Graça

OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA GRAÇA DE DEUS

O plano salvador da GRAÇA é, também, como uma balsa do amor do Senhor, que evita a pessoa atravessar a nado, o que nunca conseguiria, e lhe deixa do outro lado com toda condição necessária para ser e viver o outro lado espiritual da vida agradável à justiça divina, cada vez mais parecida com Jesus Cristo, diante da santidade do Senhor Deus.

PÁGINAS RELACIONADAS estão no MENU GERAL (índice), a partir do link 3

ANTES

ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO... Quando ainda não havia universo, nem Adão havia sido criado. Antes de qualquer coisa material existir, Deus era o mesmo Deus de sempre, onipotente, onipresente, onisciente, amor, justiça, santidade e outros tantos atributos perfeitos e completos em si mesmos.

DEUS QUIS CRIAR PESSOAS... não como robôs, não como animais irracionais, mas pessoas com livre arbítrio, capazes de saber sobre o bem e o mal, capazes de escolher entre uma e outra coisa, e serem respeitados em suas escolhas. Para tanto, resolveu criar todo ser humano à Sua imagem e semelhança.

DEUS SOUBE QUE O HOMEM PECARIA... Em sua onisciência, Ele soube que o ser humano com livre arbítrio resultado do Imagem e Semelhança, iria pecar, iria cair da condição de obediente e traria sobre si e toda a criação, muitas consequências funestas.

DEUS PLANEJOU A GRAÇA... Foi assim que, desejando recuperar adequadamente aos preceitos espirituais e existenciais, os seres humanos, Ele planejou uma estratégia para ajudar, ao máximo possível por sua parte, respeitando a individualidade de casa pessoa, a salvação do maior número possível de pessoas.

CONSIDERAÇÕES NA FORMULAÇÃO DA GRAÇA... (1) o ser humano caído está sob o domínio do pecado, não consegue se libertar disto pois jaz no maligno, está como alguém em coma. (2) Deus está sempre pronto a ajudar cada pessoa a se libertar do domínio do pecado, mas respeita o livre arbítrio dado. (3) Deus, por Seu Espírito, ajudará muito e suficiente a partir da vontade e permissão real de cada pessoa. Foram estas considerações que resultaram  no planejamento totalmente de graça, onde nada se podia esperar do ser humano que "jaz" no pecado, e o muito que se pode esperar de Deus que muito ama cada ser humano, a pesar de tudo. Estas considerações culminaram em ser ações totalmente dependentes da iniciativa do Senhor em relação aos seres humanos, principalmente os que se rendessem ao Seu convencimento.

GRAÇA

clique na imagem acima sobre Graça

PLANO SALVADOR... Com as dificuldades que as pessoas, sob o domínio do pecado, passaram a ter para consertos agradáveis a Deus, por amor, Deus providenciou um plano, um procedimento de Sua parte para ajudar toda pessoa que quiser e permitir que mudanças ocorram em sua vida.

ESTEIRA DE PRODUÇÃO... Uma excelente comparação sobre a função da Graça, é a esteira de produção de uma qualquer fábrica. Um indivíduo é colocado na esteira e, assim, é levado de estágio a estágio da produção para que vá sendo melhorado, complementado, aperfeiçoado, para então, ao final, estar pronto que que tenha feito esforço algum, apenas foi miraculosamente trabalho e aprontado em cada estágio.

AMOR JUSTIÇA SANTIDADE... Esses atributos de Deus dão significados a todo o processo da Graça. Por AMOR o Senhor nos coloca no procedimento; é assim que passamos a viver agradável ao Senhor, o que a Bíblia chama de "veredas da JUSTIÇA do Senhor", o que nos faz cada vez mais parecidos com Jesus, o que a Bíblia chama de "SANTIDADE".

ESPÍRITO SANTO... Deus, Jesus e o Espírito não são três, são um só atuando de mil maneiras diferentes que o Cristianismo entendeu como sendo apenas três, chamando-Os de Pai, Filho e Espírito Santo, a partir de conceitos da cultura apocalíptica no judaísmo, na tentativa de apresentá-Lo como o Messias esperado pelos judeus. Assim é que, como Espírito, Deus opera a Sua Graça em todos os sentidos, com todos os detalhes necessários para se chegar o objetivo final: Salvar o maior número possível de Pessoas.

TRIFUNÇÃO... Na múltipla atuação de Deus, atendendo ao Seu plano salvador da Graça, três atuações principais, resumem essa toda multiplicidade de atuações, são como os três básicos objetivos dEle, buscadas pelo Espírito Santo na vida de toda pessoa nascida no mundo. Cada uma destas equivale a muitas ações possíveis de serem percebidas e entendidas, e também ações imperceptíveis, mas, também, muito eficazes aos objetivos da Graça, graças à sabedoria e a onisciência, e, também, outros atributos divinos.
(1) CONVENCER... o Espírito passa o tempo todo convencendo toda pessoa de sua situação desagradável ao Senhor, até que, esta pessoa, queira e permita a segunda atuação do Espírito em sua vida.
(2)  CONVERTER... o Espírito opera a mudança da natureza espiritual de toda pessoa que, estando convencida, decide que quer esta mudança e, também permite que seja o mesmo Espírito a fazer esta operação espiritual.
(3)  SANTIFICAR... o Espírito opera esta ação, levando todo convertido a, cada vez mais, parecer-se com o Jesus histórico: Sua pessoa, testemunho, caráter, nova criatura, instrumento de Deus para ser Luz do mundo e Sal da terra..
Estudo sobre Graça no Wikipédia

TUDO DE GRAÇA... Paulo afirma que não somos capazes de ser e viver agradáveis a Deus, por nós mesmos, mas toda nossa capacidade vem só desta Graça de Deus, o mérito é todo só dEle. Ele afirma também que o Senhor é quem opera em nós, tanto o querer quanto o efetuar. Isto reforça que não há um justo por si só, mas os salvos são feitos justos pela misericórdia da Graça do Senhor. Nisto o Salmo 23 acerta muito bem: Ele é nosso bom Pastor, e é Ele que nos guia pelas veredas da Sua justiça, só pelo amor do Seu nome. É isto que a barca ilustrativa, no início desta página, quer afirmar sobre a Graça.

OBJETIVO

DEUS TEM UM OBJETIVO... Tendo imenso amor por cada pessoa do mundo, e sabendo que ninguém tem condição suficiente para livrar-se de sua situação pecaminosa, Deus planeja um procedimento, um plano para salvar o maior número possível de pessoas. Esse é o objetivo que determina todas as ações deste plano da Graça.

TUDO A VER COM O AMOR DE DEUS... O plano da Graça está todo baseado no imenso amor de Deus para com todas as pessoas nascidas sobre a face da terra, em todos os tempos.

TUDO A VER COM A IMPOSSIBILIDADE HUMANA... Sim, Deus ama a todos, e sabe que a situação de pecado de cada pessoa impede qualquer um de se livrar, sozinho, por seus próprios méritos, desta situação condenatória e desagradável ao amor de Deus.

CRIANCINHAS DIANTE DA REVELAÇÃO... Conte uma história, ou uma situação a várias crianças ao mesmo tempo, chame o máximo de atenção delas para o que estiver contando a elas, e, logo, imediatamente, converse com uma por uma e vai ficar surpreso com o que ouviram de você, o que perceberam do que ouviram e do que compreenderam do que perceberam. Vai ficar ainda mais assustado com o que ouvirá de cada uma, depois de uma semana. É isso que acontece com os seres humanso diante da Revelação eterna do Senhor. Toda entenderam um mínimo e cabe aos pais, ou ao Pai, ajudar cada uma neste mínimo que entenderam.

DEUS NÃO OBRIGA NINGUÉM A NADA... Mesmo desejoso de salvar toda pessoas no mundo, Ele criou todo ser humano à Sua imagem e semelhança, e isto inclui respeitar as escolhas das pessoas, então, Ele não força ninguém a querer a ajuda do Espírito em sua mudança espiritual.

ELE NÃO QUER ROBÔS... Ao criar o ser humano à Sua imagem e semelhança, Deus determinou que não queria robôs, gente obediente sem opção de desobediência, mas obedientes desejosos de obedecer, de agradar, de fazer a vontade do Senhor.

TUDO DEPENDE DELE... Embora respeitando as decisões das pessoas, e sabendo que são incapazes de sairem da situação pecaminosa, e entendendo que carecem da ajuda do Senhor para serem salvos, ou seja, tudo depende do próprio Deus, ainda assim, e com todoa mor, o Senhor aguarda, respeitosamente, a vontade e a permissão de cada indivíduo, para ajudá-Los, no que for necessário para a salvação deles. 

NO GERAL

INÍCIO MEIO E FIM... 

PRÓPRIO DE QUEM AMA... 

AMAR

DEUS É AMOR... A teologia controversa do Cristianismo de sempre, prega um Deus que é o próprio amor para com todo mundo, mas que atua com desamor para com todos que lhes são considerados desobedientes. Embora o joio religioso, em qualquer religião, use sua crença na divindade, para fazer o mal, e isso o faz pior que o declarado ateu, vamos lembrar este como o pior dos que ofendem a Deus. Deus se ofente com alguma coisa? Não, porque Ele ama e é amor. Diante da imensidão que é o Seu ser, e da pequenez que é a nossa compreensão, como exigir que saibamos o suficiente sobre Ele? É até natural e honesto, quem se diz ateu. E é interessante que os países onde mais há ateus, é onde mais se preocupam em acabar com as desigualdades sociais (neste link). Na verdade, com tudo isto, Ele ama todos igualmente e com equidade.

CRIADOS À IMAGEM E SEMELHANÇA... 

PESSOAS SÃO AMOR... 

AMOR ALIMENTA... 

DEUS AMA PELA GRAÇA... 

RESPEITAR

IMAGEM E SEMELHANÇA É MUITA COISA... 

IMAGEM E SEMELHANÇA É SABER... 

IMAGEM E SEMELHANÇA É ESCOLHER... 

IMAGEM E SEMELHANÇA SER RESPEITADO... 

DEUS RESPEITA PELA GRAÇA... 

NA PESSOA

PELO IMAGEM E SEMELHANÇA... 

DEUS ALCANÇA TODO MUNDO... 

ALCANÇAR

DEUS AMA TODOS SEM EXCEÇÃO... 

QUER O MELHOR PRA TODOS... 

NINGUÉM DE FORA... 

MESMO NINGUÉM MERECENDO... 

DEUS ALCANÇA PELA GRAÇA... 

TOLERAR

AMAR É TOLERAR... 

TOLERAR É RESPEITAR... 

TOLERAR É ACEITAR INCONDICIONAL... 

TOLERAR É DEFENDER... 

DEUS TOLERA PELA GRAÇA... 

ACOLHER

AMAR É ACOLHER... 

ACOLHER É TOLERAR... 

ACOLHER É CUIDAR... 

ACOLHER É EMPATIZAR... 

DEUS ACOLHE PELA GRAÇA... 

ABENÇOAR

AMAR É ABENÇOAR... 

ABENÇOAR É DESEJAR O MELHOR PARA O OUTRO... 

ABENÇOAR É SER SOLUÇÃO PARA O BEM DO OUTRO... 

ABENÇOAR É DAR DE SI PARA OS OUTROS... 

DEUS ABENÇOA PELA GRAÇA... 

NO SER

PELO IMAGEM E SEMELHANÇA... 

DEUS ALCANÇA PESSOALMENTE... 

CONVENCER

CONVENCER NÃO É IMPOR... 

CONVENCER É PERSUADIR... 

CONVENCER É NÃO ENGANAR... 

CONVENCER É NÃO EXIGIR MUDANÇA... 

DEUS CONVENCE PELA GRAÇA... 

ATRAIR

AMAR É ATRAIR... 

ATRAIR NÃO É OBRIGAR... 

ATRAIR NÃO É AMEAÇAR... 

ATRAIR NÃO É BARGANHAR... 

ATRAIR É SUDIZ... 

DEUS ATRAI PELA GRAÇA... 

NA ALMA

PELO IMAGEM E SEMELHANÇA... 

NO ÍNTIMO DE CADA PESSOA... 

CONVERTER

AMAR É CONVERTER... 

CONVERSÃO PERMITIDA... 

CONVERSÃO RESPEITOSA... 

CONVERSÃO ESPIRITUAL... 

CONVERSÃO NATURAL... 

DEUS CONVERTE PELA GRAÇA... 

SALVAR

AMAR É SALVAR... 

SALVAR DO INFERNO ETERNO... 

SALVAR DO VELHO HOMEM... 

SALVAR DO JOIO... 

SALVAR A CONVIVÊNCIA COMPLETA COM DEUS... 

SANTIFICAR

AMAR É SANTIFICAR... 

SANTIFICAR NÃO É SOBRENATURAR... 

SANTIFICAR NÃO É OBRA HUMANA... 

SANTIFICAR NÃO É PRIVILEGIAR... 

SANTIFICAR É PARECER COM jESUS... 

SANTIFICAR É ANDAR COM JESUS... 

DEUS SANTIFICA PELA GRAÇA... 

FELICITAR

AMAR É FELICITAR... 

FELICITAR NÃO É LAVAGEM CEREBRAL... 

FELICITAR É SER MENOS SI MESMO... 

FELICITAR É SER MAIS OS OUTROS... 

DEUS FELICITA PELA GRAÇA... 

GLORIFICAR

AMAR É GLORIFICAR... 

GLORIFICAR É FELICITAR OS OUTROS... 

GLORIFICAR É PREPARAR PRA ETERNIDADE... 

GLORIFICAR É DESCANSAR NO PERDÃO... 

DEUS GLORIFICA PELA GRAÇA... 


   MENU GERAL