PITORESCOS

   É saudável à alma, e o coração sempre agradece  
  a mente relaxa, lembranças nos trazem motivos em prece  
  gente que passou e está cotada no tempo de nossa viva  
  cada situação insurgente que numa abanada, se fez preferida  
  e cá, do futuro, a gente dança conforme a música de hoje  
  crescendo em memória, revendo o que de bom nos aprouve  
  pra hoje sermos quem somos, e vivermos como vivemos  
  num gol de placa no tempo, que todos os dias colhemos.   


   É muita energia vivida, num tempo que não volta mais  
  mas que nos submerge manso, no carinho que nos traz   
    são sonhos alegres que nos fazem voar a cada tempo 
  relembrando o que Deus fez, em cada nosso momento  
  e vamos em frente, as horas passam e nos contagiam  
  nos mostram proezas que virão e já nos desafiam  
  descansamos como crianças protegidas e dengadas  
  descansamos nas portas abertas que o nosso Deus...  
  por certo, nos dará entradas.   

MEU DIA

11 de Setembro de 1959

MÚSICA: Em 11 de setembro de 1959, o sucesso musical "Mack The Knife", interpretado por Bobby Darin, alcançou o topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos. A canção, escrita por Kurt Weill e Bertolt Brecht, se tornou um clássico do jazz e foi gravada por diversos artistas ao longo dos anos.


ARTES: Em Salvador, Bahia, o artista plástico Carybé inaugurou uma exposição de suas obras no Museu de Arte Moderna. Carybé é conhecido por suas pinturas, esculturas e murais que retratam a cultura e as tradições da Bahia.


POLÍTICA: No Brasil, em 11 de setembro de 1959, o presidente Juscelino Kubitschek lançou o Plano de Metas, um programa de desenvolvimento econômico que tinha como objetivo transformar o Brasil em uma potência industrial em um prazo de cinco anos. O plano previa investimentos em diversos setores, como energia, transporte, indústria e educação.


TECNOLOGIA: Em 1959, a empresa americana Texas Instruments lançou o primeiro circuito integrado, uma inovação tecnológica que permitiu a criação de dispositivos eletrônicos mais compactos e eficientes. Esse avanço abriu caminho para a revolução digital que viria a ocorrer nas décadas seguintes.


CIÊNCIA: Em 11 de setembro de 1959, a sonda americana Luna 2 se tornou o primeiro objeto feito pelo homem a chegar à superfície da Lua. A sonda, lançada pela União Soviética, enviou informações valiosas sobre a composição da Lua e ajudou a lançar as bases para as missões espaciais tripuladas que ocorreriam na década seguinte.


OUTRAS INFORMAÇÕES: Em setembro de 1959, ocorreu a Feira Internacional de Nova York, um evento que reuniu expositores de diversos países para mostrar suas inovações e produtos. A feira foi um sucesso e atraiu milhões de visitantes, ajudando a impulsionar a economia americana. Além disso, em setembro de 1959, o líder cubano Fidel Castro visitou os Estados Unidos para discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. A visita de Castro foi marcada por protestos e tensão política, refletindo as divisões ideológicas da Guerra Fria.

MEU MÊS

Setembro de 1959

MÚSICA: No mês de setembro de 1959, a música "Mack The Knife" continuou a dominar as paradas de sucesso nos Estados Unidos. Além disso, o cantor americano Ray Charles lançou a canção "What'd I Say", que se tornou um clássico do soul e do R&B.


ARTES: Na Bahia, o artista plástico Mário Cravo Jr. inaugurou uma exposição de suas obras na Galeria Oxumaré, em Salvador. Cravo Jr. é conhecido por suas esculturas em metal que retratam figuras humanas e animais.


POLÍTICA: No Brasil, em setembro de 1959, o governo de Juscelino Kubitschek enfrentou uma série de greves e protestos de trabalhadores em várias cidades do país. As manifestações foram motivadas por demandas por melhores condições de trabalho e salários mais altos.


TECNOLOGIA: Em setembro de 1959, a União Soviética lançou a sonda Luna 3, que tirou as primeiras fotografias da face oculta da Lua. As imagens forneceram informações valiosas sobre a geologia e a topografia da Lua, ajudando a preparar o terreno para futuras missões espaciais.


CIÊNCIA: No campo da medicina, setembro de 1959 marcou o lançamento do primeiro pacemaker artificial, desenvolvido pelo médico americano Wilson Greatbatch. O dispositivo, que é implantado no corpo humano para controlar os batimentos cardíacos, foi um marco na história da cardiologia.


OUTRAS INFORMAÇÕES: Em setembro de 1959, a Organização das Nações Unidas realizou sua 14ª Assembleia Geral em Nova York. O evento contou com a presença de líderes de diversos países e abordou temas como o desarmamento nuclear e a cooperação internacional para o desenvolvimento. Além disso, o filme "Ben-Hur", dirigido por William Wyler e estrelado por Charlton Heston, estreou nos cinemas dos Estados Unidos. O filme se tornaria um clássico do cinema épico e ganharia 11 prêmios Oscar no ano seguinte.

MEU ano

1959

MÚSICA: Em 1959, a música brasileira viveu um período de grande efervescência, com artistas como João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes dando origem ao movimento da Bossa Nova. Na Bahia, o cantor e compositor Dorival Caymmi lançou o álbum "Caymmi e Seu Violão", que incluía canções como "Marina" e "Saudade de Bahia".


ARTES: Na Bahia, o ano de 1959 foi marcado pela inauguração do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), que abriga uma coleção de obras de artistas como Mário Cravo Jr., Carybé e Tarsila do Amaral. Além disso, o escritor baiano Jorge Amado lançou o romance "Os Subterrâneos da Liberdade", que retrata a luta dos militantes comunistas contra a ditadura do Estado Novo.


POLÍTICA: Em 1959, o Brasil passava por um período de estabilidade política, com o presidente Juscelino Kubitschek implementando uma série de políticas de desenvolvimento econômico. No cenário internacional, o mundo estava dividido entre o bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos e o bloco comunista liderado pela União Soviética, em plena Guerra Fria.


TECNOLOGIA: Em 1959, a corrida espacial estava em pleno andamento, com a União Soviética lançando a sonda Luna 1, a primeira a atingir a Lua, e os Estados Unidos criando a agência espacial NASA. No Brasil, o país vivia um processo de modernização, com a construção de novas estradas e a expansão da rede elétrica.


CIÊNCIA: Em 1959, o biólogo americano Edward O. Wilson publicou o livro "The Theory of Island Biogeography", que se tornaria uma referência na ecologia e na biologia evolutiva. Além disso, a farmacêutica suíça Ciba lançou o primeiro anticoncepcional hormonal, que revolucionaria a forma como a contracepção é praticada em todo o mundo.


OUTRAS INFORMAÇÕES: O ano de 1959 também foi marcado por eventos como a inauguração do Museu Guggenheim em Nova York, projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, e a morte do líder revolucionário cubano Camilo Cienfuegos em um acidente de avião.

MINHA DÉCADA

anos 1950

MÚSICA: Nos anos 1950, a música brasileira passou por uma série de transformações, com a popularização do samba-canção, da bossa nova e do rock'n'roll. Na Bahia, a música de raiz afro-brasileira, como o samba de roda e o candomblé, continuou a ser uma influência importante na cultura local.


ARTES: Na Bahia, os anos 1950 foram marcados pela emergência do movimento artístico conhecido como Grupo dos Quatro, formado pelos artistas Mário Cravo Jr., Carlos Bastos, Genaro de Carvalho e Lina Bo Bardi. Além disso, o escritor baiano Jorge Amado lançou obras importantes como "Gabriela, Cravo e Canela" e "Dona Flor e Seus Dois Maridos".


POLÍTICA: Nos anos 1950, o Brasil viveu um período de relativa estabilidade política, com a presidência de Getúlio Vargas e a subsequente eleição de Juscelino Kubitschek, que implementou uma série de políticas de desenvolvimento econômico. No cenário internacional, a década foi marcada pela Guerra Fria e pela polarização entre o bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos e o bloco comunista liderado pela União Soviética.


TECNOLOGIA: Na década de 1950, o mundo passou por uma série de avanços tecnológicos, como a criação do primeiro computador comercial e a expansão da televisão em todo o mundo. No Brasil, o país viveu um processo de modernização, com a construção de rodovias e a expansão da rede elétrica.


CIÊNCIA: Nos anos 1950, a ciência experimentou avanços significativos em diversas áreas, como a descoberta da estrutura do DNA por Watson e Crick e o desenvolvimento da teoria do Big Bang por Georges Lemaître. No Brasil, a criação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) impulsionou a pesquisa científica no país.


OUTRAS INFORMAÇÕES: A década de 1950 foi marcada por eventos como a Guerra da Coreia, o início da construção do Muro de Berlim e a revolução cubana liderada por Fidel Castro. No Brasil, a Copa do Mundo de 1958, vencida pelo país, tornou-se um marco na história do futebol brasileiro.

itabuna BA BR

em 1959

ITABUNA

Peço novamente desculpas pelo erro em minha resposta anterior. Na verdade, o prefeito José Almeida Alcântara foi eleito em 1959 pelo Partido Libertador (PL), que na época era um partido político de centro-direita no Brasil. O PL teve grande influência política nas décadas de 1940 e 1950, tendo elegido diversos governadores, prefeitos e parlamentares em todo o país. Em Itabuna, o PL foi um dos partidos mais importantes na época, tendo lançado candidatos a prefeito em diversas eleições municipais. José Almeida Alcântara foi um dos políticos mais influentes do partido na Bahia, tendo sido eleito prefeito de Itabuna por duas vezes, em 1959 e em 1963.


BAHIA

O governador da Bahia em 1959 era Juracy Montenegro Magalhães. Ele assumiu o cargo em 31 de janeiro de 1959, após vencer as eleições realizadas em outubro de 1958, e governou o estado até 31 de janeiro de 1963. Juracy Magalhães foi um político influente na Bahia e no Brasil, tendo ocupado outros cargos importantes, como prefeito de Salvador, senador e deputado federal. Em seu mandato como governador, Juracy Magalhães realizou diversas obras e investimentos em infraestrutura, saúde, educação e segurança pública no estado. Ele também foi responsável pela criação da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), que teve um papel importante no desenvolvimento da região nordeste do Brasil.


BRASIL

O presidente do Brasil em 1959 era Juscelino Kubitschek. Ele assumiu a presidência em 1956, após ser eleito com uma ampla maioria de votos, e governou o país até 1961. Durante seu mandato, Kubitschek ficou conhecido por seu plano de desenvolvimento econômico chamado "Plano de Metas", que tinha como objetivo modernizar o país e promover o crescimento industrial. Entre as realizações de seu governo estão a construção de Brasília, a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, a instalação da indústria automobilística no país e a expansão do setor de energia elétrica. Ele também foi responsável pela criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da região. Juscelino Kubitschek foi um dos presidentes mais populares e carismáticos da história do Brasil, tendo deixado um legado importante para o país.







ARTES E ETC.

em 1959

INFÂNCIA

até uns 6 anos de idade

Detalhes do 1º ano de vida... link

====================================

ATUM NO ZÉ PEZINHO... 

AVÓ ALINA... Avenida do Zé Pezinho

CHAMADA PASTOIRAL... 

COCADA DE VITALINA... 

DURVAL: "PICULINO"... 

ENTERRO DO MARIDO DE TIDA... 

GAROTAS... Fátima, Popinha, Branca e Ida

LINHA DE TREM... 

MOROCOXO... 

PASTOR APOLÔNIO BRITO... 

RAINHA DO LIXO... 

SEU ZINHO... 

VENDA DO PAI DE GLÓRIA... 

TEOSÓPOLIS

até uns 11 anos de idade

ANÃO DA RUA... 

CONSTRUÇÃO DO TEMPLO...

CURSO DE DATILOGRAFIA... no Ciso

DONA ALINA... 

FOTO NO LAMBE LAMBE... 

GALINHA ENTRE CONSTRUÇÕES...

INSTITUTO TEOSÓPOLIS... 

JONAS E SUA MALA... 

MOSQUETEIRO... 

PASTOR APOLÔNIO... 

PRIMEIRO BEIJO... 

Livros Didáticos daqueles tempos

n. SAMARA

até uns 13 anos de idade

APRENDI BICICLETA... 

BAIRRO... no São Caetano

INGLÊS BEATLES... 

ESPORTE... futebol e queimada

LOJA NA INÁCIO TOSTA... 

NOMES... Aércio, Ana, Carlos Alberto, Ivo, Joaquim, Kátia, Márcos, Neyva, Noeli, Noemi, Norma, Regina, Sharlhowb, Silvia

OUTRO BEIJO... 

RURAL NAS FEIRAS... 

SEM PROVA DE ADMISSÃO...

TIMES MUITOS... 

TRANSPORTE DE ALUNOS... ônibus e depois uma kombi

VELHO CASA QUEIMADA...

MUNICIPAL

até uns 15 anos de idade

BAIRRO... N.S.de Fátima e depois no Centro da cidade

FOGO NA INÁCIO TOSTA FILHO... 

LOJA NA CINQUENTENÁRIA... 

MORAR NA ZILDOLÂNDIA... 

NOMES... Janete, Joelson, Dandi 

RURAL NAS FEIRAS...

PESQUISA NA UESC...

D. PROVIDÊNCIA

até uns 18 anos de idade

CASA DE LAGE... 

NOMES... Acácia, Kátia, Linda, Lindaura, Márcia

PAI DE SANTO... 

LOUVOR

até uns 18 anos de idade

BAIXO... 

CULTOS NA PRAÇA... 

CHAMADA CONFIRMADA...

JUAZEIRO... 

NOMES... 

SEMINÁRIO

até uns 24 anos de idade

1979, Fev... chegamos em Recife para o Seminário
1984, Dez... formatura no Seminário
1985, Dez... mestrando em Teologia no Seminário

1984 - Culto e Almoço Campal, formatura no Seminário

CRISTINA... 

COMPOSIÇÃO... "Vem menina cantar, esta canção que estou fazendo, para você (bis) Deixa a vida correr, meu mundo é você, só para mim (bis)

IGREJA DA CAPUNGA

IGREJA EM BOMBA DO HEMETÉRIO

IGREJA EM CASA AMARELA...

IGREJA EM OLINDA... 

MONGE... 

NOMES... 

DIREITO

até uns 23 anos de idade

CIDADE UNIVERSITÁRIA... 

CÓDIGOS NA MESA... 

COMECEI A PESCAR... 

FACULDADE DE DIREITO... 

JOSÉ PEREIRA... 

MANHÃ PRA NOITE... 

NAMORANDO CRISTINA... 

NATAÇÃO... 

VESTIBULAR... 

BARRO

até uns 27 anos de idade

Sobre meu Pastorado 2 - link

===================================

PASTOR CANSADO...

MESTRADO

até uns 27 anos de idade

APARTAMENTO...

IGUAÍ

até uns 32 anos de idade

Sobre meu Pastorado 2 - link

====================================

ÓDIO DE UM MEMBRO...

T. FREITAS

até uns 60 anos de idade

Sobre meu Pastorado 3 - link

====================================

CHAMADO DESONESTO... 

ÓDIO DE UM TESOUREIRO... 

ODIOSOS REACEITOS... 

PASTORADO 4

até aos dias de hoje

FUTURO

até mais de 120 anos

HOMENAGENS

gente digna de reconhecimento

FAMÍLIA

Meu pai, Livino Mota... 

          Hospitalizado,   Vida e Morte


          A Morte,   Velório do Meu Pai


Minha irmã... No seu Aniversário



OUTROS DIGNOS

Mulheres... Todas na minha existência

LUZ DO MUNDO

No projeto de Deus, e como resultado natural do processo de santificação operado pelo Espírito na vida de um salvo, cada trigo, cada igreja, cada pastor, cada denominação, cada religião é "luz do mundo" e "sal da terra", isso quer dizer que, sendo bem-aventurado, é e faz como a igreja em Jerusalém que "caia na graça do povo" com seu testemunho e atenção para com os de dentro e com os de fora. O Pr. Jônatas David, duas vezes foi sondado para política majoritária em Iguaí nos cinco anos que pastoreou naquela cidade, e, em Teixeira de Freitas, foi convidado três vezes a candidato majoritário por partidos diferentes, duas vezes a vice de candidatos diferentes, e sondado neste sentido por umas cinco vezes, durante os 28 anos que pastoreou na cidade. Isso o tem feito crer que tem cumprido seu papel de "Luz do Mundo" por onde passou.

   MENU GERAL