Elon Musk em suas Próprias Palavras (Notas de Livro)

Elon Musk em suas Próprias Palavras

Organizado por Jessica Easto

Tradução Edmundo Barreiras

Rio de Janeiro: Agir, 2022

 

 

Introdução

Elon Musk quer mudar o mundo. Se a pesquisa para este livro me ensinou alguma coisa, é que a ambição assumida e incontida incomoda (ou enfurece) as pessoas pelo menos tanto quanto as inspira.

Segundo as palavras de Musk, os “Estados Unidos é o maior país que já existiu na Terra” — para estar na melhor posição para fazer a diferença. Na faculdade, decidiu que os campos que teriam mais probabilidade de causar um impacto no futuro há humanidade incluíam a internet, viagens espaciais e energia sustentável.

A SpaceX é uma empresa privada que tem como propósito “revolucionar a tecnologia espacial com objetivo final de permitir que pessoas vivam em outros planetas”.

Em 2004, Musk se juntou à recém-criada Tesla Motors e determinou como missão da empresa “acelerar a transição do mundo para energias sustentáveis” fazendo carros totalmente elétricos que são práticos, divertidos, rápidos, bonitos e disponíveis para qualquer um. Quando a Tesla anunciou o tão esperado Modelo 3 para a comercialização em massa em março de 2016, ele obteve perto de quatrocentas mil reservas em apenas duas semanas.

Entre a SolarCity, a Tesla Energy e a Tesla Motors, Musk acredita ter criado uma solução completa para todos os elementos da energia sustentável: criação, armazenamento e transporte.

Musk é um inconformista e visionário: engenheiro por desejo e um empreendedor por necessidade.

A verdade é que mesmo que todos os seus empreendimentos fracassassem hoje, os esforços de Musk já aceleraram o progresso da humanidade na direção de energias sustentáveis e da civilização multiplanetária.

Em 2015, Musk foi um dos fundadores da OpenAI, uma empresa sem fins lucrativos dedicada a garantir que a inteligência artificial permaneça como uma tecnologia de código aberto para que todos tenham acesso a seus benefícios.


Parte 1 — Começando

Os Primeiros Anos

Quando eu era criança, lia livros em qualquer lugar o tempo inteiro. (2010)

As gangues más escolhiam suas vítimas, e eu era uma delas. (2015)

Quando eu tinha, não sei, cinco ou sei anos, achei que era louco. As mentes dos outros não estavam explodindo como a minha. (2018)

Pareço ter um grande empenho inato. (2018)

Aprendi que o difícil é descobrir que pergunta fazer. O que vem depois é fácil. Para isso, seria necessário aumentar o escopo e a escala da consciência humana para entender melhor que pergunta fazer. (2012)

Na faculdade pensava: “Bem, quais são as coisas com mais chances de afetar o futuro da humanidade em um nível macro?” (2015)

Em 1995, achava que a internet teria grande efeito para a humanidade. (2014)

Eu tenho simplesmente coisas demais na cabeça. Sabe, é como ter muitas janelas abertas no navegador ou algo assim. (2020)

Eu queria estar onde pudesse causar um impacto sobre a tecnologia. (2020)

Aprendizado e lógica

Quando o diretor da escola assumiu a cadeira de matemática, tínhamos que trabalhar como se a casa estivesse em chamas pela primeira metade da aula e fazer trabalho de casa extra.  (2015)

Você quer que as coisas sejam como deseja que sejam, por isso tende a filtrar informação que não devia filtrar. (2011)

Você deve reduzir as coisas a suas verdades fundamentais e pensar a partir disso em oposição a pensar por analogia. (2013)

É importante ver o conhecimento como uma espécie de árvore semântica — assegure-se de entender os princípios fundamentais, ou seja, o tronco e os galhos grandes, antes de chegar às folhas/detalhes, ou não vai sobrar nada ao qual elas possam agarrar. (2015)

Uma educação universitária é frequentemente desnecessária. Isso não quer dizer que ela seja desnecessária pra todas as pessoas. (2013)

Há exemplos de empreendedores de sucesso que nunca terminaram o ensino médio, e há outros que têm PhDs. Acho que o princípio importante é se dedicar a aprender o que você precisa aprender, seja na escola, seja na empresa. (2003)

As pessoas aprendem e estão interessadas em coisas diferentes e em ritmos diferentes. Você precisa desconectar toda essa coisa de notas e matérias. Permita que as pessoas avancem no próprio ritmo e possam se interessar pelas matérias que escolherem. (2013)

Eu me preocupo muito com a verdade das coisas e com tentar entender a verdade das coisas. (2014)

Leis da termodinâmica: 1) você não pode vencer; 2) você não pode empatar; 3 você não pode parar de jogar. (2020)

Ciência é descobrir as verdades essenciais sobre o que existe no universo, engenharia é sobre criar coisas que nunca existiram. (2020)

Os Estados Unidos são uma nação de exploradores. Vieram para cá pessoas de outras partes do mundo que decidiram abrir mão do conhecido em favor do desconhecido. (2017)

Você não precisa de faculdade para aprender coisas. Tudo está disponível, basicamente de graça. (2020)

Se você não fizer coisas, não há coisas. (2020)

Negócios

Não faz sentido gastar o seu tempo em coisas que estão funcionando bem. Gaste seu tempo em coisas que estão funcionando mal. (2013)

O lucro significa apenas que as pessoas estão pagando pelo que quer que você esteja fazendo do que está gastando em criá-lo. (2013)

Um pequeno grupo de pessoas tecnicamente fortes sempre vai superar um grupo grande de pessoas moderadamente fortes. (2005)

Peço para eles me contarem coisas de suas carreiras e alguns dos problemas mais difíceis que enfrentaram. (2014)

É muito difícil encontrar alguém para fazer uma empresa crescer. (2014)

Tento ser um bom chefe na maior parte do tempo — não o tempo inteiro. (2015)

Estagiários são ótimos porque não sabem o que é impossível. (2016)

A regra básica para reuniões é que a menos que a pessoa esteja obtendo um valor enorme da informação que está recebendo ou esteja contribuindo para a própria reunião, ela não devia estar presente. (2015)

Sempre solicite um feedback crítico, especialmente de amigos. Porque, em geral, eles estão pensando nisso, mas não vão lhe dizer. (2013)

Regras e regulamentos são imortais. E se você continua a fazer mais deles todos os anos, e não faz nada para removê-los, depois de algum tempo não vamos conseguir fazer nada. (2020)

Eu adoraria delegar mais se isso fosse possível. Mas a realidade prática é que não posso delegar porque não consigo encontrar pessoas para quem delegar. (2020)

 

Parte 2 — Crescimento

Inovação, Tecnologia e o Futuro

Acho que vale a pena pensar se o que você está fazendo vai ou não resultar em uma grande mudança. (2014)

A coisa mais incrível que temos hoje é a internet e o acesso a toda a informação do mundo de qualquer lugar. (2015)

Acho que a inteligência artificial vai ser incrivelmente sofisticada em vinte anos. A preocupação é de que alguém possa utilizá-la de um jeito que seja ruim. (2015)

Há uma frase de lorde ActonO poder corrompe, e o poder absoluto corrompe totalmente” — que é: “A liberdade consiste na distribuição do poder e o despotismo, em sua concentração.” Acho que é importante se temos esse poder incrível da inteligência artificial que ela não fique concentrada nas mãos de poucos. (2016)

Já somos ciborgues. Você tem uma versão de si mesmo ou uma versão parcial de si mesmo on-line na forma de seus e-mails, suas mídias sociais e todas as coisas que faz. (2016)

Muitas pessoas superinteligentes quebraram a cabeça para aperfeiçoar baterias. No final acaba tendo uma melhora de 5% a 8%. (2015)

Você só pode ir lá a cada dois anos porque a sincronização orbital da Terra e de Marte ocorre aproximadamente a cada dois anos. (2015)

As primeiras viagens a Marte vão ser muito perigosas. Seria, basicamente: você está preparado para morrer? Se isso não for problema, então é um candidato a ir. (2016)

O que muitas pessoas não apreciam é que a tecnologia não se aperfeiçoa automaticamente. A tecnologia só se aperfeiçoa se muitas pessoas trabalham muito duro para torná-la melhor. (2016)

Se o futuro não inclui estar lá fora em meio às estrelas e ser uma espécie multiplanetária, acho terrivelmente deprimente que esse não seja o futuro que vamos ter. (2017)

A coisa que me motiva é querer ser capaz de pensar sobre o futuro e me sentir bem em relação a isso. (2017)

A inteligência artificial é um risco existencial fundamental para a civilização humana, e acho que as pessoas não compreendem isso totalmente. (2017)

Se você perguntasse às pessoas, digamos, em 1900 “Qual a chance de o homem pousar na Lua?”, elas teriam dito: “Isso é ridículo.” (2017)

Entrar em um carro vai ser como entrar em um elevador — você simplesmente diz a ele aonde quer ir e ele o leva lá com níveis extremos de segurança. (2017)

A inteligência artificial é que você pode ver o avanço dela como solucionando coisas com cada vez maiores níveis de liberdade. (2019)


Tesla

Construa um carro esporte.

Use esse dinheiro para construir um carro acessível.

Use esse dinheiro para construir um carro ainda mais acessível.

Enquanto estiver fazendo o progresso acima, providencie também opções de geração de energia com emissão zero.

Não conte para ninguém. (2006)

Nosso objetivo não é ser uma grande marca nem competir com a Honda Civic. Na realidade, [é] promover a causa dos veículos elétricos(2013)

A motivação da Tesla é tornar o transporte elétrico o mais acessível possível. (2016)

Quando cometemos erros, é só porque estávamos sendo tolos ou estúpidos ou seja lá o que for, mas as decisões são tomadas com as motivações certas. (2016)

“Olhem, a Tesla tem uma forte motivação ideológica, então vocês não devem investir nela se discordam disso.” (2015)

Nós não queremos nos sair bem devido ao fracasso da concorrência. Nós devemos nos sair bem porque fizemos bons carros. Essa é a única razão. (2015)

Para investidores de longo prazo na Tesla, as flutuações de curto prazo não são importantes. Nós adequamos nossas ações e nossos pronunciamentos aos investidores de longo prazo. (2015)

Temos uma filosofia de aperfeiçoamento contínuo. (2015)

Existe alguma empresa que não tenha perdido talento em algum lugar da Terra? Bom, claro que não. Há atritos em toda empresa. O que importa é: qual a longevidade dos executivos e pessoal chave da empresa? (2015)

Quando cito um cronograma, é na verdade o cronograma que acredito ser verdadeiro. Pode ser ilusório, mas não é falso. (2016)

Foi basicamente: é, vamos fazer essa transmissão na internet. O boca a boca cresce como um incêndio descontrolado. (2016)

Todos os jogos de bateria da Tesla são atualmente reciclados. (2015)

Tornei um princípio na Tesla que nunca deveríamos tentar fazer da assistência técnica um centro de lucros. Não me parece certo que empresas tentem lucrar com clientes quando o seu produto quebra. (2014)

Minha preocupação é alcançar os limites de acessibilidade, pois, mesmo que o valor do dinheiro seja infinito, se as pessoas não tiverem dinheiro suficiente para comprar, elas não comprarão. (2020)

Quando começaram a fazer TVs, fizeram uma pesquisa nacional, acho que devia ser 1946, 1948, com essa famosa pergunta: “Você algum dia vai comprar uma TV?”, e tipo 96% das pessoas que responderam disseram “Não”. (2020)

Minha premissa é nunca convencer as pessoas dos motivos para investirem na Tesla. Venda suas ações, eu não me importo. (2020)

Carros elétricos são o futuro. (2020)

A Tesla devia realmente ser avaliada pelos anos em que aceleramos o advento de energia sustentável. (2020)

Acho que um Tesla é a coisa mais divertida que você pode comprar. Foi para isso que ele foi feito... Não é exatamente um carro. É na verdade uma coisa para maximizar o prazer. (2018)

 

 Ambientalismo e Energia Sustentável

É bem surpreendente como as pessoas sabem pouco de geociências, mesmo coisas simples como o ciclo de carbono. (2015)

A pergunta não é: “Pode provar que estamos tornando o planeta mais quente?”, mas “Pode provar que não estamos?” E você não pode. (2012)

Se não tivermos geração sustentável de energia, não há como conservar nosso caminho para um bom futuro. (2013)

Carros rodando a gasolina ou diesel são um subsídio do bem público. Eles estão gastando capacidade de carbono do oceano e da atmosfera. (2016)

Sobre a interferência mínima do governo na economia — o governo deve ser juiz, não o jogador. (2013)

Estamos aqui, na verdade, jogando um jogo louco com a atmosfera e os oceanos. Estarmos extraindo quantidades enormes de carbono das profundezas do subsolo e botando isso na atmosfera. Isso é loucura. Não devíamos fazer isso. (2018)

Para solucionar a questão das energias renováveis, precisamos de produção sustentável de energia, o que vai chegar primeiro na forma de energia solar. (2016)

Acho que enquanto continuarmos preocupados e interessados e trabalharmos duro na direção da sustentabilidade, vamos alcançar a sustentabilidade. (2020)

SpaceX

Quando as pessoas me perguntam por que comecei uma empresa de foguetes, eu digo: "Eu estava tentando aprender como transformar uma grande fortuna em uma pequena." (2005)

Na verdade descobri que a NASA não tinha planos para mandar pessoas para Marte nem de volta para a Lua. (2013)

Se eu pudesse pagar por isso, achei que seria um gasto de dinheiro meritório, sem expectativa de retorno financeiro. (2012)

De que um foguete é feito? Ligas de alumínio de padrão espacial, além de algum titânio, cobre e fibras de carbono. (2012)

O objetivo da SpaceX é revolucionar as viagens espaciais. (2014)

A provável vida útil da civilização humana é muito maior se formos uma espécie multiplanetária em oposição a uma espécie de um único planeta. (2015)

A vida deve ser mais do que solucionar problemas. (2011)

Um [problema] é a incrível aversão ao risco dentro de grandes empresas aeroespaciais. (2012)

Nosso ritmo de inovação é muito, muito mais rápido que o das grandes empresas aeroespaciais ou sistemas impulsionados por países. (2014)

Um foguete total e rapidamente reutilizável - o que nunca foi feito antes - é a inovação necessária para reduzir substancialmente o custo de acesso ao espaço. (2014)


Engenharia, Design e Produção

Minha formação foi em física e economia, e cresci em uma espécie de engenharia. Construía modelos de foguetes, pois na África do Sul não havia foguetes pré-fabricados. (2012)

Se dependesse de mim, eu apenas ficaria fazendo engenharia o dia inteiro e projetando coisas, testando e experimentando coisas diferentes. (2020)

Se você voltar algumas centenas de anos, o que achamos normal hoje pareceria magia — conseguir falar com pessoas a longa distância, transmitir imagens, voar, acessar enormes quantidades de informação como um oraculo. (2012)

Em termo de aspirações, estamos em busca do ideal platônico do carro perfeito. (2016)

A Tesla acredita fortemente em fazer coisas. Eles (Google e Apple), não. Acreditamos em fabricação. (2016)


Parte 3Bom Humor, Sabedoria e Valores Pessoais

Riqueza e Dinheiro

Meu faturamento com o PayPal depois dos impostos foi de cerca de US$ 180 bilhões. Cem deles foi para o SpaceX, setenta para a Tesla e dez para a SolarCity. (2012)

Acredito firmemente nisso: não peça a investidores para investirem o dinheiro deles se você não está preparado para investir o seu dinheiro. (2016)

Sobre suas esperanças para seus filhos. Eles não devem ser criados em berço de ouro. Espero que façam engenharia, ou escrevam livros...  (2007)

Dinheiro é uma espécie de banco de dados para guiar as pessoas em relação ao que elas devem fazer. (2020)

Devíamos ter, eu acho, menos pessoas fazendo direito e menos pessoas fazendo finanças, e mais pessoas fazendo coisas. (2020)

Superando a Controvérsia

Ao tentar coisas diferentes, você precisa ter aceitação do fracasso... o fracasso deve ser uma opção. (2020)

Você na verdade devia adotar a abordagem de que as restrições que lhe são dadas certamente estão erradas em algum nível... (2019)

É muito mais fácil ser mau nas mídias sociais do que ser mau pessoalmente. (2018)

E você sabe, é claro, sou socialmente muito liberal. E na economia, à direita do centro, talvez, ou centro. Não sei. Obviamente não sou um comunista. (2020)

Sempre assuma a posição de que você está, de certa forma, errado, e seu objetivo é estar menos errado com o tempo. (2020)

Se alguém recebe um lugar de confiança na sociedade, como ser um policial ou um juiz, e essa pessoa é corrupta, então temos de ficar extravigilantes contra essas situações e tomar atitudes. (2018)

Eu definitivamente não demito pessoas talentosas, sabe, a menos que não haja opção... e absolutamente não sem aviso. (2020)

Algumas pessoas usam o cabelo para se expressar; eu uso o Twitter. (2020)

 

Lições de Vida

Há três coisas que procura: disposição de manhã para fazer o seu trabalho, uma recompensa financeira significativa e quer ter um possível efeito no mundo. (2008)

O primeiro passo é determinar que uma coisa é possível; aí a probabilidade vai acontecer. (2012)

A vida é curta demais para ressentimentos de longo prazo. (2007)

No convencimento do público. Que mensagem vamos tentar transmitir? Ao que as pessoas vão reagir? Ao que eu reagiria se eu fosse uma espécie de membro objetivo do público? (2015)

Eu me preocupo muito com a verdade das coisas e em tentar entender a verdade das coisas. (2018)

Em geral, acho que devíamos nos preocupar com qualquer coisa que seja uma grande violação de nossas liberdades civis. (2020)

Prefiro ser otimista e estar errado a ser pessimista e certo. (2018)

 

 

 

 

 


 






Fonte de Consulta

autoBild.tv

BBC

Bloomberg

CHM Revolutionaries

CNN

Conferência Code

Conferência Mundial de Inteligência Artificial

Conferência SXSW

Congresso Astronáutico Mundial 

Congresso Mundial da Automobile News

Cúpula do Governo Mundial

Cúpula Web 2.0

Em Conversas com Bill Gates

Everyday Astronaut

GQ

Khan Academy Chats

Morning Edition

Palestra na Universidade Stanford

PandoMonthly

Reddit AMA

Reunião de Investidores da CLEAN-tech

Revista Smithsonian

Satellite

Série do Y Combinatur "How to Build the Future"

Simpósio da Guerra Aérea

STVP Future Fest

Sway, “Elon Musk: ‘A.I. Doesn’t Need to Hate Us to Destroy Us’”

TED Talk

The Joe Rogan Experience

Third Row Tesla Podcast

Twitter

Vogue

Who’s Time

Wired