ÍNDICE

menu simples à esquerda

menu geral abaixo

PÁGINAS RELACIONADAS estão no MENU GERAL (índice), a partir do link 20

DEPOIMENTO

Desde 1992 até 1920, fui Pastor de uma igreja que, ao mesmo tempo, foi muito ativa em várias áreas que, na verdade, biblicamente, é responsabilidade religiosa, espiritual e social de uma igreja neste mundo para que que seja Sal da terra e Luz do mundo. Para tanto, a igreja estava cumprindo seu papel através de vários ministérios, vários grupos de lideranças e pessoas que compreendiam ser da vontade de Deus que atuassem naqueles respectivos ministérios. Eram todos fazendo tudo em nome de todos, no Reino do Senhor. Entre as lideranças que o Senhor plantou entre nós, naqueles anos, um foi o Pr. Estevão Almeida Vilas Boas. Este irmão foi surpreendente em alguns ministérios, principalmente no de Evangelismo, quando algumas igrejas foram plantadas na cidade e região, através de sua liderança e atuação; também foi muitíssimo útil no ministério de Relações Públicas. Atuando neste ministério, ele entendeu de Deus a responsabilidade de iniciar projetos sociais importantes, como o Recicloil que retirava óleos caseiros da natureza para produção de produtos de limpeza; e também o projeto social da Casa de Apoio. Neste contexto, da mesma forma, Deus o cercou de pessoas abençoadoras em muitos sentidos, como o Valber Laiber, o Josué Miranda e outros e outras também.

A Casa de Apoio Solidário foi um projeto que nasceu, da parte do Senhor Deus no coração do Pr. Estevão Vilas Boas, como ele mesmo tem testemunhado, e como temos presenciado pessoalmente como admirador e como seu Pastor naquela oportunidade. Desde o início, o objetivo deste projeto é o de facilitar a igreja, desejosa de representar bem o Reino de Deus, que inclui a vontade dEle em amar e abençoar a todas as pessoas, principalmente as mais carentes, a imitar Jesus em Sua relação com os necessitados de Seu tempo. A Casa de Apoio, pois, tornou-se uma porta aberta para as muitas pessoas que, no extremo sul do estado, e de outros estados, acompanhavam familiares hospitalizados em Teixeira de Freitas. O projeto incluia oferecer estadia com cama, alimentação, ambiente favorável, atendimento psicoterápico, espiritual e outras atividades da melhor qualidade possível. O melhor deste projeto ainda não era tudo isto, mas sim a paixão que fazia brotar na face, nos gestos, na emoção e no profundo empenho que o Pr. Estevão Vilas Boas vivia e demonstrava a todos que minimamente observasse.

As dificuldades dentro da igreja... Por estar comprometida com várias frentes de atuação em relação aos seus membros e à sociedade em geral, a igreja encontrou muitos limites para atender ao importante projeto que nascia no coração do Pr. Estevão Vilas Boas. Financeiramente, era muito pouco o que estava reservado para aquele ministério no orçamento mensal da igreja, e isto foi um dos entraves internos para aquela obra. Este ministério em si, era composto por poucas pessoas, em relação a outros, e isto foi também outra dificuldade. Além de tudo, na compreensão da maioria da igreja, este projeto poderia até ser importante, mas outros já em atividade, se mostravam mais importantes, e, mais ainda, este foi outro fator dificultoso para o desenvolvimento do projeto na vida da igreja. Porém, entre outras situações que se apresentaram favoráveis, a igreja votou a doação de um lote valoroso que lhe pertencia, buscando facilitar a instalação desta obra. O interessante nisto tudo vai além das dificuldades e das poucas facilidades que surgiram para o desenvolvimento desta obra. A postura otimista e confiante do Pr. Estevão Vilas Boas, notadamente, se tornou um exemplo do que seja ter certeza da vontade do Senhor, e da responsabilidade que entende ter recebido pessoalmente de Deus. Ele continuou resistente, determinado, teimando no bom uso do que surgia apreciável, por menor que fosse, e também teimando em incentivar pessoas a encontrar outras soluções, mesmo aquelas que já se mostravam muito difíceis.

As dificuldades fora da igreja... Ao mesmo tempo, muitas dificuldades apareciam fora do contexto da igreja. Muita gente foi consultada e demonstraram interesse, porém não apareciam condições para que o projeto se concretizasse. Foi do coração do Pr. Estevão Vilas Boas que surgiu a ideia de trazer muitos interessados a um encontro, a um café, a uma reunião de onde os envolvidos tomaram a iniciativa de dar um ponta pé inicial. Aconteceu, a primeira cena surgiu, muitos interessados na igreja e mais de fora, influenciados pela visão social do projeto, alugaram uma residência, e o trabalho social começou. e muitas gente passou a ser beneficiada diretamente, o que posicionou a igreja como ainda mais muito útil à sociedade. Dificuldades continuaram, a busca por doações para manter o serviço já iniciado, continuou. Mas, de novo, o interessante em tudo isto, não foram os passos vitoriosos que o projeto passou a desfrutar, nem as dificuldades que continuaram obrigando os limites aos objetivos propostos naquele serviço social, mas, sim, o desempenho apaixonado e inspirador do Pr. Estevão Vilas Boas, diante das facilidades e das dificuldades vividas naquele momento inicial.

Os anos se passaram... Com altos e baixos, com facilidades e dificuldades, o tempo passou; um, dois, três anos ou mais, vieram e trouxeram muitos motivos para alegrias e sucesso, a pesar de tudo e de todas as noites mal dormidas. Mesmo com contrariedades vividas dentro da igreja, e com algumas pessoas da mesma, muitas e muitas pessoas continuaram sendo bem recebidas, bem cuidadas, bem alimentadas, bem protegidas, bem atendidas em suas necessidades espirituais e emocionais. Os acompanhantes de hospitalizados, e muitas vezes, pelos que foram internados, por uns cinco ou mais dias em média, com alguns chegando a quase um mês, vindos inclusive do Pará, do Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e de cidades baianas dentro e fora do extremo sul da Bahia, todos foram muito bem recebidos em suas necessidades. Com tudo isto o Pr. Estevão Vilas Boas tem buscado encontrar meios seguros para a manutenção desta obra. Há prefeituras que ajudam, há também empresas, banco,  e particulares que mensalmente contribuem, o que tem facilitado o desafio que nestes anos têm surgido. Isso inclui os anos de pandemia, quando acompanhantes continuaram  carecendo de atenção, doentes continuaram precisando deixar suas cidades para virem aos tratamentos aqui na cidade.

O Hospital Evangélico... Com tudo isto, e com todo o resultado já mencionados aqui, Deus está levantando um novo projeto no coração do Pr. Estevão Vilas Boas e o Valber Laiber. Além das muitas pessoas que foram e estão sendo abençoadas pela grande obra da Casa de Apoio que cada vez mais se agiganta socialmente, muito mais gente está sendo vislumbrada para estes benefícios. Inicialmente há a ideia de um ambulatório para atender acompanhantes de enfermos internados no hospital municipal, bem como aqueles que após a hospitalização continuassem precisando de atenção médica. Por trás disto tudo está uma enorme vontade de atender ao que compreendem ser a vontade do Senhor fazendo o Reino de Deus ser atuante como Luz do mundo e Sal da terra, exatamente como Jesus foi e fez nas sociedades por onde passou.

INSTITUIÇÃO

PSCAPS-CASA DE APOIO SOLIDÁRIO, & CAPELANIA HOSPITALAR


É uma iniciativa filantrópica solidária sem fins lucrativos, da IbCntral, em parceria com autoridades, empresários e voluntários, da cidade e região, interessados em desenvolver o amor solidário ao próximo; Acolhendo pessoas que acompanham pessoas em busca de tratamento de saúde e aguardam atendimento médico, e internação nos hospitais públicos e privados parceiros, na cidade Teixeira de Freitas-Ba, advindos do interior do município, Cidades da região e outros Estados, e não tem onde se hospedar, e não tem condições financeira, para arcar com alimentação e hospedagem; amando, cuidando e ajudando a quem precisa, e oferece aos acolhidos: hospedagem, Café da manhã, almoço, café da noite e dormida para 20 pessoas, dentro das suas possibilidades, Orientações Espirituais, Psicológicas, Psicanalíticas, Terapia familiar, e outras 0rientações junto aos órgãos públicos sobre seus direitos e deveres do cidadão, que venham ajudar a quem precisa.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PSACPS CASA DE APOIO SOLIDÁRO, & CAPELANIA HOSPITALAR;


NA CASA DE APOIO, Se acolhe, e da hospedagem aos acompanhantes de pessoas internadas nos hospitais públicos e privados parceiros, dando hospedagem, alimentação e dormida para 20 pessoas diária, enquanto seus pacientes recebem alta dos hospitais, e outros benefícios de maneira gratuita;

NA CAPELANIA HOSPITALAR, Se ajuda as pessoas através de, uma equipe de Capelães preparados para cuidar e ajudar as pessoas que aguardam atendimento médico, que todos os dias vão aos Hospitais: UMMI E REGIONAL, levando Kits de; Café, Achocolatado, Chá, e biscoitos, literatura Bíblica, e de auto ajuda, e outros, para dá as pessoas que ficam aguardando atendimento médico, muitos deles advindos do interior do município, e outras cidades, e estados, sem café, e sem um lanche, fazendo isto tudo por amor a Deus, e ao próximo, de maneira gratuita procurando fazer o bem a quem precisa de nossa ajuda.


COMO É FEITO ESTE TRABALHO DE AJUDA, ÁS PESSOAS DA CASA DE APOIO SOLIDÁRIO, & CAPELANIA HOPSITALAR?

E um trabalho feito por amor e obediência a Deus, procurando ajudar as pessoas que vem a nossa cidade em, busca de tratamento de saúde e atendimento médico e internamento nos hospitais públicos e privados e não onde se hospedar, e não tem condições financeiras para arcar com alimentação e hospedagem, através de doações e parcerias de autoridades, empresários e voluntários teixeirense de corações generosos desejosos em desenvolver o amor solidário, que apoiam e acreditam neste projeto social solidário e se dispõem em ajudar a manter esta causa justa de ajudar por amor ao próximo, procurando seguir a orientação do nosso Jesus que deixou seu exemplo para ser seguido por todos que amam a sua palavra e os seus ensinos.


QUAL O OBJETIVO DO PSCAPS CASA DE APOIO SOLIDÁRIO, & CAPELANIA HOSPITALAR;

Como instituição filantrópica Social, sem fins lucrativos, desenvolver os nossos objetivos, de acolher, amar, cuidar, e ajudar, ao próximo, que precisam de ajuda espiritual, emocional e humanitária, como seres humanos desprovidos de recursos financeiros e humanitários, procurando fazer a nossa parte na sociedade onde estamos inseridos e envolvidos com as questões socio humanitária de nossa sociedade, e contribuir com os autoridades, e órgãos públicos para que tenhamos uma sociedade mais justa e fraterna, preocupada com o outros, em especial com os mais vulneráveis, fazendo o mínimo que esta ao nosso alcance, proporcionando-lhes, dias melhores amenizado seus sofrimentos e dificuldades, pois temos um Deus verdadeiro que nos impulsiona a desenvolver este projeto, certo que muitos outros que Deus lhes deu mais condições e recursos, possam juntar-se a esta equipe do PSCAPS CASA DE APOIO SOLIDÁRIO, & CAPELANIA HOSPITAR, para que juntos possamos manter este projeto e ajudar a quem precisa.

OBS. COMO O PSCAPS CASA DE APOIO SOLIDÁRIO, & CAPELANIA HOSPITALAR, é um projeto social Filantrópico sem fins lucrativos, sem nem uma fonte de recursos financeiros para se manter e não recebe verba do município. Sobrevive de doações e parceria voluntárias, de pessoas de corações generosos desejos em ajudar ao próximo, quanto de alimentação, mão de obra e tudo que se fizer necessário para manutenção da Casa de Apoio conta com doações das pessoas de coações abertos desejos em ajuda a manter esta causa justa, através de autoridades, empresários e voluntários interessados em desenvolver o amor solidário; amar, cuidar, e ajudar a quem precisa, através do amor ao próximo.

ESTE PROJETO NASCEU EM 2017, E INAGUROU A CASA DE APOIO EM março de 2018; de março de 2018 a outubro de 2019, a casa de apoio já acolheu em média aproximadamente, 600 pessoas que acompanham doentes em busca de tratamento de Saúde, e internamentos em hospitais públicos e privados parceiros, na Cidade Teixeira de Freitas-Ba, advindos do interior do município e cidades da região e outros Estados, sendo que neste período atendemos pessoas que vieram das Cidades da: Bahia, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Belém do Pará;


PSCAPS CASA DE APOIO SOLIDÁRIO

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR, POR ISSO CONTINUAMOS CRENDO QUE EM CRISTO SEREMOS MAIS QUE VENCEDORES.


RELATÓRIO DA CASA DE APOIO SOLIDÁRIO


INTRODUÇÃO:


A CASA DE APOIO SOLIDÁRIO acolhe, ama, cuida e ajuda, acompanhantes de doentes internados nos hospitais públicos e privados parceiros em Teixeira de Freitas-Ba, e advindos de outras cidades estados que não tem condições financeiras para arcar com alimentação e hospedagem. Oferece aos acolhidos, alimentação, café da manhã, almoço, café da noite, e dormida para 20 pessoas diariamente dentro das possibilidades da casa, orientações; espirituais, emocionais, orações, reflexões Bíblicas, aconselhamento, psicológicos, psicanalíticos, e outras orientações junto aos Órgãos públicos sobre direitos e deveres que ajudem o cidadão e suas dificuldades.


NOSSO OBJETIVO É:


Promover meios e condições para manter o projeto, objetivando melhores condições aos pacientes e seus acompanhantes hóspedes que receberão apoio e acolhimento gratuito do projeto.


Promover condições precípuas no âmbito da saúde sociohumanitaria, e filantrópica planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, valorizando a vida e as ações de cidadania, junto aos pacientes carentes e seus acompanhantes que oriundos do interior do município, outras cidades e estados, buscam tratamento em nosso município, ajudando e orientando com ações nas mais diversas áreas socializando e integrando-as com ações simples no trato das questões humanitária, familiar e social, buscando melhorar a qualidade de vida de cada um.


Ações sociais planejada, estruturada, através de resultados e atividades, baseados em uma quantidade limitada de recursos e tempo, repensando sobre a responsabilidade social junto ao nosso semelhante, revendo os direitos e os deveres em relação ao nosso habitat, reaproveitando o que aos olhos humanos parece obsoleto, redirecionando os sentidos antes de tocar o novo e recriando novos hábitos e padrões para proteger o futuro e o bem estar de todos os que passarem pelo projeto, seja como paciente ou colaborador.


FAZER MISSÕES: Locais, regionais, estaduais e nacionais, anunciando as Boas Novas do Evangelho de Cristo que Salva e transforma vidas aqui e além através das ações desenvolvidas junto aos acolhidos na casa de apoio, respeitando um ao outro em suas escolhas e filosofia de vida que defendem.


VALORES

Ética, Responsabilidade social, Fé e comunhão, Transparência, Valorização da vida e ações de cidadania, Defender as pessoas que necessitam de ajuda humanitária.


SER SOLIDÁRIO: É a arte de ser feliz, passa pela arte de amar, ajudar e servir o próximo. Venha juntar-se a nós, com o seu amor, carinho e desejo de ajudar o próximo.


Este conteúdo está em... https://prosas.com.br/empreendedores/34442-pscaps-projeto-social-casa-de-apoio-solidario

   MENU GERAL