sobre
DIABO

ÍNDICE

menu simples à esquerda

menu geral abaixo

PÁGINAS RELACIONADAS estão no MENU GERAL (índice), a partir do link 27

ATENÇÃO

Antes de julgar e condenar as pessoas e suas situações e condições, a partir do preconceito e intolerâncias de muitos líderes religiosos, estude, saiba, pesquise o que o histórico pessoal, social e existencial promoveu a cada pessoa; não se prenda aos erros humanos cometidos por muitos, mas ao muito que esse assunto tem a oferecer ao bem coletivo, ao bem social de todos e suas dificuldades existenciais, que é o que mais agrada ao coração de Deus; nesse sentido é que somos sal da terra e luz do mundo.

DIABO

Diabo (do latim diabólus, por sua vez originado do grego antigo (διά+βολος), transl diá(mediante/passar de/através de)+bolos (recusar, retrucar, argumentar), entendido como "negador", "caluniador", "opositor", ou "acusador"[1](aquele que nega). No Brasil há diversos apelidos como: Maligno, Coisa-ruim, 7-Peles, O inimigo, Satanás, Tinhoso, Capêta, Capirôto, Satã, Peralta, Dêmo, Belial, Demônio, Cão, Desgraçado, Maldito, Anjo-Mau, Belzebu, Príncipe-das-Trevas, Pai-da-Mentira, Chifrudo, "deus-deste-mundo", Mafarrico, Malfazejo, No Rio Grande do Sul chamado de Sanguanel,[2] é o título mais comum atribuído à uma ou mais entidades sobrenatural maligna da tradição cristã. É tratado como a representação do mal, em sua forma original de um anjo querubim, responsável pela guarda celestial,[3] que foi expulso dos Céus por ter criado uma rebelião de anjos contra Deus com o intuito de tomar-lhe o trono ou imitar a glória do Criador.[4] Com seu parecer desconhecido, muitas são as tentativas de reproduzi-lo. A Bíblia retrata a figura de um anjo querubim de alta hierarquia portador de grande beleza, perfeição, sabedoria e luz que se rebelou contra Deus. A imagem folclórica mais popular lhe retrata a ter uma cor vermelha, com feições humanas monstruosas mas com chifres, rabo pontiagudo e um tridente na mão, para remeter a um cetro ou objeto de tortura.

Outra forma também comum quanto a aparência no meio ocultista corresponde à de um ser metade humano, metade bode, com o pentagrama invertido inscrito no corpo (ver: imagem de Baphomet).

SATANÁS

Satanás ou Satã (do hebraico שָטָן trasnl: Satãn, adversário,[1] no koiné Σατανάς Satanás; no aramaico צטנא, em árabe شيطان) é um termo originário das religiões Abraâmicas do Mediterrâneo geralmente aplicado à personificação do Mal em religiões monoteístas.

MENU GERAL