Tempo a perder

Tempo a perder

Anelê Volpe, 2024

Não tenho mais tempo a perder.

Daqui pra frente, só faço o que quero e bem devagar. O que não quero e sou obrigada a fazer, faço bem rápido.

Só ouço música boa. Música ruim, só o trecho necessário para descartá-la. Afinal, é preciso conhecer as novas boas também.

Comida boa, reconheço com o olhar. Não corro o risco de escolher mal: já pressinto o sabor de novas combinações.

Só tenho tempo para filmes bons. Já prevejo um filme ruim pela fotografia, pelo resumo, pelos atores. Reconheço vídeos inúteis e fake news nos dois primeiros segundos de atenção. Sem tempo a perder com isso.

Com livros sou mais condescendente. Insisto muitas páginas até concluir que não vale meu tempo até o final. Mas, se já estiver próximo do fim, concedo-me essa exceção. O tempo da leitura nunca é perdido.

Agora só vou conviver com pessoas de quem gosto e que admiro. Investi mais em amizades do que usufruí delas. As que perduraram terão a minha de volta. As que se perderam me ensinaram a selecionar melhor.

Não tenho mais paciência para discutir sobre ideias, crenças e posições. Há muita gente no mundo disposta a propagar o que é certo e combater o que é errado. Eu já não tenho mais tempo pra isso.

Aprendi também que é em vão tentar convencer quem quer que seja. Ainda mais quando eu mesma não estou tão convencida assim.

Já ensinei a quem quis aprender comigo. Agora já sabem mais do que eu, e sou eu quem quer aprender. E para isso preciso de tempo que não posso desperdiçar.

De agora em diante, só vou desejar o que posso realizar. Nada de sonhos impossíveis. E que eu trate de tirar prazer daquilo que alcançar.

Se dos problemas não se consegue fugir, ao menos nosso próprio tempo devemos tentar gerenciar bem.

Viver muitos anos traz a vantagem de ter aprendido a valorizar o tempo que ainda resta, driblando o que não é bom e o que não traz prazer.

Todo tempo que eu tinha para aprender a distinguir o que é bom do que é ruim para mim não foi perdido. Mas o tempo que eu vier a gastar insistindo naquilo que não é bom, esse, sim, será tempo perdido. E todo tempo que eu tinha a perder, já perdi.