Um pouco da história:
. O ábaco é a mais antiga máquina de calcular construída pelo ser humano. Conhecido desde a Antiguidade pelos egípcios, chineses e etruscos, era formado por estacas fixas verticalmente no solo ou em uma base de madeira. Em cada estaca eram colocados pedaços de ossos ou de metal, pedras, conchas para representar quantidades. O valor de cada peça dependia da estaca onde era colocada.
Objetivos:
Conteúdo e série:
O ábaco pode ser utilizado com alunos do 4° ao 9º ano do ensino fundamental, as atividades passam a envolver também os números racionais decimais, sua leitura e escrita, e a comparação e as operações de adição e subtração com esses números.
Como utilizar:
O professor deverá utilizar o ábaco de acordo com o objetivo que quer alcançar. O ideal é que cada aluno tenha seu ábaco para a realização das atividades, mas é possível trabalhar em duplas ou trios, desde que tenham a oportunidade de manusear o material. As ordens de milhar até as unidades representam números inteiros. A cor das argolas não é relevante, elas tanto podem ser de uma cor só como coloridas. O importante é a posição da argola nos pinos e não sua cor.
A sua utilização se dá de acordo com o valor posicional. Ao colocar uma argola no primeiro pino da direita, ela vale uma unidade. Cada bolinha colocada no segundo pino da direita para a esquerda vale uma dezena; no terceiro pino vale uma centena; no quarto pino vale uma unidade de milhar. O máximo de argolas em cada um dos pinos é nove; quando há mais do que nove é necessário fazer a troca.
Como construir:
É possível fazer um ábaco com uma caixa de ovos e palitos para churrasco, mais simples que os ábacos de madeira. As argolas podem ser botões grandes, ganchos de cortina, macarrão em argola, tampinhas furadas.
Sugestão de atividade:
Entregue um ábaco para cada aluno. Mostre que, para representar o número 64, utilizarmos as argolas no ábaco como representado na figura abaixo. Discuta com eles o que significa cada argola e o valor de cada uma. Pergunte a eles se acham que as argolas têm o mesmo valor quando colocados em pinos diferentes
Peça que os alunos coloquem uma argola no pino da direita do ábaco. Pergunte que número está sendo representado. Peça a eles que adicionem argolas no mesmo pino até o nove, perguntando de uma em uma qual número está sendo representado. Quando chegar ao dez, explique que nesse material não colocamos dez argolas em um pino. Problematize: “ o que pode ser feito para representar o dez, então? ”. Continue contando com eles até o 19 e pergunte o que podem fazer para representar o 20. Dê sequência á atividade até identificar que eles estão começando a compreender a regularidade do material. Problematize colocando o número 99 e perguntando ao grupo o que aconteceria ao colocar mais uma argola no pino das unidades. Deixe-os discutir inicialmente em duplas ou trios antes de conversar com todo grupo. Nesta atividade é importante que os alunos estejam lado a lado, pois a posição do ábaco vista d outro lado altera o número apresentado.