Um pouco da história:
Segundo alguns registros históricos o dominó tem sua originalidade chinesa, por volta de 1900 o dominó tornou-se conhecido, sendo usado segundo pesquisadores para adivinhações.
Alguns estudiosos acreditam que o jogo teria chegado no Brasil, no século XVI, através dos portugueses. E a origem do nome “dominó” vem da expressão latina Domino gratias que significa graças a Deus.
Este jogo é um dos mais utilizados em diversos níveis educacionais devido a inúmeras possibilidades de adequação, ou seja, existem diversos dominós que facilitam a aprendizagem de crianças e adolescentes.
Objetivos:
Conteúdos e séries:
O jogo pode ser aplicado à alunos iniciantes do ensino fundamental, pois é nesta faixa etária que os estes estão desenvolvendo habilidades matemáticas e aprendendo a associar quantidades com números.
Como utilizar:
A pedra de saída deve ser meia dúzia e meia dúzia. Os participantes do jogo devem estar em grupos de 4 pessoas. Cada participante receberá 7 pedras. O próximo a jogar será aquele que estiver à direita do participante que iniciou o jogo. O vencedor será aquele que primeiro encaixar, no dominó, exposto na mesa, todas as suas pedras. Caso haja "fechamento" da partida, o vencedor será aquele que tem a menor quantidade de peças na mão.
Sugestão de atividade:
Professor deve propor aos alunos uma atividade de observação matemática através do dominó. Para esta atividade precisaremos de 4 pessoas para jogarem o dominó e o restante se dividirem em dois grupos, estes farão anotações em um papel, descrevendo os conhecimentos matemáticos que estão presentes no jogo. Ao final o grupo apresentará para a turma as anotações observadas.