi atraído pelas propagandas da CTNP. Carlos idealizada a implantação de uma colônia de imigrantes alemães na região e por isso passou a ser responsável pela vinda desse grupo para cá.

Título de eleitor de João Carlos Strass. Acervo Museu Histórico de Londrina.


Carlos João contratou "turmas de picadeiros" que realizavam as derrubadas das matas e a demarcação dos lotes.

O QUE SIGNIFICA O NOME HEIMTAL

ESTRUTURA CASA DE MADEIRA - HELMUTH JANZ

Helmuth Janz foi o primeiro bebê batizado na igrejinha do Heimtal, no ano de 1933, ainda que não tenha sido registrado em Londrina: "Naquela época não tinha cartório, então fui registrado em Jataizinho, mesmo que tenha nascido aqui. Mas fui o primeiro a ser batizado na igreja da nossa família, lá no Heimtal". O pai de Seu Helmuth, Alberto Janz, veio do norte da Alemanha, em 1930, para trabalhar para a Companhia de Terras do Norte do Paraná.

Helmuth trabalhou a vida toda como carpinteiro e fez uma maquete do modelo das casas de madeira da cidade, que foi doada ao Museu Histórico de Londrina.

Acervo Museu Histórico de Londrina

Acervo Museu Histórico de Londrina

Acervo Museu Histórico de Londrina

Acervo Museu Histórico de Londrina

ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANCHIETA - ANTIGA ESCOLA ALEMÃ

A Escola Municipal Padre Anchieta conserva o prédio original da Escola Alemã, construída com peroba em 1931.

Foto: Carol Galdin

A Escola Alemã, construída com peroba em 1931, foi a primeira instituição de ensino de Londrina.

Hoje, a Escola Municipal Padre Anchieta conserva seu prédio original, que foi transposto para o local atual e recebeu reformas e ampliações.

Atualmente atende 400 alunos da educação infantil do quarto ano do ensino fundamental.

UM PEDACINHO DA ALEMANHA EM LONDRINA.

O local recebe até hoje iniciativas como o projeto "Um pedacinho da Alemanha na nossa Londrina", que com o apoio da Secretaria de Educação, da Secretaria de Cultura e do Museu Histórico, incentivam o entendimento da escola como patrimônio histórico local por meio de oficinas, entrevistas, pesquisas e muito mais.

Foto por Carol Galdin

CAPELA SÃO MIGUEL ARCANJO

A trajetória da Capela São Miguel Arcanjo coincide com a própria história da comunidade local.

Antes de sua construção, as atividades comunitárias eram improvisadas, e todas aconteciam em um mesmo barracão: a missa católica, o culto luterano, as atividades pedagógicas, as festas, as quermesses e os bailes.

Assim, surgiu a necessidade de se ampliar os equipamentos sociais, o que levou, além da 'Escola Alemã', à construção da Igreja Luterana e, logo em seguida, da Igreja Católica, ambas edificadas em madeira pela comunidade local.

Fonte: Capela do HEIMTAL: estudos para a conservação do patrimônio histórico-cultural / Elisa Roberta Zanon, Carolina Alves do Nascimento Alvim, Júlio César Filla, colaboração Karina Moritz. Londrina: 2016.

Foto por Carol Galdin

Construída no ano de 1937, para celebrações e festividades católicas, a capela recebeu revestimento em alvenaria no ano seguinte e foi restaurada anos depois, em 1994. Foi restaurada novamente em 2002 e em 2008.

Seu interior ainda possuí parte da parede sem reboco, com tijolo antigo, que foi utilizado como estrutura do prédio.

Sua construção foi apoiada tanto pelos luteranos como pelos católicos e foi feita através da associação de sitiantes alemães e italianos.

Foto por Wilton Miwa

Foto: Elisa Roberta Zanon

SÃO MIGUEL ARCANJO

A comunidade devota à São Miguel Arcanjo já se fazia presente no Heimtal desde os anos 1930. Assim, a influência do grupo alemão era tão forte que a Igreja Católica teve como padroeiro São Miguel Arcanjo, santo guerreiro admirado na Alemanha.

A estátua que permanece até hoje na Capela do Heimtal veio da Itália, já que os alemães possuíam bom entrosamento com os italianos.

Fonte: Capela do HEIMTAL: estudos para a conservação do patrimônio histórico-cultural / Elisa Roberta Zanon, Carolina Alves do Nascimento Alvim, Júlio César Filla, colaboração Karina Moritz. Londrina: 2016.

Foto por Acervo História/Geografia Secretária Municipal de Educação

Detalhe interessante da capela é o pedaço de parede aberto, protegido por um vidro.

Nele podemos ver que a capela foi construída em adobe, forma de construção em que os tijolos de barro são assentados com o próprio barro.

CÓRREGO MOSEL


A Capela do Heimtal encontra-se inserida na paisagem local da Zona Norte de Londrina, localizada na vertente esquerda da bacia hidrográfica do Córrego Mosel (afluente do Ribeirão Jacutinga).




Os córregos Mosel e Arroio Primavera possuem grande extensão de vegetação florestal, com algumas áreas de arbórea e rasteira.

Foto: Acervo Museu Histórico de Londrina

PRIMEIRO CEMITÉRIO DE LONDRINA

O cemitério do Heimtal fica localizado ao lado de uma área de preservação de mata nativa e foi o primeiro cemitério de Londrina e o segundo cemitério do Norte do Paraná - sendo o primeiro o de Jataizinho.

Entre os anos de 1931 e 1947 foram enterrados neste cemitério cerca de 300 imigrantes russos, alemães, tchecos, iugoslavos, italianos, romenos e poloneses. Também foram enterrados migrantes dos estados do Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Cemitério do Heimtal - Foto: Gina Mardones/Bonde

O QUE OS CEMITÉRIOS DIZEM SOBRE A HISTÓRIA DA SOCIEDADE?

Memento mori é uma antiga expressão em latim que significa "lembre-se de que você é mortal!". Ao contrário do que parece, os romanos usavam a expressão, não para representar uma visão fatalista da morte, mas sim como uma forma de valorização da vida. Os cemitérios são vistos como lugares que acolhem diferentes identidades, representando uma cultura.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Até a chegada do Cristianismo, os mortos eram enterrados afastados da cidade, mas com ele, os cemitérios foram movidos para o meio urbano, próximos às igrejas, representando principalmente a continuidade espiritual que se desejava no além vida. Mais tarde, foi instaurado o cemitério do tipo monumental, com grandes construções repletas de simbolismos, cruzes, altares e outros elementos religiosos. Hoje em dia, muito se tem falado sobre os cemitérios-parque, sem símbolos religiosos.

Fonte: GHISLENI, Camilla. Espaços sagrados: o que os cemitérios podem dizer sobre nossa história e sociedade?. Archdaily. 2021.

O QUE É O NECROCHORUME

O Chorume é caracterizado por ser uma substância líquida que resulta do processo de putrefação, ou seja, o apodrecimento de material orgânico.

O Necrochorume pode ser definido como o líquido resultante do processo de decomposição cadavérico, sendo formado por sais minerais, água, substâncias orgânicas degradáveis, vírus e bactérias e outros patógenos.

A maior preocupação em relação ao Necrochorume é seu impacto no meio ambiente, já que antigamente, os cemitérios eram construídos sem planejamento e em locais onde o subsolo é vulnerável, ocorrendo assim a inundação dos túmulos devido a drenagem precária.

Túmulo do Cemitério do Heimtal

LAGO CABRINHA

Fonte: Prefeitura Municipal de Londrina/Secretaria de Educação/Assessoria Pedagógica/Gerência de Ensino Fundamental/Apoio Pedagógico de História e de Geografia

Londrina possui um total de mais de 80 fundos de vale e 100 áreas com córregos e ribeirões. Desta forma, a cidade procura por iniciativas para cuidar destes espaços, tornando-os locais de visitação e preservação.

O Lago Cabrinha participa do projeto "Soluções Baseadas na Natureza", iniciativa do INTERACT-Bio do ICLEI América do Sul, que tem como objetivo apoiar os governos locais de diversos países do mundo para o correto aproveitamento da natureza em prol da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, visando a sustentabilidade ambiental e econômica.

Assim, Londrina vem recebendo suporte técnico e capacitação sobre trabalhos em biodiversidade. A intenção é viabilizar a implantação de ações focadas em conservar o meio ambiente e o desenvolvimento da cidade. O projeto teve início em 2017 e perdura até o momento.

Prevê o rearranjo das pedras rachão existentes no Lago Cabrinha, de maneira que elas formem pequenas piscinas escalonadas, sendo a primeira mais profunda que as seguintes. Será feito também o barramento com pedras grandes semiterradas e troncos, o solo será preenchido com pedras menores encaixadas e será colocado talude para posterior plantio de vegetação. Às margens, as pedras continuarão fazendo seu papel de contenção.

O objetivo das intervenções é que a energia das águas, que escoam das galerias do sistema convencional de drenagem pluvial, perca a velocidade, volume e força, evitando estragos pelo caminho, possíveis inundações e deslizamento de terra nas margens do córrego, assim como evitando a erosão do solo e o assoreamento do Lago Cabrinha. Já o plantio da vegetação adequada e nativa será usado para purificação das águas.

Fonte: IPPUL - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina. Ana Paula Hedler. 2021.

Foto: IPPUL

Foto: LondrinaTur

Foto: Prefeitura de Londrina

A PARTIDA DOS ALEMÃES

De acordo com De Almeida (1995), alguns fatores foram determinantes para o início da partida de grande parte das famílias alemães que moravam no Heimtal: a geada de 1942, as restrições aos imigrantes alemães quando o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, a proibição do ensino da língua alemã nas escolas e de sua utilização como meio de comunicação, e, por fim, a prisão de Carlos João Strass por quase um ano, o que desestruturou a liderança alemã no Heimtal.


Fonte: Capela do HEIMTAL: estudos para a conservação do patrimônio histórico-cultural / Elisa Roberta Zanon, Carolina Alves do Nascimento Alvim, Júlio César Filla, colaboração Karina Moritz. Londrina: 2016.