Biblienda

para compreender a Bíblia

PÁGINAS RELACIONADAS estão no MENU GERAL (índice), a partir do link 30

BIBLIENDA = COMPREENDA A BÍBLIA
Há alguns aspectos importantes a serem considerados para toda pessoa que, realmente, queira compreender a Bíblia, seus ensinos e registros, seus significados e importância.

REVELAÇÃO

Atendendo o Seu amor e o plano salvador da Graça, buscando salvar o maior número possível de pessoas, Deus, por Seu Espírito, promove a Revelação sobre Si e Seu amor, particularmente a cada pessoa nascida no mundo.

Sendo impossível ser compreendido totalmente, Deus se revela num mínimo possível, essencial e compreensível aos seres humanos, fazendo com que, embora haja muitas concepções divergentes sobre Ele, há muito mais convergências, há muito mais coincidências conceituais a Seu respeito.

Em todos os cantos do mundo, em todas as pessoas, há muito mais de religiosidade, muito mais de percepção sobre o Senhor do que de ateísmo ou outra concepção semelhante. Até a profundidade dos argumentos contra a existência de uma divindade podem demonstrar a eficácia da revelação em todos os tempos.

ILUMINAÇÃO

Deus, além de se revelar a todas as pessoas no mundo, entendendo as dificuldades que tais pessoas teriam para compreender, também atua promovendo a iluminação através de iniciativas de Seu Espírito, a facilitação para que todos, sem exceção, em suas condições, as mais limitantes possíveis, compreendam a Sua Revelação, para que, em seus livre arbítrios, por terem sido criados à imagem e semelhança de Deus, possam escolher juntarem-se a Ele ou manterem-se distante dEle.

Com esta ação amorosa de Deus, a Bíblia chega a ilustrar afirmando que até os loucos, os mais deficientes cognitivos, não deixam de compreender sobre o Senhor e Seus propósitos. Isaías 35:8-10

INSPIRAÇÃO

Lucas explica o que seja e como funciona a inspiração de Deus aos escritores bíblicos. Não há nada de sobrenatural, ele tomou a decisão de fazer o que muitos fizeram, escrever sobre Jesus, Sua vida e ensino. Além disto, ele também afirma que não recebeu nenhuma orientação dos céus, mas foi pessoalmente estar com testemunhas que conviveram com Jesus. Escrito no ano 59 dC, o Evangelho de Lucas foi um dos primeiros a serem reconhecidos como inspirado, fazendo parte do cânon utilizado nas igrejas daqueles tempos.  Assim, quando Moisés e outros disseram sobre experiências sobrenaturais com Deus, devemos entender como uma metafórica maneira pessoal de se explicarem.  Lucas 1:1-4, Êxodo 33:11.

DISCERNIMENTO

Como parte do que já sabemos sobre a Iluminação, o Espírito Santo, no interesse divino de alcançar e salvar o maior número possível de pessoas, promove o discernimento espiritual. Esta atuação, em especial, não tem o objetivo de esclarecer a Revelação em si, mas os escritos produzidos pela inspiração que já mencionamos anteriormente. Isso facilita muito, pois é uma forma divina de clarear as falhas pessoais, intelectuais, religiosas e culturais dos escritores canônicos. Por exemplo, Moisés teve muito dos seus registros e orientações, cridas por ele como da parte de Deus, mas que foram contestadas e mudadas por Jesus em várias oportunidades, principalmente no Sermão do Monte.

JESUS CRISTO

No interesse de salvar o maior número possível de pessoas, atendendo ao plano salvador da Graça, Deus tem se revelado desde os tempos de Adão, e para se fazer entendido por todos, sem exceção nenhuma, Ele tem providenciado a Iluminação, a Inspiração e o discernimento, como já refletimos antes. Depois disto tudo, Ele tornou-se humano, e Jesus se torna a melhor revelação sobre Deus e Seu imenso amor.

Assim, para se saber em qualquer texto da Bíblia, ou qualquer outro livro sagrado, o que é Palavra de Deus, Jesus e Seus ensinos são o único padrão para este aferimento. Tudo que seja coerente a Ele, é da Revelação de Deus, o que não for, é da parte do escritor.

MENTE DE CRISTO

Ainda, atendendo ao plano salvador da Graça, além de todas as iniciativas já mencionadas, um outro artifício Deus providenciou para que se mantenha entendido ao máximo possível, pelos seres humanos. A "Mente de Cristo" é um mecanismo a mais que é instaurado na vida de uma pessoa que seja nova criatura. É este mecanismo espiritual que faz com que o salvo compreenda melhor as coisas e interesses de Deus, faz com que reconheça, com mais facilidade, o que seja agradável ao Senhor. Isso diferencia, em muito, a vida e as atitudes de um trigo, diante do joio. É este jeitinho divino no salvo que o faz cada vez mais parecido com Jesus, portanto é um dos jeitos de promover a santificação de alguém. Quanto mais se tem a mente de Cristo, mas céu a pessoa vive neste mundo, por mais aflições que tenha a enfrentar.

ERROS NO TEXTO

Há erros no texto bíblico? Há erros na Bíblia? Sim, o próprio Jesus disse que sim, e muitos consertos de tais erros, Ele passa a fazer. Moisés e outros escritores entenderam a Revelação erradamente, a partir de limitações pessoais e culturais. Por exemplo Jesus afirmou que a vontade de Deus é amar até os inimigos, enquanto Moisés entendeu que a vontade do Senhor era entrar em Canaã e matar todo mundo; também, Davi entendeu que era agradável e louvável a Jeová que os inimigos fossem mortos e seus filhos atirados contra a penha. O próprio Paulo entendeu que o joio deveria ser entregue a Satanás, enquanto Jesus ensinou que tais joio deveriam continuar sendo amados pela comunidade cristã.

TRIFUNÇÃO

Todas estas iniciativas da Graça se resumem a três ações poderosas e amáveis do Senhor, por Seu plano eterno de salvação, e seu interesse em alcançar e salvar o maior número possível de pessoas no mundo. Estas três iniciativas são operadas por Seu Espírito Santo. CONVENCIMENTO de todo ser humano sobre sua situação pecaminosa contra Ele; CONVERSÃO de todos que se submeterem ao convencimento, fazendo cada um se tornar nova criatura; e SANTIFICAÇÃO de todos convertidos, fazendo-os cada vez mais parecidos com Jesus Cristo e muitos sentidos. Claro que há muitas outras iniciativas do Senhor, neste mesmo sentido, mas todas se voltam para uma ou outra destas três funções. Esse é o amor de Deus para com toda humanidade.

   MENU GERAL