QUINTA PARADA

MERCADÃO SHANGRI-LÁ

O QUE VAMOS CONHECER NA QUINTA PARADA?

  • O JARDIM SHANGRI-LÁ

  • A HISTÓRIA DO MERCADÃO

  • SENSAÇÕES

  • ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT

O JARDIM SHANGRI-LÁ

A agricultura intensiva em Londrina começou no ano de 1927. O Jardim Shangri-la teve origem no loteamento da antiga Fazenda Coati, comprada pelo Dr. Affonso Camargo em 1928.

Os primeiros 40 mil pés de café de Londrina foram plantados por Bertoldo Durães onde hoje se localiza o Jardim Shangri-la.

O Jardim Shangri-lá foi projetado na década de 1950 e era destinado a dois segmentos de compradores:

O local está submetido à vários tipos de influência, tanto da Avenida Tiradentes como da Via Expressa Leste-Oeste, ambas situadas no principal espigão da região.

Fonte: "Arquitetura e Memória Coletiva Os Sentidos da Modernidade em Londrina: Praça 1º de Maio e Jardim Shangri-lá" - Organizadores: Ana Cleide Chiarotti Cesário Leandro Henrique Magalhães. 2016.

A HISTÓRIA DO MERCADÃO

Construído pela Construtora Veronesi, sua estrutura interna foi concebida mais para ser um espaço de exposições agrícolas e industriais do que propriamente um mercado.

Como o fornecimento de energia elétrica ainda era precário, foi projetado para receber luminosidade solar e ventilação natural.

Fonte: Memórias fotográficas: a fotografia e fragmentos da história de Londrina/ Paulo César Boni, Rosana Reineri Unfried, Omeletino Benatto - Londrina, 2013.

Fachada original do Mercado Municipal Shangri-lá - Início dos Anos 1950 - Acervo Museu Histórico de Londrina.

Notícia da Folha de Londrina, do dia 26 de junho de 1956.

Acervo Museu Histórico de Londrina.

Na fachada pintada a mão, na entrada do Mercadão, está o ano de sua inauguração: 1954.

Contudo, segundo os próprios comerciantes do local, o funcionamento do Mercadão Shangri-la começou mesmo no ano de 1968, já que antes, este era apenas um barracão desativado.

Sua planta baixa mostra uma edificação em forma de trapézio, sendo o lado menor a frente do prédio e o maior os fundos. A fachada principal se completa com uma pequena praça.

O miolo do Mercadão foi todo ocupado por salas construídas no espaço em que antes haviam bancadas. Atualmente esse espaço é usado como depósito das lojas. Com isso, o sistema de iluminação e aeração natural perdeu sua eficácia, ainda mais depois que alguns lojistas aproveitaram o alto pé direito e construíram mezaninos para o apoio de seus comércios.

Ao longo dos anos, foi se formando ao seu redor uma pequena "mancha" comercial, com vendas de produtos e serviços semelhantes ao do Mercado, como floricultura, jardinagem, restaurantes, móveis artesanais, entre outros.

Fonte: "Arquitetura e Memória Coletiva Os Sentidos da Modernidade em Londrina: Praça 1º de Maio e Jardim Shangri-lá" - Organizadores: Ana Cleide Chiarotti Cesário Leandro Henrique Magalhães. 2016.

Atualmente o Mercadão Shangri-la possui 25 lojas distribuídas em 60 boxes. O pavilhão é uma obra de linguagem modernista e que hoje pertence à COHAB-LD.

Placa de entrada - Foto: Marina Galli

Entrada - Foto: Marina Galli

SENSAÇÕES

Shangri-lá, de acordo com a obra literária de James Hilton (1925), significa "horizonte perdido".

Fala sobre um local paradisíaco, com paisagens exuberantes, onde o tempo se detém em um ambiente de felicidade, saúde e convivência harmoniosa.

Fonte: https://www.dicionarioinformal.com. br/significado/xangrila/642/. Acesso em: 08 abr. 2019.

Assim, quando entramos no Mercado Shangri-lá, nos deparados com uma infinidade de cheiros, cores e texturas.

São vendedores de frutas, castanhas, chás e raízes. Temperos, doces e artesanatos.

Podemos encontrar a culinária árabe e oriental no mesmo local.

Os visitantes também se deparam com uma infinidade de fornos, peixarias e lojas de bebidas e podem parar para comer um pastel no final do passeio.

ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT

A Escola Municipal Santos Dumont, situada na Fazenda Bela Vista, iniciou suas atividades em 1945, com um decreto do prefeito José Munhoz de Mello. Foi a primeira escola municipal de Londrina.

A Escola leva esse nome por estar localizada no bairro Vila Industrial, em que as ruas levam nomes de inventores, daí o nome de Santos Dumont, pai da aviação.

Fotos: Redes Sociais da Escola

Iniciou seu funcionamento com apenas uma sala de aula, no terreno doado pelo Senhor Eduardo Hosken.

Em 1965, na administração do prefeito Dr. José Hosken de Novaes, foi construído o prédio com duas salas de aula e uma cantina.

Em 1971, na administração do prefeito Dalton Paranaguá, foi novamente ampliada em mais uma sala de aula. Nesse ano foram matriculados 239 alunos, havendo 12 professoras.

No ano de 1973, com o prefeito José Richa, recebeu nova ampliação, sendo construída uma nova cantina e uma área coberta para a merenda escolar. Nesse ano contava com 286 alunos, 12 professores e a diretora.

Em 1976 o terreno ao lado da escola foi desapropriado. O local é a quadra de esportes.

Desde sua criação até hoje, a escola atende da primeira a quarta série, e a partir de 1995 começou a atender também a pré-escola. Também já atendeu a Educação Integral e Mobral (adolescentes e adultos).

Fonte: Portal da Prefeitura de Londrina. 2022.

Foto: Redes Sociais da Escola