Será que é possível um salvo, guiado pelo Espírito Santo manter-se fora do convívio de uma igreja local?
HÁ QUATRO TIPOS DE IGREJA...
1- A Pessoal... é a individual, cada pessoa é igreja, cada salvo, cada trigo, cada ovelha. Mesmo que esta pessoa vá morar no deserto, sem contato nenhum com igreja nenhuma, ele vai continuar sendo igreja de Cristo, preconceito e intolerância nenhuma vai mudar isto.
2- A Local... é a igreja visível, a formada por joio e trigo, a que, muitas vezes, se confunde com um templo, um patrimônio físico ou com uma instituição legalizada juridicamente. É um grupo de pessoas que se apresenta como igreja cristã, e disposta a viver sob uma mesma liderança, doutrina, prática e cultura.
3- A Denominacional... é igreja visível, um conjunto de igrejas locais, formadas por joio e trigo que, muitas vezes, se confunde com uma marca, um patrimônio, uma nomenclatura, uma instituição legalizada, uma estrutura maior e mais abrangente. Um conjunto de igrejas locais que assumem estarem dispostas a se submeterem a uma liderança, doutrina, prática e cultura.
4- A De Todos os Tempos... é a igreja invisível. É a reunião espiritual de todas as pessoas salvas, todos os trigos e ovelhas em todos os tempos, em todas as nações, em todas as religiões, gente salva dentro e fora do judaísmo e cristianismo, como foi Melquisedeque e outros no Antigo Testamento, e as muitas ovelhas de Jesus que não fazem parte do rebanho cristão, como disse o próprio Jesus.