Economia

Economia é o esforço que o homem faz para transformar os bens naturais em bens úteis. Segundo a teoria econômica, os bens são considerados úteis porque obtêm preço no mercado. Em função da escassez e limitação dos bens, os preços podem ser altos ou baixos. Exemplo: o diamante tem preço alto porque é raro, enquanto a água tem preço baixo porque é abundante.

A economia trata do bem-estar do ser humano. Sua finalidade é satisfazer as necessidades humanas. De acordo com os princípios da racionalidade econômica, deve-se produzir a maior quantidade de bens e serviços com o menor custo possível. Para tanto, os empresários se utilizam das técnicas de produção, cada vez mais sofisticadas, a fim de aumentar a produtividade e ter ganhos crescentes na escala de produção.

O funcionamento de um sistema econômico baseia-se na produção, na repartição, na circulação e no consumo das riquezas. Os agentes econômicos, ao transformarem os bens naturais em bens úteis, incorrem em alguns custos: compra da matéria prima, salários, juros, aluguel, impostos e outros. Após computar os gastos, esperam obter um lucro pela venda do produto final.