sobre
BATISTAS

ÍNDICE

menu simples à esquerda

menu geral abaixo

PÁGINAS RELACIONADAS estão no MENU GERAL (índice), a partir do link 27

ATENÇÃO

Antes de julgar e condenar as pessoas e suas situações e condições, a partir do preconceito e intolerâncias de muitos líderes religiosos, estude, saiba, pesquise o que o histórico pessoal, social e existencial promoveu a cada pessoa; não se prenda aos erros humanos cometidos por muitos, mas ao muito que esse assunto tem a oferecer ao bem coletivo, ao bem social de todos e suas dificuldades existenciais, que é o que mais agrada ao coração de Deus; nesse sentido é que somos sal da terra e luz do mundo.

BATISTAS

As Igrejas batistas são um movimento do cristianismo evangélico, que acredita às crenças da Igreja de crentes, incluindo o novo nascimento e batismo do crente, cujo a doutrina básica é a salvação mediante a fé somente, tendo como regra de fé e prática a Bíblia Sagrada,[2] e por princípio a separação entre Igreja e Estado.[3] Está distribuída em todo o mundo, e não possui hierarquia, tampouco governo único, visto que é princípio da maior parte das igrejas batistas o governo local da igreja.[4] Os batistas entendem haver duas ordenanças de Jesus Cristo: a Ceia do Senhor e o Batismo, sendo que este último só é realizado mediante a imersão do indivíduo na água, já em idade suficiente para ter consciência do ato e desejá-lo por iniciativa própria.[5][6][7]

Origens remontam à Inglaterra e Holanda no início do século XVII,com sua doutrina do batismo por imersão baseada em João Batista. Tornou-se, com o tempo, uma das mais importantes denominações protestantes, com muitas igrejas na própria Inglaterra e também nos Estados Unidos, de onde missionários foram enviados a todas as partes do planeta.

Nas igrejas batistas, a instância maior de deliberação sobre questões internas não é um conselho, tampouco o pastor da comunidade, mas a própria congregação. A maioria das igrejas batistas escolhem associar-se em grupos de apoio mútuo e cooperação, denominados associações ou convenções, mantendo, porém, a autonomia de cada igreja local. Ou seja, não há hierarquia ou subordinação entre pastores de uma igreja e outra. Tais grupos podem ter abrangência local, regional ou até nacional. Em 2020, segundo o pesquisador Sébastien Fath do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) da França, o movimento teria cerca de 170 milhões de fiéis em todo o mundo. A maior parte delas fazem parte da Aliança Batista Mundial, organização que reúne, livremente, centenas de convenções e associações que conservam os princípios batistas, com pouco mais de 42 milhões de membros, registrando-se a notável exceção da Convenção Batista do Sul dos EUA, que tem cerca de 17 milhões de membros.


MENU GERAL